quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Garoto de apenas 9 anos conquista título de mestre de xadrez nos EUA


Samuel Sevian

Um garoto de 9 anos se tornou o mais jovem mestre de xadrez da história nos Estados Unidos da América, superando por apenas alguns dias o recorde anterior.
Samuel Sevian, que nasceu em Santa Clara, na Califórnia, recebeu o título em 11 de dezembro de 2010, após uma partida de xadrez disputada em San Francisco. Na ocasião, ele alcancou o rating de 2.201 pontos, o suficiente para a Federação de Xadrez dos EUA qualificá-lo como mestre nacional.
Com essa condecoração, Samuel supera o até então mais jovem mestre enxadrista americano, Nicholas Nip, que em 2008 recebera o título quando era apenas 11 dias mais velho que Samuel Sevian.
"Expert"
Não é o primeiro recorde quebrado por Samuel, que aos oito anos de idade, foi o mais jovem americano a alcançar o nível de "expert" em xadrez nos Estados Unidos.
Segundo o jornal San Jose Mercury News, o menino, que completará dez anos de idade em 26 de dezembro de 2010, passa pelo menos duas horas por dia estudando xadrez. Ele joga contra seu pai, Armen Sevian, 37, e pratica via internet com seu técnico, o mestre internacional Andranik Matikozyan.
O técnico disse ao jornal que conheceu Samuel há três anos. "Quando o vi jogar, fiquei maravilhado. Pensei, 'esse menino é muito talentoso'".

Nenhum comentário:

Postar um comentário