segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Grandmaster Peter Svidler Analisa o segundo jogo da Carlsen-Anand Jogo


Os espectadores não têm de esperar muito tempo até que o primeiro jogo decisivo no Campeonato do Mundo de 2014 Partida - Jogo 2 foi ganha por Magnus Carlsen. O Campeão do Mundo usou o seu primeiro jogo Branco para assumir a liderança no jogo depois de uma vitória limpa no Anti-Berlim, a abertura ambos os jogadores sabem muito bem - e, de fato, jogar regularmente com as duas cores. Após negociação seu bispo para o cavaleiro c6, Branco estava esperando por uma pequena, mas estável vantagem com base na sua estrutura de peões superior - mas pelo movimento 13 que ele escolheu para trocar o segundo par de peças leves e undouble os peões c para assumir o controle da centro.


Neste ponto, a posição de Preto parecia muito sólida - e depois da possível 13 ... c5, desafiando o centro da Branca de imediato, me sinto Preto teria resolvido seus problemas iniciais. No entanto, após 13 ... QC7 Branco encontrei um muito bom plano de ativar suas peças, levantando a torre para a3 e, em seguida, transferi-lo para o kingside, eo jogo se tornou muito mais concreta.


Talvez fosse melhor para preto para trocar o cavaleiro branco, logo que apareceu no f5 - ambos de 18 anos ... Bxf5 e 18 ... Qf7, seguido por Bxf5 próximo movimento, eram muito jogável. Em vez disso, Anand optou por continuar desenvolvendo suas peças, ignorando o cavaleiro por enquanto - até que ele de repente mudou de rumo no 20º movimento.


Nesta posição, Black poderia continuar calmamente melhorar sua posição jogando 20 ... RD7, e responder a ambos 21.Qg4 e 21.Qf3 por 21 ... nF4, onde o controle de Black sobre o arquivo d lhe dá contramarcha suficiente contra a iniciativa Branco sobre o kingside. É possível que Vishy ficou preocupado Branco vai jogar 21.Bh6 !? lá - o que é um tiro muito decente, colocando um monte de problemas imediatos - mas a sua decisão foi uma grande concessão, bem.

  ESQUEMA-4


Depois de todas as peças leves foram trocadas, Branco assumiu o controle sobre o e-arquivo agora aberto, e com o seu rei ser muito mais seguro, tornou-se óbvio que a tarefa defensiva do Negro será bastante difícil. Talvez a última chance de lutar pela igualdade era jogar 24 ... h6, criando algumas praças para o rei e se preparando para atender 25.Rc4 com Rd4. Uma vez que a torre c3 atingiu o e-arquivo, bem como, devido ao fato de que, após 24 ... Rab8 25.Rc4! Rd4 é impossível - 26.Re8 é mate - a posição de preto tornou-se quase impossível de segurar.


Preto tentou desesperadamente criar pelo menos alguns contramarcha em face da total dominação branca no centro, mas teve Branco jogou 29.Re7 QD6 30.f3 !, sua vantagem seria provavelmente decisiva - mas mesmo depois de Preto conseguiu trocar alguns de seus fraquezas e comércio um par de torres, controle de branco sobre o e-arquivo, ea diferença na segurança rei, garantiu que ele nunca abandonou a sua vantagem.


34 ... h5? Foi um erro de tempo de problemas que resultou na demissão imediata, mas mesmo depois de o melhor ... 34 QD2 Branco teria excelentes chances de converter sua vantagem em um ponto cheio.

  Com esta vitória, Magnus Carlsen tem a liderança logo no início do jogo - e ambas as equipes terão um dia de folga para recarregar e afinar as suas estratégias, já que as escolhas de abertura são mais claras, e depois de meses de adivinhação há dados finalmente rígidos para preparar contra. Com 10 jogos pela frente, eu não espero que Vishy para mudar sua abordagem drasticamente - mas é claro que Magnus será o mais feliz dos dois, agora que ele marcou um importante gol logo no início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário