quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Engenheiro cria jogo de Xadrez Computadorizado em tamanho "Humano" com peças lego

Tabuleiro robotizado de xadrez de lego - tamanho humano
O programador de computadores, Steve Hassenplug, é um antigo desenvolvedor de Lego robotizado. Procurando algo maior e mais ousado em sua vida, decidiu construir um gigantesco tabuleiro. Apesar de se tratar de uma tecnologia de ponta, diz respeito a um jogo milenar: ele construiu um tabuleiro de Xadrez em tamanho humano. A idéia dele, como alguns já podem ter adivinhado, veio do filme Harry Potter. Quando Steve assistia com os filhos o segundo filme da série de sucesso mundial, Harry Potter e a Câmara Secreta, onde os bruxos jogam um xadrez onde as peças eram do tamanho deles, que montavam nas referidas peças. Daí foi tirada a inspiração para levar a ideia ao mundo real. Com a ajuda de três amigos programadores, Steve começou o projeto. Em uma esperta jogada, decidiram montar o grande tabuleiro com peças de lego. Isso não apenas tornou muito simples o mecanismo básico, como lhes proporcionou o patrocínio da Lego. E não foi pouca coisa: o projeto levou um ano para ser concluído e teve um custo estimado de 30 mil dólares. As peças robotizadas são todas alimentadas por um potente motor elétrico. Dois diferenciais do jogo: Primeiro, é um software avançado que reconhece o comando e o transmite para a peça quase imediatamente, dando dinamicidade ao Xadrez gigante. Além disso, o movimento das peças não é restrito à caminhada sobre o tabuleiro. O rei e a dama apontam seus cetros para frente quando se movem, a torre dispara uma “bala de canhão”, o cavalo empina as patas dianteiras, por exemplo. Criado há mais de mil anos, na Idade Média, o Xadrez enfim adaptou-se à era tecnológica. Agora, parece estar pronto para ser um jogo clássico por mais um milênio.
Ao contrário do xadrez épico mostrado no primeiro filme de Harry Potter, as peças não irão destruir umas às outras quando se movem para capturar o adversário, mas algumas peças, como os cavalos e os reis, têm características singulares ao se deslocarem. E do ponto de vista da robótica a forma como cada peça faz o caminho para de acordo com a jogada movimento e em seguida, retorna rapidamente à sua posição prévia é bastante surpreendente.
Os movimentos são coordenados por um laptop touchscreen que se comunica com as peças por Bluetooth. Além disso o sistema é capaz de realizar partidas entre computador vs. computador, humano vs. humano ou humano vs. computador. Mas, considerando sua habilidade e sorte contra o programa de xadrez pré-instalado em seu computador, talvez você deva apenas assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário