domingo, 9 de novembro de 2014

Analisa do primeiro jogo da partida entre Carlsen vs Anand!


O primeiro jogo há muito esperado do Campeonato Mundial de Jogo entre Magnus Carlsen e Anand Viswanathan terminou em um empate depois de uma emocionante, mas um pouco irregular, jogar. A corrida no início pertenciam a Anand, que veio bem preparado para um lateral um pouco raro do 5.Bd2 Grunfeld (uma abertura Magnus não tem jogado muito antes do jogo). 9 ... Nc6 10.Nf3!?, Jogado instantaneamente, e acompanhados por uma seqüência muito forçando levando até 13.0-0-0, resultou em uma posição muito nítida que parecia favorecer Branco.


No entanto, o Campeão do Mundo lidou com a situação muito bem - o plano de atrair o bispo para e6 e depois troca-lo por jogar RD6 e ND8 neutralizado iniciativa da Branca de forma bastante eficaz, e pelo movimento de 25 a posição ficou muito nível. O valor da idéia de Branco pode depender se 21.h4 é uma melhoria em relação a opção conservadora de 21.Rhe1 que Anand escolheu.


Após a ligeiramente otimista ... 26 Rd8 (eu me sinto 26 ... gxf5 foi uma tentativa melhor, embora Branco deve segurar lá também) Branco tinha uma posição muito confortável, e pode jogar 28.fxg6 hxg6 29.h4, quando ele não tem problema algum . A simplificação forçada (28.d6 !?) escolhido por Vishy foi muito bem também, mas depois de dois pares de peões saiu, a posição de Preto foi um pouco mais fácil de jogar, e depois de uma série de movimentos um pouco descuidados em vez de problemas a posição de Branco suave deteriorou-se ao ponto em que, após o primeiro-controle de tempo, Black tinha chances reais de vitória.


Melhor chance de preto entrou no movimento de 42, quando 42.Rd4 poderia ter sido cumprido por 42 ... RE3!?, O que deixaria branco com uma escolha difícil entre um final torre desagradável após 43.Qd1 e uma rainha igualmente difícil terminando após 43.Rd7 KH6 44.Rb7 Rb3! 45.Rxb3 axb3 46.Ka1 Qxh2. Em vez Magnus escolheu 42 ... RE2, que parecia muito promissor, mas permitiu Branco para escapar com um 44.Qh1 brilhante! Uma vez que a rainha tornou-se ativo, borda de preto desapareceu, eo jogo terminou em um perpétuo 5 movimentos mais tarde.


Ambos os jogadores podem encontrar muitos aspectos positivos nesse jogo e, a julgar pelo que o desempenho, podemos esperar uma partida emocionante. Como esperado, Anand chegou a Sochi com um repertório Branco bem afiado e agressivo - o segundo jogo vai nos dar uma ideia do que esperar em jogos de Branca de Carlsen. Não perca!




Nenhum comentário:

Postar um comentário