terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Campeões mundiais jogam partidas de xadrez em alta velocidade


O indiano Viswanathan Anand e o russo Anatoly Karpov, campeões mundiais de xadrez, encontraram-se pela primeira vez na Espanha protagonizando um conjunto de partidas simultâneas em um trem de alta velocidade.
Karpov, afirmou-se entusiasmado com a possibilidade de disputar estas partidas dentro de uma vagão de um trem, uma vez que nunca tinha passado por esta situação. "Já joguei muitas partidas às cegas apenas verbalmente. O movimento do trem é um desafio ainda maior para cada partida", referiu o russo.
Com o objetivo de promover um novo veículo da empresa Renfe (Red Nacional de Ferrocarriles Españoles), os dois enxadristas embarcam numa viagem de duas horas, unindo as cidades de Madrid a Valência, disputando dez partidas com adeptos da modalidade.
Anand, referiu-se à dificuldade de disputar jogos em alta velocidade, afirmando: "As vezes há que fazer um pouco de equilibrismo para passar de um tabuleiro a outro. De qualquer forma é muito divertido", disse entusiasmado.
Disputando durante a viagem um conjunto de partidas com entusiastas e apoiadores da modalidade, chegando a Valência os dois confrontaram-se. Sendo Karpov o jogador com mais torneios ganhos na história do xadrez (160) e Anand o único enxadrista a nível mundial a sagrar-se campeão em três modalidades diferentes do jogo, a disputa aqueceu referindo o russo "somos muito amigos, mas com um tabuleiro de xadrez à frente ambos queremos ganhar".
Karpov e Anand, disputaram certamente as partidas mais rápidas da sua carreira, uma vez que se deslocaram sobre trilhos a centenas de quilômetros por hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário