quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

vamos começar hoje uma serie de liçoes estrategia no xadrez

Lição 1 - O fiancheto de dama é inferior ao de rei.

                                                                
TRANSCRIÇÃO pelo Professor ERICH GONZALEZ, na cidade de Maracaibo, Estado Zulia, Venezuela. LIÇÕES DO Dr RAFAEL BENSADON EM APONTAMENTOS TOMADOS PELO ALUNO ERNESTO CARRANZA.
Amigos leitores. 
Quero fazer chegar a todos vocês o apontamentos do Sr. Ernesto Carranza das excelentes classes ditadas pelo Professor Dr. Rafael Bensandon. Faço isso sem fins lucrativos. É um texto que li e creio ser muito útil para a aprendizagem do xadrez para aqueles jogadores que conhecem os rudimentos do jogo e pode permitir-lhes elevar seu nível de noviço a um jogador expert.
As classes são amenas e divertidas para que o jogador não se sinta aborrecido. Não tema o leitor o cansaço, o professor ameniza suas classes com anedotas, modismos, ditado e expressões típicas de nosso ambiente.

LIÇÃO 1 - O fiancheto de dama é inferior ao de rei. 

A partida que vamos reproduzir não tem outro objetivo que o de demonstrar, uma vez mais, que o fiancheto de dama é inferior quando se lhe opõe um fiancheto de rei. Foi jogada no campeonato da Rússia (1940), vencido por Lilienthal, empatado com Bondarewsky, com 13,5 pontos de 19 possíveis, o que dá uma idéia de quanto foi encarniçada a luta (Lilienthal é húngaro, nacionalizado russo). 
A esperança estoniana, Keres, chegou em quarto. O Campeão mundial, Botwinnik ficou em sexto e o 19º posto foi ocupado por um mestre da força de Loewenfisch, o que sugere o poderio dos 20 competidores. Estes chegaram a final depois de uma seleção entre meio milhão de enxadristas. É de fazer notar que nos países da antiga Rússia se ensina xadrez aos meninos na escola, como se se tratasse de uma matéria a mais do programa. Daí a enorme difusão deste jogo e os conhecimentos surpreendentes dos jogadores destas nações. 
A prática tem demonstrado que o xadrez é uma técnica e como tal pode ser ensinada do mesmo modo que a medicina, engenharia, arquitetura, etc. É um erro crer que um jogador chega a ser bom porque tem "condições naturais" para este jogo.
Diríamos melhor que esse jogador, à força do estudo e vontade, chegou a aperfeiçoar sua técnica a tal ponto que se destaca entre os demais. 
Porém, vamos a partida, que nos servirá para demonstrar que O FIANCHETO DA DAMA É INFERIOR AO DO REI.

Brancas: Lilienthal 
Negras: Botwinnik 

1.d4 Cf6

  Com Cf6 pode-se jogar logo um fiancheto de Rei, ou um fiancheto de dama, ou d6, ou simplesmente d5. A jogada "usual"(d5) é menos elástica que Cf6 porque com ela entramos diretamente numa "Abertura do peão da dama", sem poder seguir outros caminhos.

2.c4 e6

  O branco continua desenvolvendo uma abertura da dama, com c4, pressiona sobre a casa d5 (que já domina com o cavalo) intentando disputa-la. O negro, com e6, mantém o controle da mesma casa e procura abrir um caminho a seu bispo de rei.

3.Cf3 b6

  Conhecer aberturas não significa reter na memória uma série intermináveis de jogadas para cada variante ou sub-variante, senão que saber manter o equilíbrio da balança, tratando, está claro, de inclinar o prato a seu favor. Depois, no meio-jogo, busca-se as contra-chances. Continuemos a partida: o negro com 3...b6 indica que se decide a jogar um "fiancheto de dama", desenvolvendo seu bispo por b7. Quando um jogador pretenda um fiancheto de dama, o melhor é contestar em seguida com um fiancheto de rei ( Já veremos, mais adiante o por que). Porém, deve-se ter em conta, para isso, que o "peão do rei" esteja em sua casa inicial. Do contrário, existirá uma debilidade na casa f3; debilidade que o adversário pode explorar, já que dá lugar a combinações baseadas nessa debilidade. Nunca devemos esquecer que os peões são os únicos que, uma vez avançados, não podem retroceder e que PEÃO QUE SE MOVE DEIXA UMA OU DUAS CASAS FRACAS.
  Porém, não é possível manter em toda a partida os peões na casa inicial: para ganhar há que arriscar algo e, então, é claro que devemos avançar os peões, mas cuidando sempre das debilidades que vão deixando atrás de si.
O condutor das brancas (Lilienthal), seguindo as regras acima jogou...

4. g3

e a partida continuou assim.

4.g3 Bb7 5.Bg2 Be7 6.0-0 0-0

  Agora vemos claramente porque o fiancheto de rei é melhor do que o fiancheto de dama. Ao produzir-se o roque, o rei branco defende seu bispo de g2, enquanto que o bispo da dama negro está indefeso. Isto pode dar lugar a combinações que veremos mais adiante, baseadas nesta falta de apoio do bispo dama. É claro que se este bispo cai, também cairá imediatamente a torre da dama do negro e isso é, precisamente, o mais grave.
  Poderia-se dizer "porém o negro pode apoiar seu bispo". Está certo mas, para isso, teria de perder um "tempo" levando sua dama a c8. Esta jogada, além de significar perda de um "tempo" precioso, não é recomendável porque a dama, então, deixaria de prestar apoio ao outro bispo e se escravizaria na defesa de seu bispo de b7.
  Com o exposto, já vemos que nesta abertura o equilíbrio da balança foi rompido. Podemos afirmar rotundamente que as brancas estão melhor. Agora é questão de saber fazer valer esta superioridade. Em outras palavras, colocar em jogo esta pequena vantagem.

7.Cc3 Ce4

  O negro trata de forçar a troca de cavalos em e5 para instalar aí seu bispo. O branco, então, deve tratar de evitar isso.

8.Dc2 Cxc3

  Com a dama em c2, ameaçava-se duas vezes o cavalo negro, que estava defendido somente uma vez, o que forçou a troca de cavalos. E aqui já vemos qual é a combinação a que dá motivo o indefeso bispo negro de b7. Suponhamos, por um momento, que não fosse possível ao cavalo negro tomar o peão de "e" dando xeque. Vejamos o que sucederia se o cavalo branco saltasse a g5, ameaçando mate com a dama em h7. O negro estaria obrigado a tomar este cavalo e, então, o bispo do fiancheto capturaria o bispo indefeso das negras, ganhando imediatamente a torre da dama, obtendo, com isso, vantagem material.
  Porém é necessário, previamente, tomar o cavalo do negro e deve fazer-se com a dama para não dobrar peões.

9.Dxc3 d6 10.Dc2

A dama volta a c2 para continuar ameaçando a combinação que já vimos; combinação sumamente apreciável para o negro, que deve pará-la imediatamente e, para isso joga:

10...f5 11.Ce1!?

  E aqui, que Lilienthal nos perdoe, mas não cremos que haja jogado o melhor. Esta classe de posição é típica nestas aberturas e está comprovado que era melhor 11.d5 com o que se ganhava rapidamente. Trazendo o cavalo a e1 se dá a oportunidade ao negro para que obtenha a igualdade jogando Bxb2, depois do que o equilíbrio haveria voltado, pois não existiria a superioridade do fiancheto do rei sobre o outro.
  É possível que Botvinnik necessitasse ganhar este ponto para seu escore, pelo que deixou de procurar empate com Bxb2 e preferiu forçar com

11... Cc6

razão pela qual o fiancheto do rei seguiu se valorizando. Vamos esclarecer que com 11.d5 haveria restado dois caminhos ao negro: tomar o peão da com seu peão do rei ou avançar seu peão do rei. Se se toma o peão, o desastre é imediato porque o branco joga 12.Cd4, impedindo que o negro prossiga tomando o outro peão porque cairia o bispo e a torre, e ameaçando levar o cavalo a e6 para dar o "duplo"na dama e torre negras.
  Se o negro prefere avançar seu peão a e4, seguiria: [11.d5 e5 12.Cxe5 dxe5 13.d6 Bxg2 14.dxe7 Dxe7 15.Rxg2 com melhor jogo para o branco.]

12.d5 exd5

  Esta última captura é forçada, do contrário as negras perdem o peão de "e" (e entra a combinação já explicada) ou o cavalo.

13.cxd5

  Para as brancas era tentadora a jogada 13.Bxd5+. Porém o lance de Lilienthal é muito melhor porque leva um peão ao centro, em d5, o qual dará dois pontos fortes para o branco: e6 e c6, nos quais, mais adiante, pode-se instalar um cavalo.

13...Cb4

  Agora o cavalo negro ameaça a dama e o peão avançado. Onde as brancas devem colocar a dama? Observemos que o bispo da dama do branco (ainda não desenvolvido) não tem nenhum "programa" na diagonal c1-h6 e deduzimos, então, que será melhor desenvolve-lo por fiancheto, pressionando diretamente sobre o roque inimigo. Então, não devemos por a dama em b3. Restam as casas c4 e d2. Descartamos c4 porque depois de 14...a5 (apoiando o cavalo) o negro continuaria 15...Ba6 com conseqüências muito desagradáveis para as brancas. Preferimos, então...

14.Dd2 a5 15.a3 Ca6 16.b4 Bf6

  As negras tratam de se opor ao fiancheto preparado pelo branco, porem observemos a diferença: o bispo dama branco estará em b2 apoiado pela dama. As brancas podem jogar tranqüilamente...

17.Bb2 Dd7

  Para avançar o peão da casa c7 a c6 e apoiar seu bispo da dama.

18.Bxf6 Txf6

  Se o branco pudesse instalar um cavalo em e6, restringiria o jogo negro. Trata-se, então, de levar o cavalo à casa e6...

19.Cd3 a4 20.Tac1

  Tomando a coluna.

20...Df7

  Ameaçando o peão de d5

21.Cf4

  Defendendo o peão de d5.

21...Bc8

  Retirar o bispo a c8 significa que o negro reconhece a inferioridade do fiancheto de dama frente ao fiancheto de rei, que é o que estamos demonstrando nesta lição. Bastaria isso para confirma-lo; porém sigamos com a partida, pois ainda não terminou a forte pressão que exerce o bispo branco de g2. Agora o branco tratará de dobrar as torres na coluna "c" para pressionar o peão de c7 e manter o cavalo preso.

22.Tc3 Bd7 23.Tfc1 h6

  Ao fazer este lance o negro deixa um ponto fraco em g6, que seria magnífico para instalar o cavalo. Impõe-se, então, garantir este ponto.

24.h4 Ta7

  Perdendo tempo.

25.h5 Ta8

  Regressa.

26.Te3 Rh7

  Depois que o cavalo se instalasse em g6 seria muito forte por a torre em e7. Por isso, as brancas levaram a torre para dita coluna, sem apressar-se em jogar Cg6. O negro já está perdido, porém o branco recorda que QUANDO A POSIÇÃO É SUPERIOR NÃO HÁ QUE SE APRESSAR EM ATACAR. A FRUTA MADURA CAI DA ÁRVORE POR SI SÓ.

27.Tcc3 Tb8

  Para sair da ação do bispo branco, porém deixa o cavalo sem apoio e o branco aproveita imediatamente.

28.Dd3 Ta8

  Voltando a pôr-se sob o "fogo" do bispo.

29.Cg6 Txg6

  Este é um sacrifício para se livrar da pressão, mas não resolverá.

30.hxg6+ Rxg6 31.Te6+ Rh7

  Está claro que não se pode 31...Bxe6 porque segue 32.dxe6 atacando a Dama, e então o bispo do fiancheto rei ganha "limpamente" a torre-dama. Uma vez mais se comprova a força deste fianchetto.

32.g4 c5

  Tratando de liberar-se no flanco dama.

33.b5 Cc7 34.gxf5 Cxb5

  Tampouco agora se poderia tomar a torre com o cavalo pelas mesmas razões que já explicamos.

35.f6+ Rg8

  Não se poderia jogar 35...g6 porque a torre branca entraria na 7ª linha, ganhando a dama. Tampouco se podia jogar 35...Dg6 devido a 36.Dxg6+ seguido de 36...Rxg6 37.Tg3+ Rh7 (37...Rh5 38.Bf3+ Rh4 39.Te4+ Bg4 40.Texg4+ Rh5 41.Tf4#) 38.Txg7+]

36.Tc4 Te8

  Por fim sai da diagonal

37.Tg4 g5 38.Txe8+ Bxe8 39.Te4 Rf8

  Não se pode tomar o peão em f6 39...Dxf6 devido a 40.Txe8+ Rf7 41.Dxb5 e o branco fica com uma vantagem ganhadora.

40.Te7 Dg6

  Tampouco agora se pode tomar o peão de f6.

41.Be4 Dh5

  O bispo entra "cortando" por outra diagonal e é ele que decida as últimas ações.

42.Bf3 Dg6 43.Txe8+ Dxe8 (forçado); 44.Dh7 e as negras abandonam.

  A dama branca ameaçava dar mate em g7.Contra isto a única jogada seria: 44...Df7 45.Dxh6+ Rg8 [Se 45...Re8 46.Bh5 ganhando a dama] 46.Bh5 Dd7 (ou qualquer outra); 47.f7+ E é necessário sacrificar a dama negra, perdendo rapidamente.

  CONCLUSÃO:

  Poderíamos trazer muitos outros exemplos para reafirmar a conclusão que chegamos: QUE O FIANCHETO DE DAMA É INFERIOR AO FIANCHETO DE REI. Porém, com a partida exposta há o suficiente para esta lição.
  Para terminar, diremos que não estamos sós ao fazer esta afirmação: o grande campeão do mundo, Dr. Alejandro Alekhine mantinha a mesma opinião, se bem que em seus artigos cuida muito bem em dizer: Por que o gambito da dama é inferior.
  Saudações, amigos enxadristas, e até a próxima lição.

  Prof. Erich González
  e - mail: edgonzal@luz.ve

Nenhum comentário:

Postar um comentário