segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Lição 14 - O cavalo centralizado

                                                                
Amigos leitores desta pagina. Novamente com vocês, com outra lição. Muitíssimo obrigado por seus comentários sobre as mesmas. Sudações e um abraço desde minha pátria Bolivariana, minha querida VENEZUELA.
LIÇÃO 14: O CAVALO CENTRALIZADO 
Vimos, em uma lição passada, o tema da "centralização" das peças, e especialmente o caso da dama. Porém, disse-lhes que era difícil que isto ocorresse porque os jogadores, por instinto ou por táctica, não deixam centralizar a dama. Quando muito, se poderá por a dama no centro, porém temporariamente, o que não tem nenhum valor, pois já dissemos que "centralizar" não quer dizer simplesmente colocar uma peça no centro do tabuleiro e nada mais, mas colocá-la ali de tal maneira que não possa ser desalojada por nenhuma peça contrária. 
Centralizar as peças menores já é mais fácil e, de todas elas, a mais indicada é o cavalo. Una vez que se haja conseguido instalar bem um cavalo, que não possa ser desalojado do centro, pode afirmar-se que há muitas chances de ganhar a partida. Um cavalo que tome uma posição central, como seriam AS CASAS e4, d4, e5 ou d5, e sempre que os peões das colunas adjacentes não possam desalojá-lo dali, é uma peça que dá dores de cabeça ao contrário, que se verá pressionado a trocá-lo por outro cavalo (se possível), ou por um bispo (o que é raro), ou sacrificar qualidade, trocando-o por uma torre. Em tal caso, se perderá a "centralização", porém assim estaria amplamente compensado com a diferença de qualidade e posição. 
Em outras palavras, já se terá obtido ganhos. A POSIÇÃO DE UM CAVALO CENTRALIZADO É MAIS FÁCIL DE CONSEGUIR DO QUE A DAMA PORQUE, GERALMENTE, OS AFICIONADOS NÃO LHE DÃO IMPORTÂNCIA. Pensam: "O cavalo tem saltos muito curtos (apenas de 3 passos) e está longe do rei rocado, de maneira que isso não tem maior importância" e o deixam estar, sem advertir que um cavalo centralizado é uma vantagem muito grande para quem o consegue. 
A partida que hoje veremos foi jogada em 1928 e pertence ao match amistoso que mantiveram Euwe e Bogoljubow, disputando a primazia para medir-se com Alekine pelo campeonato do mundo. Esse match foi ganho por Bogoljubow pela mínima diferença (5. 1/2 pontos a 4. 1/2), porém, nesta partida, Euwe se impôs. Servirá para que possamos compreender a importância de um cavalo centralizado que as brancas conseguem instalar nas primeiras jogadas, dominando, desde essa posição, fortes casas do tabuleiro e terminando por decidir a partida. Compreendemos também que se um mestre da talha de Bogojubow caía nestes erros e "deixava estar" um cavalo centralizado, é fácil que também o jogador menos experto caia em ditos erros.
BRANCAS: MAX EUWE 
NEGRAS: BOGOLJUBOW 

1.d4 d5 2.c4 e6 
As negras, sem meter-se em variantes nebulosas, "entram" diretamente num Gambito de Dama. E já temos no tabuleiro uma vulgar abertura de dama, gambito ortodoxo, ao estilo de 1900.

3.Cc3 Cf6 4.Bg5 
O fato de cravar o cavalo negro de f6 significa lesionar o peão dama negro. Podem-se escolher muitas formas de defesa e uma delas, que se joga regularmente, é:

4...Cbd7 
Porém o que muitos aficionados não sabem é que, ao fazer isto, está sendo sacrificado o peão dama. Há quem o faz "porque já viu fazer", sem saber que isto constitui uma cilada elementar do gambito de dama. Já sei que a maioria de vocês a conhece, porém não é demais ensiná-la. O cavalo negro de f6 está cravado e o peão de d5 atacado duas vezes; quer dizer que as brancas poderiam jogar 5.cxd5 e se 5....exd5 vem Cxd5 e, aqui, parece que as negras perderam um peão, já que o cavalo de f6 está cravado; porém não é assim, já que se joga tranqüilamente 6......Cxd5 e se 7.Bxd8 (creio que não resta outro remédio) contesta-se 7...Bb4+ e, como o rei branco está encerrado, deve-se cobrir o xeque para o que não há nada mais que a dama. Então é forçado 8. Dd2 e segue 8....Bxd2+ 9.Rxd2. Resultado: as negras ganharam um cavalo em troca de um peão e a partida já está decidida. 
Isto foi um simples comentário à margem, porém o fiz porque bem poderia ser que vocês jogassem o movimento tão vulgar 4...Cbd2 e, caso ocorresse ao contrário tomar o peão de d5 negro, poderiam ficar sem saber o que responder. Esta cilada é uma das razões por que muitas vezes lhes diga: convém desenvolver primeiro o cavalo rei, antes do cavalo dama. Com Cf3 não poderia seguir isso porque a 7...Bb4+ cobre-se com o cavalo. Assim, Cf3 É MAIS PREVENTIVO QUE Cc3. Sigamos a partida:

5.e3 Be7 
Descrava. Ao fazer e3, as brancas ameaçavam tomar o peão de d5, já que ao xeque Bb4+ o rei move a e2. Era necessário defendê-lo e, para isso, é bom descravar-se.

6.Cf3 0-0 7.Tc1 
A jogada normal do branco seria desenvolver o bispo rei, porém já sabemos que, enquanto o faça, as negras tomarão o peão do gambito obrigando a retomar e perder um tempo. Por isso retardam o desenvolvimento do bispo rei; para ver se as negras se decidem a tomar o peão. Naturalmente não farão isso.

7...c6 
É boa por várias razões; entre outras, porque esse peão na casa c7 é fraco, já que somente a dama o defende e poderia ser atacado pela torre de c1 e pelo bispo colocado em f4. Além disso, assim apóia o peão de d5, defende a casa b5, corta o caminho da torre branca, defende indiretamente a casa c7 e, mais adiante, quando se tome o peão do gambito e o bispo rei o retome, servirá de trampolim para aproveitar essa má situação do bispo e poder jogar b5, preparando o fiancheto de dama.

8.Bd3 
Daqui, este bispo ataca o ponto h7 e, por tanto, está melhor aqui do que em e2. Até este momento, tudo o jogado é "normal", tão normal que em 17 partidas do match Alekine-Capabranca se chegou a esta mesma posição e poderíamos acrescentar que de 100 partidas que se jogam hoje em dia, 50 têm esta posição. 
O caminho do negro oferece poucas variações. A jogada lógica seria: 8...dxc4 para seguir 9.Bxc4, b5. 10.Bd3, etc. Com o que se obtém uma paridade. Porém Alekhine, sempre que enfrentou Capablanca, fez: 8...a6, conhecida por "Variante Heneberger", que tem seus inconvenientes, porém cuja idéia é ganhar um tempo quando o negro faça 9.....dxc4 10.Bxc4, b5 (já apoiado) 11.Bd3 e em seguida c5! Claro que, como agora o lance pertence ao branco, este se oporá a estes planos. E para isso existe uma regra: EM TODAS AS POSIÇÕES DO GAMBITO DE DAMA. QUANDO AS NEGRAS JOGUEM a6, DEVE-SE TROCAR OS PEÕES CENTRAIS
Os inconvenientes que tem 8....a6 são: que deixa as casas b6 e c4 a disposição do branco, que com um salto de Ca4 as toma imediatamente e isso o demonstrou magistralmente Capablanca. Ou seja, que 8...a6 é uma debilidade; as negras devem esperar ou tomar o peão do gambito. Entretanto, Bogoljubow preferiu a variante Heneberger.

8...a6 9.cxd5
Segue a regra.

9...cxd5? 
As negras podiam retomar o peão branco com três peças: o cavalo ou o peão bispo. A jogada justa era exd5, que é a lógica porque, através do cavalo de d7, abre a diagonal de seu bispo dama, já que seu próprio peão do rei, colocado na terceira casa, é o obstáculo que o bispo dama negro tem para se desenvolver nesta abertura. 
Nesta partida, Bogoljubow tomou com o peão bispo; não porque desconhecesse o que dissemos, mas porque acreditou que seu rival não saberia a reposta exata que deveria dar. Porém, equivocou-se grandemente, como o veremos. Logo observamos que o bispo dama negro segue encerrado, não pode sair nem por fiancheto, nem por sua diagonal natural, devido a que os peões em e6 e b7 cortam seus movimentos. Bogoljubow intentou libertá-lo, porém não conseguiu de forma satisfatória.

10.0-0 b5 
Este avanço, a parte de permitir o desenvolvimento do bispo dama por fiancheto, tem por objetivo dominar duas vezes a casa c4, onde seria muito forte instalar um cavalo.

11.Ce5 
A que se propõe Euwe ao fazer isto, que tem a aparência de uma capivarada? Não é possível crer que não viu a continuação. Observemos que esse cavalo de e5 está defendido pelo peão de d4 e ninguém impede as negras de fazer 11...Cxe5; ao que deve seguir 12. dxe5, ficando as brancas com um peão dobrado na coluna do rei, que será rapidamente atacado com 12..... Cd7. O que Euwe ganha com isto? É inconcebível que não haja previsto uma coisa tão fácil. 
Tranqüilizem-se. Euwe sabia o que via. No momento viu que pressionava o cavalo negro de f6, tirando uma defesa do roque, e o restante veremos muito mais claro dentro de duas jogadas. Por enquanto, se as negras não trocam Cxe5, já se tem um cavalo no centro. (Porém não "centralizado" porque já sabem que centralizado é "intocável" ). E se trocam os cavalos, como ocorreu na partida...

11...Cxe5 12.dxe5 Cd7 13.Bf4! 
Já vão ficando mais claros os planos de Euwe. Não aceitou a troca de bispos, apesar de que o seu é o "mau" e o das negras é "bom", porque necessitava apoiar seu peão dobrado de e5. E agora se pode ver que, ao sair o peão da casa d4, deixou esse ponto para poder colocar ali uma peça, que poderia ser seu cavalo. Está, pois, jogando com a firme idéia de centralizar um cavalo que, caso consiga, estará em d4 perfeitamente instalado, obrigando o contrário (se quer tirá-lo), a trocar por seu bispo "bom", o que será difícil que ocorra porque as negras trataram de chegar ao final com o par de bispos. Por tudo isso, "deixaram estar" ali o cavalo (que não pode ser atacado pelo peão de d5 travado), ficando toda a partida irremovível.

13...Bb7
Ameaça avançar o peão de d5.

14.Ce2! 
Já se vê claro. As brancas buscam a "centralização" do cavalo, ao mesmo tempo em que impedem o avanço do peão de d5 do negro.

14...Db8? 
Evidentemente, esta jogada é fraca porque põe a a dama na diagonal de um bispo contrário. Por outra parte, o peão dobrado não pode ser tomado.

15.Cd4!
E já temos o cavalo centralizado, que é o tema desta lição. Ali permanecerá "intocável" porque, como já dissemos, não pode ser desalijado pelo peão do rei travado e, caso se troque pelo bispo "bom" das negras, o branco sairá ganhando na troca. Além disso, não se pode tomar o peão de e5 dobrado porque a 15......Cxe5 segue Bxh7+, Rxh7 17.Dh5+ e se ganha o cavalo. Também pode vir diretamente 16. Dh5, ameaçando dar mate, pelo qual não é necessário f5, porém isso não é suficiente porque 17.Ce6 é decisivo. 
Começamos a sentir AS VANTAGENS DE UM CAVALO CENTRALIZADO. ESTÁ MUITO LONGE DO REI CONTRÁRIO, PORÉM ATACA E DEFENDE. Desde sua posição, domina importantes casas do campo adversário e mesmo em caso de perigo pode ir a f3, defendendo seu roque. Para dizer mais claro: é ele que ganha a partida.

15...g6
As negras deviam impedir a entrada da dama em h5 e não encontraram melhor recurso que este, evidentemente mau porque PEÃO QUE SE AVANÇA DEIXA UMA OU MAIS CASAS FRACAS. Que neste caso são h6 e f6. As brancas ganham tempo jogando:

16.Bh6
Atacam a torre.

16...Tc8 17.Txc8+ Dxc8 
Aparentemente o negro domina a coluna c1-c8, porém não é bem assim, porque qiase todas as casas, menos a segunda e a quarta, estão tomadas por peças brancas, e essas pouca importância tem nesta luta. As negras podem agora tomar o peão de e5 dobrado; de maneira que é necessário defendê-lo.

18.f4 Cc5 
Ameaça tomar Cxd3, porém a posição do cavalo centralizado é tão forte que permite despreocupar-se por estas trocas. Há outros objetivos mais importantes: tomar a casa f5, que neste caso é a casa crítica. Por isso há que levar mais peões ao ataque.

19.g4 Cxd3 20.Dxd3 Dc4 
Não haveria sido bom 20...Bc5 devido a 21.Tc1 cravando o bispo. Bogoljubow trata de trocar as damas para buscar um final onde possa fazer valer seu par de bispos. Todavia, não crê nas moléstias de um cavalo centralizado. Não há razão para trocar as damas, pelo que Euwe responde:

21.Dd2 
Vemos que se permite a entrada do bispo negro em b4 e que entrega o peão de a2; porém tudo isto pode ser feito porque f5 romperá o flanco rei das negras e valorizará suas peças.

21...Bb4 22.Df2 
Até nisto vemos a ação do cavalo centralizado: corta as entrada da dama rival, ajuda a fazer f5 e está perfeitamente instalado, já que não há peões laterais que possam atrapalhá-lo. Ademais, faz o centro semi-fechado, desvalorizando os bispos contrários, pois o que está em b7 não faz nada e o outro trabalha muito pouco.

22...Dd3 23.f5! 
Contra tudo e apesar de tudo, as brancas jogam o peão a f5. Há três defensores contra quatro atacantes; de maneira que se pode fazer. Seria mau para as negras trocar ali os peões porque em seguida há um xeque de dama em g3 e logo mate em g7.

23...De4 
Ameaça dois peões.

24.Dg3
Seria mau fazer 24.fxe6 devido a 24...Dxg4+ e logo 25.Rh1 De4+ etc.., desaparecendo todo o perigo. Melhor é defender tudo e reservar-se as ameaças. NO XADREZ HÁ QUE IMOBILIZAR O OPONENTE ENQUANTO SE POSSA. 

24...exf5 25.gxf5 Bf8 
Há que fazer uma jogada indiferente, e as negras preferem buscar a troca de bispos. O branco não se faz de rogado.

26.Bxf8 
Com que peça se tomará este bispo? Descartado o rei, porque se coloca na mesma coluna onde há uma torre contrária (seguiria fxg6, etc..,) resta somente.

26...Txf8 27.f6! 
Observemos que se o peão de 'd5' negro desaparecesse ou se avançasse o mesmo, já estaria "montada a máquina" e as negras dariam mate rapidamente. Portanto o cavalo centralizado tem agora a tarefa de impedir esse avanço, por cuja razão não deve mover-se de onde está. 
As brancas encontraram que a melhor continuação era 27.f6 ameaçando 28.Dh3 e ainda Dxe5, entra rapidamente 29.Dh6, para dar mate inevitável em g7. E se não toma o peão de e5, seguiria algo assim como 29.e6, etc.

27...h5 
Para evitar a entrada da dama branca, as negras apelam a este recurso, que já não é suficiente. Para os amantes dos "brilhantismos", lhes direi que esta partida se poderia ganhar com 28.e6 e se fxe6 29.Cf5 e não se pode Txf6, devido a 30.Db8+ e em todas as variantes se ganha. Porém é mais seguro 28.Dg5 (que é o que fez Euwe) porque ameaçam Dh6 e mate em g7.

28.Dg5 Dg4+ 
Ante o inevitável desastre, as negras buscaram a troca de damas, que indubitavelmente também Euwe o previu.

29.Dxg4 hxg4 30.e6 
Vemos que tudo vai ser reduzido a um final em que o branco tem dois peões avançados. Até aqui, o cavalo branco fez tão só três movimentos e é o que ganhou a partida. Tanto é assim que ele imobilizou o bispo das negras, colaborou em todos os ataques e combinações e, agora, está valorizando seus peões avançados, porque a 30....fxe6 vem 31.Cxe6 e se a torre vai a qualquer casa da primeira linha segue 32.f7+ e em seguida f8= D, Txf8 e Cxf8, ganhando o final. Porém se depois de 30.....fxe6 31.Cxe6, a torre vai à segunda linha Tf7, o cavalo salta 32.Cd8 (duplo) Td7 33.f7+ Rf8 e Ce6+ entrando a dama. Pelo que foi, dito não se pode fazer 30....fxe6.

30...Rh7 31.e7 Te8
É a única possível. Observemos que agora as peças negras estão imóveis. O rei no encerrado, a torre impedindo a entrada do peão e o bispo sem nenhum programa. Poderia ir a c8, porém o branco termina por cortar-lhe essa probabilidade com:

32.Tc1 Rh6
Espera.

33.Ce6 
E as negras abandonam. As negras estavam irremediavelmente perdidas. se 33...fxe6 34.f7 e entra a dama. E se não tomam o cavalo, seguiria 34.Cc7, tirando a torre de onde se encontra, o que se aproveitará para entrar com a dama e ganhar. 
COMENTÁRIO: O cavalo centralizado fez somente quatro movimentos (3.Cc3; 14.Ce2; Cd4 e 33.Ce6), e é o que ganhou a partida. Isso quer dizer que: "A UM CAVALO CENTRALIZADO HÁ QUE VIGIA-LO MUITO E NÃO É POSSÍVEL "DEIXÁ-LO ESTAR". Do contrário, se o deixamos centralizar, damos a oportunidade a que se produza essa lição de jogo que acabamos de ver. 
Bom, amigos leitores, não é necessário acrescentar nada mais para compreender sua enorme importância. Até a próxima lição.
Prof. Erich González 
E-mail: edgonzal@luz.ve
TRANSCRIÇÃO Pelo Professor ERICH GONZALEZ, na Cidade de Maracaibo, Estado Zulia, Venezuela, das LIÇÕES DO Dr RAFAEL BENSADÓN, EM APONTAMENTOS TOMADOS PELO ALUNO ERNESTO CARRANZA. 
(Tradução: Anderson de Jesus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário