quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Grandmaster Peter Svidler Analisa o terceiro jogo da Anand-Carlse


O Campeonato do Mundo de 2014 jogo é bem viva após o desafiante, Viswanathan Anand, revidaram imediatamente após o segundo jogo decepcionante. Magnus Carlsen foi o primeiro a desviar-se da abertura de seu jogo anterior Preto, optando por Gambito da Dama Recusado vez do Grunfeld. No entanto, Anand estava pronto para isso escolha bem, e mostrou a preparação profunda e precisa em talvez a linha mais tópica de que a abertura.


A linha escolhida por Anand nesta posição - um sacrifício de peão começando com 12.b5 cxb5 13.c6 - é bem conhecida, e deve ter sido o esperado por ambos os campos. No entanto, nas complicações que se seguiram logo ficou claro que o branco é muito mais familiarizado com as sutilezas da posição, como o Campeão do Mundo começou a passar cada vez mais tempo em seus movimentos. É difícil identificar exatamente onde as coisas deram completamente errado para Black - ele tinha um número de diferentes opções sobre movimentos 17 e 18, ele poderia ter escolhido a partir de, e estou certo de que de White vitória retumbante significa que toda a linha agora se analisou muito profundamente por toda a comunidade. No entanto, após 19.f3 opções de Black se tornou muito limitado, e por movimento 25 de vantagem de White foi bastante substancial. Surpreendentemente, a mesma posição, com a inclusão do movimento h3 ocorreu em dois jogos de alto nível anteriores, Tomashevsky-Riazantsev 2008 sendo o mais notável deles.


Ambos os lados têm um peão passado avançado - mas o monstro em c7 supera sua rival em a3. Preto é completamente amarrado ao bloqueio do transeunte Branca, enquanto o seu homólogo Preto não é suportado pelas peças pesadas e Branco consegue neutralizá-lo com bastante facilidade. Para piorar as coisas, por este ponto preto começou a se sentir um pouco pressionado pelo tempo. Carlsen fez o seu melhor para criar contra-jogo, mas seus esforços não foram suficientes para mudar a natureza do cargo, e no movimento de 34, ele teve que renunciar.

Esta vitória - notavelmente, a primeira em jogos "clássicos" desde Anand tinha batido Carlsen no clássico de Londres 2010 - equilibra o placar no jogo, e com os jogadores trocando golpes pesados nos jogos 2 e 3, todos os jogos ao lado é uma grande promessa para os espectadores (e comentadores). Certifique-se de que você não perca nenhuma ação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário