quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Grandmaster Peter Svidler Analisa o Jogo Oitava da Carlsen ½ - ½ Anand!


Jogo 8, apesar de ser, talvez, o mais seco do jogo até agora, foi um passo muito significativo no sentido de Magnus Carlsen mantendo o seu título do Campeonato do Mundo. Com três jogos Preto restante, ele não só fez um sorteio muito confortável - ele também venceu o duelo de abertura convincente através da introdução de uma importante nova idéia em Gambit da Rainha, uma abertura que viu Anand vencer o jogo 3 em grande estilo.

Após 6.e3, Magnus foi para a linha principal de idade com 6 ... c5 (em vez de 6 ... Nbd7 ele escolheu no início do jogo), e em seguida, mostrou um novo plano, jogando


9 ... Te8 !? 10.Bg5 Be7! Diante de uma nova idéia desafiadora, Branco não decidiu se comprometer com o jogo de dois gumes e complicado começando com 11.0-0-0 onde ele seria mais provável ganhar o peão d5, mas ao custo de permitir que a abundância de contra-jogo contra o seu rei. O jogo tornou-se muito mais calmo, e quando, em movimento 17


Vishy escolheu 17.Bb1 em vez do mais nítida 17.Bxf6 Bxf6 18.Ne4 Be7 19.Rd7, que foi muito emocionante para discutir da segurança da cabine do comentarista, mas foi certamente profundamente analisado pela Equipe Carlsen, Magnus foi capaz de igualar com alguns movimentos precisos. Após a finesse final:


21 ... b4! Preto conseguiu negociar fora a maioria das peças, e no fim do jogo simétrico resultando havia muito pouca chance de um resultado. Jogadores continuou até o controle de tempo, e, em seguida, em um final de jogo completamente iguais bispo, Anand oferecido um empate.

Com apenas quatro jogos para ir, e Gambit Rainha aparentemente reparado para a satisfação de Carlsen, a bola está muito em quadra de Anand. Com o dia de descanso amanhã penúltimo, as duas equipes será freneticamente procurando alguma brecha na segurança do outro - com a liderança na partida, ea vantagem, firmemente do lado de Campeão do Mundo. Apesar de toda a ênfase na Anand precisando ganhar um jogo para voltar a paridade, ele também precisa se certificar de que ele é, pelo menos, despreocupado com preto.

O jogo agora está em sua terceira final, e ainda há tudo para jogar. Certifique-se de que você não perca nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário