sábado, 22 de novembro de 2014

Sofrer ou pegar em armas?


"D6 ou não d6", twittou Teimour Radjabov assim que a posição crítica depois de Black 15ª movimento surgiu. Ele acrescentou um smiley e um aviso: "E eu não vou fingir que eu sei Shakespeare melhor do que ninguém."

O grande mestre entendido a situaion perfeitamente (independentemente da possível ajuda de motores de computador). O avanço d-peão iria perturbar a harmonia de peças pretas, enquanto que a hesitação de Branco permitiria Preto um jogo relativamente fácil. Anand certamente também sabia disso, mas provavelmente decidiu empurrar o peão em circunstâncias mais favoráveis, ganhando um tempo atacando o h6-peão. No entanto, ele subestimou forte resposta de preto, o que causou uma primeira cascata de trocas.

No jogo seguinte o Campeão do Mundo, basicamente, tinha que encontrar um único movimento exato - 19 ... BD4! Magnus pensou sobre ele por mais de meia hora, mas depois que o jogo tornou-se rapidamente drawish. Talvez se Anand jogou um pouco mais forte entre os movimentos 24 e 26, que duraria 42 movimentos, em vez de 32, mas a avaliação permaneceria a mesma. Assim, Carlsen venceu o duelo de abertura, trazendo de volta o Gruenfeld, e fez mais um passo para a defesa bem sucedida do título. Agora, ele só precisa fazer dois passos curtos, ou um longo.

"Bem, isso foi divertido, não foi", twittou Magnus depois de um empate sem graça no nono game. Obviamente, o campeão não estava feliz com a falta de tensão em seu jogo de Branco, e usou a sua ferramenta de carregamento padrão - jogando basquete. Foi o basquete ou qualquer outra coisa, mas funcionou - ele olhou fresco e energético antes do jogo, e não estava dormindo como um par de dias atrás. Escolha de abertura de Carlsen também demonstraram que ele está pronto para lutar. Anand, por outro lado, teve o cuidado e até mesmo hesitante, e jogou com muita segurança, por conseguinte, o índio tem apenas uma pequena vantagem que evaporou rapidamente.

O sete vezes campeão russo Peter Svidler compartilhou seus pensamentos sobre o jogo:

"Infelizmente, eles não vão para a minha linha pet em Gruenfeld, então eu estava pouco inseguro sobre as ordens de movimento correto e outras coisas. Eu jogo 7 ... а6 e não jogou 7 ... Ca6 por um bom tempo, então meu conhecimento livro é um pouco desatualizado. No entanto, nós discutimos a abertura com Ian Nepomniachtchi, que também analisaram-lo em casa e com o computador. Carlsen mostrou uma nova idéia interessante ... Bxe4 15, que pode ser criticamente testado apenas por 16.d6 em vez de 16.Qс1. Provavelmente eles ou perdida ou subestimou as tendências de desenho após forte resposta de Preto 16 ... Df6!

Mais tarde parecia Vishy teve alguma pressão microscópico, mas a menor imprecisão de White, eo jogo tornou-se imediatamente morto mesmo. Estávamos um pouco surpreendido por 24.Rd2 - em primeiro lugar, pode-se até mesmo jogar 24.а3, mas o mais forte é 24.Rfe1 - o а2-peão não é tão crucial, para que possamos pedir preto um par de questões concretas primeiro . Sim, depois de 24 ... A vantagem do Nc6 Branco não é fácil de provar, mas sem o e-arquivo torna-se simplesmente impossível. Quando Vishy percebesse, ele rapidamente forçou um empate, caso contrário Branco pode acabar sendo pior. Claro, houve 26.g3, evitando 26 ... Be5, mas é difícil de acreditar Branco pode espremer em nada disso. "

"Queria ser mais esperto que Carlsen Anand, selecionando o Gruenfeld em vez de Gambit da rainha?"

"Eu não sinto que foi uma surpresa para Vishy. No entanto, mais tarde ele foi para uma continuação menos promissor, especialmente considerando a situação jogo. Após 16.d6 a posição se tornaria muito mais complicado e, atualmente, os mais peças no tabuleiro, o melhor para Anand ".

"O que devemos esperar dos jogos restantes?"

"Acho que o décimo primeiro jogo será semelhante ao nono: Magnus testa Vishy na abertura, e se não der certo, faz um sorteio relativamente rápido. Francamente falando, com exceção do terceiro jogo, quando Magnus sofria de um vazamento de abertura gigante, ele não está sendo particularmente desafiados como Black. A jogada da rainha rainha indiana e parece em ordem, e o retorno do Gruenfeld também funcionou bem. Todas essas aberturas são bem preparado por Magnus, e deve ajudá-lo a realizar no último jogo. "

"Você acha que Vishy vai correr riscos no jogo décimo primeiro?"

"Isso é mais difícil de prever. No entanto, Magnus tem um repertório tão sólida que eu simplesmente não entendo como obter uma posição nítida contra ele. Pode-se tentar o Najdorf, mas há uma desagradável cheque 3.Bb5 +. Após 2 ... е6 Branca 3.g3 seguido por с2-с4, que foi mostrado no sexto game, e preto não pode fazer nada ativa. Magnus não está indo para um ataque total, você sabe! É curioso que Vishy pensa sobre isso, ele vai tentar iniciar alguma luta. Ou talvez ele só vai decidir que ele só tem chances como branco, trabalho para ganhar um empate no domingo e ir all-in no último jogo na segunda-feira. É difícil dizer ... "

Nenhum comentário:

Postar um comentário