quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Grandmaster Peter Svidler Analisa o quarto jogo da Anand-Carlsen


O quarto jogo do Campeonato Mundial foi elaborado depois de uma luta tensa. Após os dois jogos decisivos em uma fileira, jogo 4 foi extremamente importante para a dinâmica de todo o jogo. Magnus Carlsen iria querer usar seu Branca para restabelecer o controle no concurso, por isso mesmo segurando com preto e se dirigem para o segundo dia de descanso com o nível de pontuação seria cap um excelente par de dias para Anand.

O jogo contou com mais uma nova abertura (tivemos 4 em 4 jogos até agora!) - Vishy mudou para a Sicília, e escolheu 2 ... e6 em lugar de seu mais habitual Najdorf. Em resposta, Magnus escolheu 3.g3 - um lateral, mas muito popular nos dias de hoje, com um monte de jogadores de topo a jogá-lo, pelo menos de vez em quando. Preto foi para a resposta mais íntegro - desafiando o centro branco imediatamente com 4 ... d5 - e após a abertura da posição era equilibrado dinamicamente, o peão isolado em d5 compensado pela atividade de peças de preto.


Acha difícil colocar muita pressão sobre o Isolani enquanto o bispo em g4 está fazendo a Rad1 naturais um pouco desconfortável para jogar, o Campeão do Mundo iniciou o plano para conduzir o bispo de distância, começando com a curiosa aparência 15.Qf1. Em resposta, o bispo preto ligado a outro posto agradável no G6, eo jogo continuou muito logicamente, até que, em movimento 19


Preto escolheu o mais sólido, mas um pouco não-ambicioso 19 ... be4. Em vez disso, ele poderia ter tentado 19 ... Bb4, convidando a torre branca para um quadrado estranho em e2, ou 19 ... BC2 !? 20.Rc1 be4, que se parece com uma versão um pouco melhor a idéia de que ele foi para no jogo. Branco aproveitou a oportunidade para tirar intiative, e pelo movimento de 24 tinha uma vantagem pequena, mas estável.


No entanto, neste momento Magnus fez uma imprecisão atípico - em vez de continuar a melhorar a sua posição gradualmente com 24.Bc3, ele escolheu 24.Nh4, que parecia excelente em tempo real (eu pensei que era, de longe, a melhor jogada bem durante o jogo), mas permitiu uma resposta muito importante ... 24 Be5 !, depois que um monte de peças estão saindo, e, apesar de uma c peão ligeiramente enfraquecido Branco vai achar que é muito difícil conseguir qualquer coisa tangível. Magnus continuou pressionando, e posou alguns problemas para Black no tempo ameno problemas mútuo, mas Vishy navegado a posição simplificada muito confiante, e, eventualmente, sacrificou um peão para criar suficiente para uma contramarcha empate.


O último momento importante do jogo veio logo após o controle do tempo. Preto ainda poderia dar errado por aqui - o mais natural ... 41 QC3 + corre para 42.Ke4! d3 43.Qf3 !, e preto está em um monte de problemas. Mas após o 41 precisa ... QD2 Preto prende com o jogo precisa, e alguns movimentos depois, o jogo foi desenhado por perpétua.

Um terço do jogo está agora atrás de nós, e as pontuações são mesmo. Os dois primeiros jogos foram para Magnus - ele ganhou o segundo e chegou perto do primeiro, mas o segundo par passou quase ideal para Anand. Com o jogo em equilíbrio, e tudo para jogar, um casal muito emocionante de semana está à frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário