terça-feira, 22 de novembro de 2016

Carlsen-Karjakin, jogo 8: Sergey atordoa Magnus!

Sergey Karjakin está a quatro jogos de se tornar Campeão Mundial de Xadrez após vencer o jogo 8 com as peças pretas. Um encontro extraordinário viu Magnus Carlsen novamente e novamente tentar o destino jogando para uma vitória até que ele blundered em uma corrida de tempo. Quando Karjakin retornou o favor parecia que a história seria outra fuga de Carlsen, mas a posição que os computadores estavam reivindicando era um empate provado traiçoeiro para um ser humano jogar. Karjakin encontrou um caminho brilhante para a vitória e Magnus mais tarde stormed da conferência de imprensa em uma raiva. Combine sobre!



Sergey Karjakin pode tornar-se campeão do mundo no ano do underdog? | Foto: Vladimir Barsky, Federação Russa de Xadrez

Depois de sete empates, você podia sentir que a frustração do Campeão do Mundo estava crescendo a cada dia, e no jogo 8 ele parecia determinado a vencer com as peças brancas a todo custo - na medida em que nossos comentadores se perguntaram se não preferiria Perder do que desenhar. Uma vez que este é o xadrez, e Magnus, essa agressão não foi imediatamente óbvia para o olho destreinado. Carlsen seguiu Karjakin em mudar para 1.d4, e foi para o sistema despretensioso Colle-Zukertort onde White coloca bispos em b2 e d3. Anish Giri expressou o plano por trás dessa escolha:
Magnus pode não estar em plena forma em Nova York, mas ele nunca perdeu a crença de que ele pode superar qualquer pessoa no planeta de uma posição igual. Quanto mais peças, melhor.

O problema, porém, foi que Karjakin colocou em uma de suas apresentações de abertura mais confiante ainda, aparentemente resolver todos os seus problemas e crucial jogar mais rápido do que seu adversário. A tendência era para uma posição onde as trocas de massa e um empate seguiria, que foi quando Magnus começou a tentar e tecer sua magia. Ele retirou sua rainha e bispo para o posto de volta, incentivou Karjakin a fazer um primeiro show de agressão com 18 ... Ng4 e depois foi para 19.Nb5!?:




Nenhum comentário:

Postar um comentário