sábado, 22 de novembro de 2014

Grandmaster Peter Svidler Analisa o jogo décimo da Carlsen ½ - ½ Anand!


Com apenas três jogos para ir, e Vishwanathan Anand Branca, em dois deles, Jogo 10 foi um teste crucial para o Campeão do Mundo, Magnus Carlsen. Ele precisava ter certeza de que ele realizou, e, no final, isso é exatamente o que ele fez - mas não sem alguns momentos nervosos.

Depois de Anand, mais uma vez abriu com 1.d4, Carlsen voltou para o Grunfeld - uma abertura manteve na reserva desde Jogo 1. Desta vez, Branco escolheu a variação QB3, que geralmente promete Branco uma afiada, middlegame concreto - exatamente o que Vishy queria. A primeira posição crítica ocorreu após 14 ... NE4 (desviando-se de um jogo antes desempenhado por um dos segundos de Anand, Radek Wojtasek) 15.Nxe4


15 ... Rxe4 parece natural aqui, mas depois de uma breve pausa Magnus optou por assumir e4 com um bispo. Em resposta, Branco poderia tentar 16.d6, mas o movimento escolhido por Anand -!? 16.Qc1 - também foi muito crítico. Magnus escolheu para simplificar a posição com 16 ... Df6, mas o fim do jogo, resultando ainda era bastante acentuada.


Neste ponto Magnus entrou no tanque durante mais de meia hora, ao perceber a extensão dos seus problemas - e a necessidade de uma solução precisa. Ele, finalmente, em 19 de ... BD4! - 19 ... Bf5 parece mais natural, mas depois 20.Bb5 Preto estaria em apuros. Em resposta, Branco poderia ganhar um intercâmbio com, mais uma vez, 20.Bb5 - mas Black iria receber uma grande quantidade de compensação para ele, e escolha de Anand de 20.Nxe4 foi muito natural. No entanto, a posição do Negro permaneceu bastante sólido - o bispo em d4 fornecer um escudo importante no centro - e quando, em movimento 24


Vishy, que a essa altura estava se aproximando de leve tempo de problemas, escolheu o 24.Rd2 um tanto indiferente em vez do mais ambicioso 24.Rfe1, Black imediatamente assumiu o controle sobre o arquivo e com Te8, e seus problemas eram em sua maioria por trás dele. O jogo foi tirado logo depois disso.
Este empate foi um grande passo para a defesa de seu título para Magnus Carlsen - ele é branco na

Jogo 11, e com apenas um preto restante, ele pode olhar para ser mais confiante de preservar a sua vantagem de 1 ponto na partida. Anand provavelmente olhar para este jogo com algum pesar - não está claro se ele tinha algo sério, em qualquer ponto, mas ele certamente poderia ter colocado mais alguns problemas para preto no final. Com Magnus provando ser muito difícil de definir, adivinhando a abertura corretamente para Jogo 12 torna-se uma consideração muito importante - mas primeiro Vishy tem que escolher entre a jogar Jogo 11 segura, e deposita suas esperanças inteiramente em seu último jogo Branco, ou tentando começar um jogo de dois gumes com preto, bem como, o que, evidentemente, traz riscos adicionais.

Com o jogo bastante provável para ir à distância, a tensão em ambos os jogadores é montagem. Os dois últimos jogos deve ser muito emocionante de assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário