terça-feira, 22 de novembro de 2016

World Ch., Game 8: Karjakin vence e conquista a liderança!


5699
Magnus Carlsen esperando o jogo 8 para começar.
Após os primeiros sete jogos terminados em empates, o desafiante venceu o primeiro jogo decisivo do jogo.
A partida do Campeonato do Mundo finalmente tem um líder e é o desafiante, Sergey Karjakin. Após os primeiros sete jogos terminados em draws, Karjakin venceu o jogo 8 depois que Magnus Carlsen, o campeonato reinando, empurrou demasiado duramente e demasiado distante em um esforço para ganhar o jogo.
Karjakin agora lidera o melhor de 12 jogo pela pontuação de 4,5 a 3,5 pontos. O jogo, que está sendo jogado no South Street Seaport em Nova York, tem um fundo de prêmio de cerca de US $ 1,1 milhão.
Carlsen teve White e liderou com 1 d4 pela segunda vez no jogo. A posição tornou-se rapidamente simétrica e, em seguida, Carlsen tomou uma decisão um tanto curiosa: no movimento 8, ele trocou seu peão-d para o c-peão de Karjakin, que aliviou a tensão no centro. Embora não seja uma jogada desconhecida, não parecia ser uma idéia muito ambiciosa. Com efeito, depois de 12 movimentos, a posição foi quase perfeitamente equilibrada e pelo movimento 18, o jogo parecia estar a caminho de mais um empate.

No movimento 24, no entanto, após uma série de trocas, Carlsen intencionalmente desequilibrou a posição, tomando uma peça com um peão em vez de outra peça. Foi uma idéia arriscada e claramente indicou que, depois de tantos empates, Carlsen estava ansioso para tentar vencer, mesmo que isso significasse correr alguns riscos.
5700
Neil deGrasse Tyson, o astrofísico, fez o primeiro movimento cerimonial para o jogo 8.
A posição tornou-se rapidamente complicada, com Carlsen empurrando para a frente com suas peças ao custo de criar fraquezas estruturais em sua posição. Na jogada 32, Karjakin venceu um peão e, no lance 35, Carlsen sacrificou um segundo peão num esforço cada vez mais desesperado para manter sua iniciativa viva.

Ambos os jogadores estavam agora com problemas de tempo quando se aproximaram do primeiro controle de tempo e, na briga, Carlsen conseguiu recuperar um peão e quebrar os penhores que protegiam o rei de Karjakin. Embora Karjakin agora tivesse um peão poderoso, parecia cada vez mais provável que a caixa cheia de espectadores que Carlsen seria capaz de desenhar por algum tipo de cheque perpétuo.
5697
Magnus Carlsen durante o jogo 8. Ele parecia determinado a vencer, mesmo que isso significasse correr riscos.
Mas Karjakin continuou encontrando os melhores movimentos e colocando Carlsen sob pressão. Carlsen parecia estar à altura até o movimento 49, quando ele provavelmente deveria ter sacrificado seu e-peão com 49 e5 para dar o seu bispo algum espaço de respiração. Em vez disso, ele ficou obstinadamente pendurado no peão jogando 49 Qa5. Ele então combinou seu erro dois movimentos mais tarde com 51 Qe6. De repente, White estava quase em zugzwang. Depois de 52 ... a2, Carlsen renunciou como ele teria tido que jogar 53 Qa2, quando ele enfrentou um fim impossível após 53 ... Ng4 54 Kh3 Qg1 55 Bf3 Nf2 56 Qf2 Qf2.

Carlsen estava claramente furioso consigo mesmo depois e fechou o prédio sem comparecer à conferência de imprensa, que é exigida de ambos os jogadores. Enquanto isso, Karjakin era compreensivelmente feliz.

5701
Na conferência de imprensa após o jogo 8, Sergey Karjakin era todo sorrisos.
Karjakin disse que não achava que Carlsen jogou mal. "Ele realmente tentou e ele sacrificou dois peões e ele criou um jogo realmente interessante, mas de alguma forma ele não conseguiu fazer um empate", disse Karjakin. "Graças a Magnus, foi um grande dia."

O jogo de Carlsen no jogo 8 foi completamente curioso. Estava claramente sentindo a pressão antes do jogo, talvez porque sentiu como se era esperado fàcilmente ganhar o fósforo e tinha sido incapaz de bater Karjakin, apesar de vir próximo nos jogos 3 e 4. (Um indicador que pôde ter sido Ansioso era que ele se apresentou ao conselho bem antes de Karjakin, como tinha feito antes do jogo 7.)

Quaisquer que sejam as razões para sua decisão de pressionar tanto no jogo 8, Carlsen agora encontra-se em um buraco pela primeira vez em um jogo do Campeonato do Mundo. Enquanto ele perdeu um jogo para Viswanathan Anand no jogo de 2014 em Sochi, Rússia, ele venceu o jogo anterior naquele jogo, então a derrota só o levou a um placar par. Com quatro jogos para jogar, ele tem tempo para até mesmo a pontuação, mas suas costas é agora contra a parede eo tempo não está do seu lado.

O jogo 9 será quarta-feira, 23 de novembro, às 2 PM EST. O jogo pode ser visto ao vivo no WorldChess.com, o site oficial do jogo.

-benzóico.

Dylan Loeb McClain é jornalista com mais de 25 anos de experiência. Ele foi editor-chefe do The New York Times por 18 anos e escreveu a coluna de xadrez do jornal de 2006 a 2014. Ele agora é editor-chefe da WorldChess.com. Ele é um mestre da FIDE também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário