sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Analise da partida entre GM Aronian vs GM Ivanchuk, Copa do mundo Fide 2017!

GM Aronian, Levon 2802 vs GM Ivanchuk, Vassily 2727

O GM Aronian, Levon 2802, armênio jogou uma abertura inglesa, mais precisamente variante A13 no lance 3.... dxc4 das pretas é apenas a terceira variante desta defesa, na minha analise é ruim para o preto em vários aspectos, da espaço ao bispo branco das casas brancas, deixando a diagonal branca muito forte cria um problema na ala da dama e enfraquece o meio jogo das prestas, isso mesmo meus amigos, tudo isso só em só lance, mais como o GM Ivanchuk, Vassily 2727, gosta de contraria as aberturas e defesas ele sempre joga variantes polemicas as vezes da certo, mais as vezes da errado, e se você esta jogando com excelente jogador do outro lado, é difícil segurar o plano de jogo das brancas. 

Outro lance que me chamou atenção na defesa do GM Ivanchuk, foi no lance 5... b5, neste momento esse lance é muito critico, é uma das variantes principais da linha que as pretas propus no jogo, mais fica em uma situação delicada, o computador aqui da 19,1% de vitorias pra brancas, esse lance só acrescentou a pressão na diagonal do bispo branco. lembrando que essa porcentagem que o computador da é de espaço de jogo das brancas, no caso espaço posicional.

No lance 10... das prestas, c5 á principio não si ver nada demais, mais é outro lance critico pois as prestas ainda tem duas peças menores na ala do rei impedindo as prestas de fazer rock, aqui esta um dos resultados do que as pretas propus no jogo, agora vimos que tem várias situações desconfortáveis para pretas, neste exato momento vimos que as pretas não tem plano de jogo definido. 

As pretas só vem tirar as peças menores da ala do rei no lance 16, mostrando de cara uma perca de tempo das pretas, gerando um desconforto muito grande no lance seguinte das brancas 17. De2+ pois as pretas esta com rei exporto e essa situação fica muito delicada neste momento da partida pois as pretas não tem mais plano de jogo, o pensamento das pretas agora é tira o Rei preto dessa situação desagradável desse cheque. 

Mesmo em uma situação adversa das pretas no lance 22.Cd2 depois deste lance das brancas as pretas poderiam jogar f5 criaria um tempo pra tentar salvar o jogo. mais acabou fazendo outro lance 22... Rg8 possibilitando com isso o cavalo das peças brancas jogar em uma situação mais confortável e desagradável para as pretas.

Depois do lance 23. Ce4 Df8 24. d6, o GM Ivanchuk, Vassily 2727 ver que nessa situação não da mais pra jogar e desisti da partida, pois espaço, tempo de jogo estão bastante comprometidos. aprendemos nesta analise de hoje, que é muito importante desenvolver as peças menores da ala do Rei na linha da inglesa variante A13. pois a proposta desta linha inglesa é desenvolver as peças.

Veja os outros resultados das quartas de finais:






Nenhum comentário:

Postar um comentário