quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Copa do mundo Fide Tbilisi 2017, Vassily Ivanchuk Terceira idade no xadrez, supreendendo!




Muitos estudiosos do xadrez, falam que quanto mais velhos mais o seu poder de raciocínio lógico, memória, paciência, concentração diminuí e não tem condições de um jogador jovem, mais a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP aqui no Brasil, Universidade Harvard, Universidade de Oxford, e muitas outras Universidades pelo mundo tem mostrado que isso não é verdade, estudos tem mostrado resultado muito diferente.

“O Xadrez é hoje o segundo esporte mais praticado no mundo, fascinando milhões de pessoas em diversas partes do planeta. A utilidade do Xadrez se expande para as mais diversas áreas do conhecimento, dentre elas a matemática, a computação, a administração e até no desenvolvimento de outras modalidades esportivas, o que contribui para uma boa saúde. O Xadrez também está sendo usado como terapia ocupacional para adultos e pessoas da terceira idade’.


“Quando a pessoa joga o Xadrez, está desenvolvendo a coordenação motora estática, levando o indivíduo a se concentrar, conseguindo um estado de relaxamento das estruturas cerebrais, ao mesmo tempo estará estimulando as áreas mentais que ajudam no desenvolvimento da memória, a paciência, o autocontrole, a criatividade, raciocínio lógico, espírito de decisão, entre outros, que são componentes essenciais à nossa qualidade de vida... O Xadrez, por sua natureza esportiva, cientifica e cultural, é um importante recurso que reúne em uma única atividade, componentes educativos importantíssimos, como concentração, atenção, entre outros, que esta contribuindo para a qualidade de vida do idoso”.

Bem temos prova disso aqui mesmo em nossa cidade com nosso finado lendário jogador de terceira idade Neri Silveira que quanto mais velho ele ficava mais o fino do xadrez ele jogava. 

Sabendo disso quero falar desse jogador que esta chegando a terceira idade e esta jogando o fino do xadrez na Copa do mundo Fide. 

O supreendente Vassily Mykhaylovych Ivanchuk!

Conhecido no xadrez como Ivanchuk, Nascido em 18 de março de 1969 (48 anos) Kopychyntsi, Ucrânia,  é um GM enxadrista ucraniano, considerado um dos melhores jogadores do esporte, tendo figurado na primeiras posições do rating FIDE. 

Um dos jogadores de maior destaque desde 1988, Ivanchuk já foi ranqueado por três vezes como múmero 2 (Julho 1991, Julho 1992 e Outubro 2007). Uma variação no nível do seu jogo fez com que fosse o trigésimo do ranking, em julho de 2009, antes que voltasse a figurar entre os melhores.

Ivanchuk já ganhou Linares, Wijk aan Zee, Memorial de Tal, Gibraltar Masters e M-Tel Masters. Ivanchuk também foi o ganhador do mundial de xadrez blitz de 2007, do torneio de xadrez rápido de Melody Amber, em 1992, e compartilhou o primeiro lugar em um evento combinado (xadrez às cegas e rápido), em 2010.

Em 2011, lhe foi outorgado a Ordem do Principe Yaroslav, o sábio, de IV grau.

Em 2016 não participou na Olimpíada em Baku e preferiu jogar um aberto de damas na Polônia. No final do ano se tornou campeão mundial de xadrez rápido, no Catar. 

Ele vem surpreendendo a todos passado nas fases da copa do mundo Fide, na primeira fase ganhou do GM Kazhgaleyev, Murtas 2570 empatou as duas primeiras e ganhou as duas ultimas se classificando pra segunda fase, na segunda fase pegou GM Duda, Jan Krysztof 2698, depois de cinco empates ganhou no sexto jogo rápido, na terceira fase pegou o GM Kramnik, Vladimir 2803, que empatou na primeiro jogo e ganhou no segundo se classificando para as oitavas de finais, na oitavas de finais jogou com forte GM Giri, Anish 2777 e logo na primeira partida ganhou e empatou na segunda e se classificando para as quartas de finais da copa do mundo Fide 2017. Esse jogador da terceira idade vem surpreendendo as todos no mundo do xadrez, pela sua idade jogando um xadrez de alto nível, sera que ele vai ser campeão!? vamos ver os próximos capítulos dessa copa do mundo e descobrir se ele sera o campeão, uma coisa eu sei, que na terceira idade esse experiente jogador ainda tem muito xadrez pra mostrar! 







Nas Oitavas de finais no segundo jogo: Vassily Ivanchuk, Levon Aronian e Ding Liren eliminaram seus adversários e estão nas quartas de finais, amanhã terá a definição das ultimas 5 vagas para as quartas de finais no Tie-Breaks.

Os jogos Tie Break começam às 3 da manhã em horário local em 14 de setembro de 2017.

Localização: Hualing Hotel, Tbilisi, Geórgia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário