sábado, 5 de fevereiro de 2011

Lição 8 - O peão do bispo rei dobrado

O peão do bispo rei dobrado e suas debilidades 
Minhas saudações, amigos leitores. Uma vez mais com vocês e uma nova lição para que melhorem seu jogo. Muitíssimo obrigado por suas opiniões a respeito. 

LIÇÃO 8 - COMO EXPLORAR O PEÃO DO BISPO REI DOBRADO. 
Vimos em uma das lições passadas o caso do peão do bispo dama dobrado. Hoje veremos o caso do peão do bispo rei dobrado. 
Desde já, diremos que a coisa é muito mais grave. Qual é a razão? Quando se dobra o peão do bispo dama, quase nunca se terá feito o roque grande, que é menos praticado, e então é raro que o rei esteja no flanco dama. 
Por outro lado, quando se dobra o peão do bispo rei e não se fez o roque curto, é quase seguro que devemos renunciar a ele; e se o rei já está rocado nesse flanco, a coisa é muito pior. Todavia, diremos que a dobrada do peão do bispo rei é ainda mais grave quando se produz em uma abertura de peão rei, porque o mencionado peão rei terá sido avançado à quarta casa e resulta difícil formar o quadrado de que falamos na lição anterior. 
Quando a dobrada do peão do bispo rei se produz em uma abertura de peão dama, apesar de ser grave, não o é tanto porque sempre há contra-chances: podem formar-se os peões "em quadro". Porém, quando o peão do rei avançou à sua quarta casa, deixou de controlar a casa quatro bispo rei e se produz a dobrada de peões de que falamos.
SE UM CAVALO SE INSTALA DIANTE DO PEÃO DOBRADO, QUASE NUNCA SE PODE DESALOJÁ-LO, E ISTO É DECISIVO. Pode-se afirmar que a partida está cerca de 90% perdida e com maior razão quando a dama, uma torre ou os bispos podem "entrar" no flanco rei e "assaltar" o roque curto. Por isso, como dizíamos antes, no flanco dama há mais defesa do que no flanco rei.
Vejamos: se se produz a dobrada de peões na coluna do bispo dama, fica muito fraco o peão da torre dama e a casa a3 fica sem controle, porém isso não é muito perigoso porque nosso rei dificilmente estará por "esses lados". 
Pelo contrário, ao se produzir a dobrada do peão do bispo rei, também fica fraco o peão da torre rei e as casas adjacentes ao roque curto, e isto é muito importante, dado que em seguida pode-se tramar uma combinação direta sobre nosso rei e a partida termina por mate. Por isso, devemos evitar que nos dobrem peões na coluna do bispo rei. Se isto acontecer e se um cavalo se situar na casa f5, o jogo estará praticamente decidido. 
A partida que transcrevemos foi jogada no Torneio de Ransgate e nos servirá para ver como se explora a debilidade do peão do bispo rei dobrado, ao mesmo tempo que servirá para nos dar algumas idéias sobre a "abertura simétrica".
Abertura de los Quatro Cavalos (Simétrica) 
BRANCAS: MAROCZY 
NEGRAS: YATES 
1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Cc3 Cf6 
Já temos caracterizada a Abertura dos Quatro Cavalos. É interessante pela simetria que se estabelece sobre o tabuleiro. A única vantagem que o branco conserva é a do início do jogo.

4.Bb5
A melhor.

4...Bb4 5.0-0 0-0 6.d3 d6 
Até agora, o negro respondeu com os mesmos movimentos do branco. Entretanto, A SIMETRIA SÓ PODE SEGUIR ATÉ UM CERTO MOMENTO, DADO QUE SE O BRANCO CHEGASSE A DAR MATE, O NEGRO FICARIA IMPOSSIBILITADO DE DAR O SEU. Haverá pois, que se desviar da simetria. O melhor lance que o branco tem agora é 7.Bg5, porém Maroczy quer romper a simetria, já que seu rival parece aferrado a ela.

7.Ce2 
Para romper simetria. Vamos analisar um pouco a simetria. Dizíamos que a simetria só pode ser mantida até um certo momento, e o demonstraremos. Se as brancas jogam: 7.Bg5 seguiria 7...Bg4 8.Cd5 Cd4 9.Cxb4 Cxb5 10.Cd5 Cd4 11.Dd2 entregando uma peça, porque se 11...Bxf3 o branco pode jogar 12.Bxf6. É melhor para o negro não tomar o bispo, senão que responder simetricamente. 12...Dd7 a que seguiria 13.Dg5 ameaçando mate direto, podendo o negro responder de duas maneiras, uma das quais seria: 13...Dg4 (simétrica). (Se responde desta outra maneira 13...g6 14.Dh6 e o mate em g7 não pode ser evitado) 14.Ce7+ Rh8 e 15.Bxg7#; Em caso de 12...gxf6 13.Dh6 e não se pode evitar a perda da dama para evitar o mate 13...Bg4 14.Cxf6+ Dxf6 15.Dxf6; Ou 12.gxf3 12...Cxf3+ duplo no rei e dama].
Com esta análise, fica demonstrado o que dizíamos: que a simetria não pode se prolongar indefinidamente, dado que chegará um momento em que o branco dará mate e o negro fica sem tempo para dar o seu. O TEMPO DE VANTAGEM NA ABERTURA É VITAL. Este foi um comentário à margem, já que se apresentou a oportunidade de falar da abertura simétrica. Porém continuemos com a partida.

7...Ce7 
Continua simétrico.

8.Cg3 c6 9.Ba4 Cg6 10.c3 Ba5 
E estamos outra vez em uma posição simétrica. Porém é a última vez que se produzirá.

11.d4 Be6 
Poderia ainda imitá-lo porém prefere romper a simetria.

12.Bb3 Bxb3? 
Até agora, a simetria deu bom resultado ao negro. Tem suas peças bem desenvolvidas e saiu da abertura sem gastar tempo no relógio; não teve que pensar muito, seguiu os mesmos planos do adversário. 
Entretanto, ao trocar Bxb3 cometeu um erro, pois trocou seu bispo "bom" pelo bispo "mau" do branco. Observemos: os peões do rei estão fixos no centro e, ainda que sejam trocados, ali ficariam longo tempo, o que fará "bom" o bispo dama do branco e reduzirá a mobilidade do bispo que resta ao negro. Com que peça se deve tomar este bispo? Recordemos que QUANDO NÃO HÁ UMA RAZÃO IMPORTANTE, NÃO HÁ PORQUE DOBRAR OS PEÕES. Ademais, ao tomar com a dama, se ameaça o peão da casa b7, ganhando um tempo.

13.Dxb3 Bb6! 
As negras defendem indiretamente seu peão de b7 e tomam uma diagonal em cujo extremo está colocado o rei branco. Portanto este movimento é muito bom.

14.dxe5 dxe5 15.Bg5! 
Crava o cavalo. Onde deve ser colocada a dama negra?

15...De7 
Se 15...Dd6 16.Tad1; se 15...Dc7 16.Bxf6 gxf6 dobrando um peão na coluna bispo rei. E aqui vem o que dizíamos no início. Se o branco instala logo um cavalo em f5, a partida está quase ganha.

16.Tad1 Tad8 
Disputa a coluna.

17.Ch5 
Esta jogada é lógica: se o cavalo negro de f6 está cravado, trata-se de trazer outra peça que pressione esse cavalo. Porém há que ter visto muito para fazer isso: com as réplicas que darão as negras, perde-se um peão sem compensação. Maroczy o tinha previsto depois de uma séria análise e o faz porque viu mais além.

17...Txd1 18.Txd1 Bxf2+ 
A combinação que dizíamos deu seu fruto.

19.Rf1 
Se 19.Rxf2 segue 19...Cxe4+ 20.Rf1 e logo 20...Cxg5 ganhando dois dos peões e com forte "ataque" das negras.

19...Bb6 20.Bxf6! 
Foi melhor tomar com o bispo, pelo que explicamos: convém conservar os cavalos para instalá-los logo diante do peão dobrado.

20...gxf6 21.Td7 Dc5
 Não se pode tomar a torre 21...Dxd7 por 22.Cxf6+ duplo no rei e na dama. Entretanto, a partida não está decidida e o negro ameaça com a máquina. Em uma das lições anteriores dissemos que A MÁQUINA, AINDA QUE SEJA UMA JOGADA SIMPLES, É FORTE, PORQUE OBRIGA AO CONTRÁRIO A SE DEFENDER. Sabemos que a máquina sempre ameaça dois xeques; na sétima e oitava casas. Neste caso, o cavalo de f3 defende o xeque em g1, resta por defender somente a ameaça de mate em f2.

22.Dc2 
Defende. Neste momento não é bom para as brancas 22.Cxf6+ porque segue 22...Rg7 23.Cg4 h5 e se perde uma peça; Tampouco é bom 22.Cxf6+ Rg7 23.Ce8+ Rh8 e fica latente a ameaça da máquina, estando as peças brancas esparramadas.

22...Cf4 
Trata de trocar os cavalos.

23.Cxf4 exf4 
Ficou dobrado outro peão negro na coluna bispo rei. E não existe nenhuma possibilidade de formá-los "em quadro". Se contamos os peões que há sobre o tabuleiro, teremos 7 peões para o negro e 6 peões para o branco. Entretanto, ainda que pareça um paradoxo, afirmamos que o branco "tem um peão a mais" A razão está em que os peões dobrados do negro na coluna bispo rei equivalem a um. Outra observação: estamos a um passo de que se produza a situação que preconizávamos no começo: O cavalo pode saltar a h4 e dali a f5, com o que definirá a partida.

24.De2 Td8 
Esta é uma pequena armadilha.

25.Txd8+ 
Se 25.Txb7 Td1+ 26.Dxd1 Df2#

25...Bxd8 
Desarmou-se a máquina.

26.Ch4! 
Em marcha.

26...Dg5 
Este lance tem o objetivo de impedir um xeque da dama branca em g4. Se as negras voltam a montar a máquina 26...Bb6 segue 27.Dg4+ Rf8 (27...Rh8 28.Dc8+ Rg7 29.Cf5+ Rg6 30.Dg8+ Rh5 31.Dxh7+ Rg5 32.Dg7+ Rh5 33.Dh6+ Rg4 34.Dh4#) 28.Dc8+ A) se 28...Rg7 29.Cf5+ Rg6 30.Dg8+ Rh5 31.Dxf7+ Rg5 (31...Rg4 32.Dg7+ Rh5 33.Dh6+ Rg4 34.Dh4#) 32.Dg7+ Rh5 33.Dh6+ Rg4 34.Dh4#; B) 28...Re7 29.Cf5+ etc.

27.Cf5! 
Já está o cavalo na posição ideal. Para as negras, a situação é grave. O cavalo não pode ser desalojado ( a menos que se sacrifique a dama, o que seria um desatino). Observemos que o único bispo negro corre por casas negras, não proporcionando nem o recurso de trocar o bispo pelo cavalo. Neste momento, pode-se assegurar que o negro está perdido. Como não sabe o que fazer, na iminência do desastre, trata de trocar as damas, e prepara com:

27...h5 28.Dd2 
Ameaça o bispo.

28...Bb6 29.h4 
E as negras abandonam. Com esta simples jogada 29.h4, as brancas definem a partida. E sobram casas para a dama branca. Dado que o bispo deixou de controlar a casa e7 e pela colocação privilegiada do cavalo branco, a dama negra não pode ir nem a g6 devido a Ce7+ duplo, nem a g4 porque Ch6+ também com duplo no rei e dama. Jogada simples e decisiva. 
Esta partida é um exemplo prático de como se deve utilizar uma casa forte em f5 e de como se explora o peão dobrado na coluna bispo rei. 
Bom, amigos leitores desta página, creio que não é necessário acrescentar mais nada. Espero que esta lição sirva muito em vossa aprendizagem do xadrez. É meu objetivo e minha maior satisfação, em nome desse grande professor, Dr. Rafael Bensadón e de seu excelente aluno Ernesto Carranza. Até a próxima lição.
Profesor. Erich González 
E - mail: edgonzal@luz.ve 
TRANSCRIÇÃO Pelo Profesor ERICH GONZALEZ, na Cidade de Maracaibo, Estado Zulia, Venezuela, das LIÇÕES DO Dr RAFAEL BENSADÓN, EM APONTAMENTOS TOMADOS PELO ALUNO ERNESTO CARRANZA. 
(Tradução: Elias Muniz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário