sábado, 8 de novembro de 2014

O primeiro jogo do Campeonato Mundial de Xadrez terminou em um empate!


O primeiro jogo do Campeonato Mundial de Xadrez entre o Campeão do Mundo Magnus Carlsen e o candidato e ex-campeão do mundo Viswanathan Anand foi jogado no Main Media Center em Sochi, em 08 de novembro de 2014. O grande mestre indiano jogou Branco. Igor Levitin, o assessor do presidente russo, fez um primeiro passo simbólico.

Enfrentando peão avanço da rainha, Magnus Carlsen optou pela defesa Gruenfeld de dois gumes, que muitas vezes leva a posições muito afiados com pedaço peça ativa. Vishy Anand, no entanto, preferiu um plano mais calma, tocando uma continuação modesto, mas venenosa, onde preparou uma idéia nova. O Campeão do Mundo consumiu muito tempo, mas foi incapaz de igualar completamente na abertura.

Como de costume, Carlsen defendeu muito tenaz e reorganizados com sucesso suas peças. Tentando manter a iniciativa de evaporação, Anand rejeitou negociar as rainhas com um final igual, mas superestimou suas chances. Preto conseguiu trocar forte bispo de branco e tem uma vantagem - Carlsen tinha uma estrutura melhor peão, e seu rei era mais seguro.

Como Anand confessou na conferência de imprensa após o jogo, ele mesmo começou a se preocupar em perder. A posição de White foi piorando, e no movimento 42 Carlsen teve uma forte manobra que poderia criar problemas sérios brancas. No entanto, o Campeão do Mundo perdeu. Anand garantiu seu rei, a rainha transferido para o centro e forçou um empate com um cheque perpétuo.

O segundo jogo é jogado no domingo, 9 de Novembro. Magnus Carlsen tem White. A entrada é gratuita; espectadores têm a oportunidade de seguir um comentário grande mestre vivo ou a jogar xadrez de velocidade com um robô de xadrez exclusivo, desenvolvido por Konstantin Kosteniuk. O V. Dvorkovich Saloon já está aberto, também; hoje, sediou a primeira rodada do Torneio júnior de campeão e um simul do campeão Olimpíada Olga Girya.

O site oficial do campeonato http://www.sochi2014.fide.com/ transmite comentário grande mestre vivo por Sergey Shipov e Alexandra Kosteniuk (em russo) e Peter Svidler e Sopiko Guramishvili (em Inglês).

O Campeonato Mundial de Xadrez é composto por 12 jogos com um controle de tempo clássico: 120 minutos para 40 movimentos, em seguida, 60 minutos para 20 movimentos, em seguida, 15 minutos mais 30 segundo por jogada até o final do jogo. Se o jogo estiver empatado, um tie-break será disputado em 27 de novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário