terça-feira, 18 de novembro de 2014

Grandmaster Peter Svidler Analisa o sétimo jogo da Carlsen ½ - ½ Anand


Após o drama do jogo 6, jogo 7 foi um mais tranqüilo, mas muito longo, caso - acabou terminando em um empate após os quase quebrando recordes de 120 movimentos. Apenas um jogo na história do Campeonato Mundial durou mais tempo - um empate entre Karpov e Korchnoi em 1978. Após o golpe de sua Paulsen tomou no jogo anterior (e talvez ciente da situação do jogo) Vishy voltou ao Berlin - e este vez que o Campeão do Mundo decidiu ir para a linha principal, entrando em uma discussão teórica em uma linha muito tópica do fim do jogo. Os jogadores só desviou do jogo Radjabov-Giri do Tashkent GP, realizada cerca de um mês atrás, em movimento 25 - mas, logo depois, Black se viu em uma situação difícil, apesar de ser um peão para cima. Depois de pensar por mais de meia hora, Vishy (não pela primeira vez no jogo) escolheu uma abordagem muito concreta para defender uma posição um pouco pior:


Ele jogou 28 ... NE5 aqui, o que leva, quase à força, para um final onde Branca terá um cavaleiro de dois peões, mas com todos os peões de um lado da placa, encontrar um grande avanço não será fácil:


Imediatamente após atingir este fim de jogo, Branco perdeu uma oportunidade que poderia melhorar suas chances de ganhar: ele poderia ter jogado 34.Re4 Rg6 35.Ra4! aqui, forçando Preto se comprometer com o imediato a7-a5. Uma vez que ele não fez isso, Black manteve seu peão em A6, e descobriu-se que é muito difícil de atacar único ponto fraco do Black - o peão c7 - sem criar metas para desenho contramarcha. Depois de um longo período de manobras, Magnus finalmente jogou c4 - mas Black estava pronto para isso:


Esperando o cavaleiro branco para aparecer em d5 muito provavelmente ter sido letal para o preto, mas com 61 ... b5! ele começou a jogar imediata contra os peões brancos, que culminou, em movimento 70


Com Anand sacrificar um dos peões com 70 ... Bxc4! 71.Rxc4 Rg3! 72.Nxc5 Kb5, que ganha o peão branco restante pela força. Muitas pessoas teriam aceitado o empate naquele momento, mas Magnus decidiu continuar em campo, e não parava de olhar para as chances de mais 50 se move em um R + N vs R endgame. Uma vez que é facilmente tirada, Vishy nem sequer tentar manter seus dois peões vivo, e esperou pacientemente até que em 120 (com o registro de mais longo jogo firmemente em sua mira) Magnus decidiu chamá-lo um dia.

Um empate muito importante para Anand - com branco fazendo muito bem no Sochi, foi crucial para sobreviver a esse jogo, se ele era para ficar no jogo. Agora, com três brancos nas restantes cinco jogos, ele deve sentir que ele é um bom jogo longe de voltar a paridade - e então, com a distância cada vez menor a cada jogo, ele desceria para o concurso de nervos, tanto como qualquer outra coisa. Um acabamento emocionante para uma partida muito tensa espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário