segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Torneio de Esperança


A premiação do Torneio de Esperança deste ano será de 2 mil reais, sendo as seis rodadas disputadas em dois dias, bem diferente dos eventos anteriores. Trata-se de uma iniciativa arrojada do enxadrista Joaquim Virgolino, que assim coloca a cidade de Esperança no mapa do xadrez nacional. Veja mais detalhes no clubedexadrez.online, o melhor site do Brasil.

Derrota de Krikor


Perder é normal, mas perder para um Elo 2193, quando se tem 2528, faz uma grande diferença e causa um grande prejuizo. Foi o que aconteceu na terceira rodada do Torneio Capelle La Grande, entre o GM brasileiro Krikor Sevag e a roumenia Mihaela Veronica. Já Fier ganhou para o sueco Miladen Gajic (2287).

Juiz federal Ivan Lira visita presidente


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, recebeu a visita do diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, juiz federal Ivan Lira, na manhã desta segunda-feira (28). O magistrado fez questão de entregar pessoalmente, também em nome do presidente do Tribunal Regional da 5ª Região, desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria, os convites para as inaugurações da ampliação da sede da Justiça Federal em Caicó e instalações das Varas de Assu e Pau dos Ferros.

A solenidade de Caicó ocorrerá no dia 24 de março, às 10h. No mesmo dia, às 17h, acontecerá a instalação da 11ª Vara de Assu. Já em Pau dos Ferros, a inauguração da 12ª Vara será às 10h30. O juiz federal Ivan Lira explicou que a Justiça Federal tem atuado no sentido de avançar com a interiorização dos serviços por ela prestados, dinamizando o atendimento à população.

O presidente Ricardo Motta informou ao juiz Ivan Lira que apresentará, no plenário da Casa, um voto de louvor à Justiça Federal pelos três eventos que significam um importante avanço para o Rio Grande do Norte. ?Parabenizo ao doutor Ivan Lira e a todos os que fazem a Justiça Federal por incrementar ainda mais o trabalho no Rio Grande do Norte?, afirmou Ricardo Motta.

Deu o comadrio

Lilit
Lilit x Elina


Grand Prix FIDE


Não teve jeito, duas compatriotas se enfrentando em um torneio no exterior, geralmente acaba num empate. E foi o que aconteceu. Apesar de 32 lances jogados, o que houve foi um troca troca no meio do jogo e não deu outra.

Grand Prix FIDE



Pelo jeito não será um jogo de comadre! Sim, está em andamento a partida entre MI Lilit Mkrtchian (foto) e GM Elina Danielian, ambas da Armênia, pela sexta-rodada do Grand Prix Feminino da FIDE. Elina, sem dúvida, é a franca favorita. Como sabemos, esta conseguiu até agora 100% de aproveitamento, enquanto Lilit tem três empates e duas derrotas.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Vigor de mulher



Nada melhor para um domingo do que lembrar a musa deste blog, a GM russa Alexandra Kosteniuk (2498). No recente torneio Aeroflot Open 2011, em Moscou, ela marcou um ponto importante ao derrotar o GM italiano Daniele Vocaturo (trata-se de um jovem muito talentoso, com Elo 2570). A partida, amplamente comentada pelo Leontxo Garcia, pode ser vista no jornal El País, da Espanha, na coluna do citado comentarista. Vale a pena dá uma espiada, pois mostra bem que Kosteniuk sabe jogar com força e coragem.

Brasileiros na França

Fier
Começa logo mais ao meio-dia a 1ª rodada do 27º Open Internacional Capelle-la-Grande (França), com a participação de 572 enxadristas! São mais de 70 Grandes Mestres, entre eles os brasileiros Alexandre Fier (20º - 2578) e Krikor Sevag (46º - 2528). O nº 1 desse torneio é o GM indiano Krishnan Sasikiran (2690).

Grand Prix Feminino

Tivemos ontem 202 visitas, sendo 198 Brasil.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Karparov na Georgia


Acompanhado da sua bela mulher Dasha, Gary Kasparov esteve cinco dias na Georgia, onde proferiu palestras sobre os desafios do século 21, na Universidade Livre e na Casa da Europa. Kasparov também participou, ao lado de Dasha (foto) de um programa de televisão, onde o casal respondia a várias perguntas, caso acertassem teriam um prêmio em dinheiro, o qual (eles ganharam) foi revertido para a cirurgia de coração de dois irmãos que precisavam urgentemente dessa assitência.
Ontem tivemos 190 visitas, sendo 182 Brasil.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Duas surpresas



Uma supresa é bom, imaginem duas! É o que vem acontecendo no Grand Prix Feminino. A primeira é a liderança isolada com 100% de aproveitamento da armênia GM Elina Danielian. A segunda supresa é da MI ecuatoriana Martha Fierro, com 2363, o Elo mais baixo de todas as 12 participantes. Nas quatro rodadas jogadas até agora ela vem em segundo com 2,5 pontos. Derrotou GM Zhu Chen(2495), GM Nana Dzagnidze (2550), empatou com GM Pia Cramling (2516), e perdeu para Humpy Koneru (2607)

Presidente garante apoio da Assembleia a projetos

           O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do NorteN, deputado Ricardo Motta, participou na manhã desta sexta-feira, 25, de reunião que a governadora Rosalba Ciarlini teve com investidores do segmento de energia eólica, que contou também com a presença do vice-governador Robinson Faria e do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama Santos.
           O deputado Ricardo Motta afirmou que a Assembleia Legislativa tem todo o interesse em ser parceira do Estado neste importante investimento. Falando em nome dos colegas parlamentares, Ricardo Motta disse que a Casa irá dar celeridade aos projetos do setor. ?Nesse sentido, tudo o que for encaminhado para a Assembleia terá todo o nosso empenho?, garantiu o presidente que reconhece a importância do crescimento do segmento de energia eólica para a economia do Rio Grande do Norte.
O Estado deu um importante passo no setor, com a inauguração, ontem, da Usina de Energia Eólica Alegria I, em Guamaré. O Centro Tecnológico de Energia Eólica que será implantado pelo Governo do Estado treinará 10 mil trabalhadores. O presidente Ricardo Motta destacou ainda a importância da atuação da Assembleia Legislativa considerando o potencial de geração de emprego e renda para o potiguar.
Outras informações

AL fara parceria para regularizacao fundiaria

O deputado estadual Ricardo Motta fez uma visita de cortesia à prefeita de Natal, Micarla de Sousa, na manhã desta sexta-feira (25). Esta foi a primeira após a eleição para a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Na ocasião, a prefeita de Natal solicitou o apoio da Assembleia Legislativa para aumentar os índices de regularização fundiária na capital potiguar.  O presidente Ricardo Motta colocou a Casa à disposição da Prefeitura. ?A senhora sempre foi e sempre será bem recebida na nossa Casa. E o que a Prefeitura de Natal precisar da Assembleia Legislativa, pode contar conosco?, afirmou o deputado Ricardo Motta. A partir de agora, as procuradorias de ambos os poderes estudarão o modo por meio do qual o Legislativo poderá contribuir com o importante projeto de conceder aos proprietários de imóveis de Natal a escritura pública dos mesmos.
O presidente Ricardo Motta aproveitou a ocasião para relatar à prefeita os resultados do XII Fórum dos Governadores do Nordeste, do qual ele participou no início da semana, a convite da governadora Rosalba Ciarlini. ?As projeções para o Rio Grande do Norte, nesses próximos anos, são as melhores possíveis. O nosso Estado foi o único que saiu com a indicação concreta de obras, dentre elas a Barragem das Oiticas e projetos de mobilidade urbana?, relatou o parlamentar.

Nana sofre violento ataque



Apesar dos 100 pontos ELO que separam as duas, a armênia Danielian está massacrando a favorita Nana Dzagnidze (foto), com um ataque na ala da Dama. Será que a georigiana vai se defender a ponto de não perder a partida? É o que veremos logo logo.
ATENÇÃO:
Nana acaba de perder!

Assembleia retoma Audiências Públicas

Uma das marcas da Assembleia Legislativa nos últimos anos, as Audiências Públicas voltam a acontecer nesta segunda-feira (28). O assunto é o Estatuto do Itep, que foi um dos pontos do acordo entre servidores e Governo do Estado para o fim da greve dos servidores, que durou 13 dias. O deputado Fábio Dantas (PHS) é o propositor da audiência, que será realizada no Auditório da Assembleia, a partir das 9h30.

Alem da criação de institutos subordinados aos órgão, o Estatuto estabelece o Plano de Cargos, Carreira e Salários. O acordo com o Governo prevê a regulamentação do Estatuto até o mês de maio. Por isso, debate irá reunir servidores, Sindicato da Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública do Estado e a direção do próprio ITEP.

Esta é a primeira audiência pública do ano realizada pelo Centro de Estudos e Debates, na 60º legislatura. E terá transmissão ao vivo pela TV Assembléia. As audiências públicas são uma importante ferramenta para o trabalho dos parlamentares. São realizadas em média 30 audiências por ano, sobre os mais diversos temas.

Jogo importante



Na 4ª rodada do Grand Prix Feminino da FIDE, temos (em andamento no Quatar) um jogo importante. Trata-se do embate entre e georgiana Nana Dzagnidze e a armênia Elina Danielian (na foto dando entrevista), esta liderando o evento com 3 em 3 pontos possíveis. Já foram jogados 14 lances e Nana (com as brancas) tem mais espaço.

Juiz Federal visita o presidente Ricardo Motta

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ricardo Motta, recebe nesta segunda-feira (28), ás 9h a visita do juiz titular da 5ª Vara da Justiça Federal, Ivan Lira de Carvalho. Na ocasião, Juiz Ivan Lira, vai convidar o presidente para a inauguração de fóruns da Justiça Federal no interior do estado

Magistral começa dia 4



Sexta-feira, 4 de março, teremos a 1ª rodada do Magistral RN, evento que reune enxadristas de todo o Brasil e do exterior, a ser realizado na cidade de Natal, mais precisamente no Hotel Golden Tulip Interatlântico. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira. O torneio, que vale rating FIDE, será dirigido pelo MF Máximo Macedo e arbitrado pelo AF Igor Macedo (ambos na foto). Da Paraíba, segue uma forte delegação, que certamente trará medalhas e boas colocações, dado o nível dos nossos representantes. Esta é a oitava edição do Magistral RN e ao longo desses anos tem sido coroado de êxito. Maiores informações através do e-mail contato@xadrezpotiguar.com.br.
Ontem tivemos 212 visitas, sendo 202 Brasil.

Surpresa no Qatar



A ecuatoriana MI Martha Fierro (2363), na foto, surpreendeu o mundo enxadrístico ao derrotar hoje a favorita, na terceira rodada do Grand Prix da FIDE, que se realiza no Qatar, a GM georgiana Nana Dzagnidze (2550). Com esse resultado, a GM armênia Elina Danielian (2454), que hoje derrotou a francesa GM Marie Sebag (2489), assume isolada a liderança do torneio com 3 em 3. Vale registrar ainda o terceiro empate consecutivo da GM sueca Pia Craming (2516), desta vez frente a forte GM indiana Humpy Koneru (2607).

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Euros para Quang




Um bom Top 100 ganha muito dinheiro? Deve aproveitar a boa fase e assim pode fazer um bom "pé de meia". É o caso, por exemplo do GM vietmanita Quang Le (foto). No Aeroflot Open 2011 ele recebeu, como campeão do torneio, 16.166 euros, o que não deixa de ser uma enome quantidade de dinheiro para atletas do Vietnam. No ano passado Quang também ganhou o Aeroflot Open e recebeu 21 mil euros. No Torneio Open de Moscou ele ganhou 8.ooo euros e uma medalha de bronze. O segundo lugar em Dortmund (Alemanha) lhe rendeu 7.000 euros . Recebeu mais 9.500 dólares num torneio nas Filipnas e 4.000 dólares no campeonato nacional de xadrez.

Setor médico da AL bate recorde de atendimento

É facil encontrar histórias de superação no Setor Médico da Assembleia Legislativa. Um pouco antes de curtir a folia de carnaval, o assessor parlamentar João Pedro Nascimento, estava no gabinete parlamentar e sentiu-se cansado. Bastou procurar o setor de atendimento para descobrir que a partir de agora vai ter que tomar mais cuidado com a saúde: a taxa de glicose no organismo está alta e requer cuidados. O atendimento feito por uma enfermeira que verificou a pressão artéria e a taxa de glicose teve o encaminhamento para uma nutricionista que vai fazer todo o acompanhamento. Em tom de brincadeira João Pedro perguntou: “Vou ter que deixar a minha rapadura?”

O setor criado em 1982 é destinado exclusivamente para os deputados, servidores e dependentes. E só em 2010 foram exatos 14.315 atendimentos entre clínica geral, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, entre outras. A coordenadora do Serviço de Saúde e Assistência Social, Ederlinda Dias, garante que o ano de 2011 será de ampliação de ações de conscientização da importância de acompanhamento regular da saúde, e de ações de prevenção. Ações abertas de atendimento ao público em geral, como aconteceu no Dia Mundial de Saúde, serão repetidas e ampliadas.

“O serviço mais procurado é o de odontologia e o atendimento com o cardiologista da Casa. É um serviço diferenciado, por que aqui temos eletro, então não é algo que se encontra facilmente”, reforçou Ederlinda. Os odontólogos realizaram no ano passado mais de 1.600 procedimentos. Os atendimentos de urgência são raros, mas os casos são encaminhados para o setor que funciona de segunda a quinta-feira, das 8 às 19 horas, e na sexta-feira das 8 às 13 horas.

A maior preocupação da equipe de atendimento hoje é com os casos de diabetes, muitos servidores e dependentes descobriram que tinham a doença depois de marcar outros atendimentos. Hoje alguns servidores passam diariamente no setor para conferir a Pressão Arterial, e as taxas de glicose. No caso de João Pedro, os nutricionistas acreditam que uma simples mudança de hábitos alimentares pode evitar a convivência com medicamentos para o resto da vida.

O Sintonia volta ao tema da literatura infantil

O Sintonia deste mês vai entrevistar o jornalista, advogado e escritor Juliano Freire, que fala sobre os três livros escritos por ele: "Doninha e o maribombo", "Pereyra, o menino bom de bola" e "Felizardo contra a bruxa da feira".
Os livros foram escritos para o público infantil e mostram histórias com características sociais, educativas e familiares. Juliano Freire é um sonhador, desde criança gostava de contar histórias e essa vocação ficou mais em evidência após o nascimento do primeiro filho Luca, hoje com 12 anos.
O escritor fala ainda das dificuldades em se publicar livros no Rio Grande do Norte, sem o apoio necessário para impressão das edições. O Sintonia estreia na programação da TV Assembleia na sexta-feira (25/02) às 18h, com reprises no sábado (26/02) às 20h e na terça-feira (01/03) às 14h.

O "tio" Anand




O atual campeão do mundo, o indiano Viswanathan Anand, 41 anos, não se incomoda quando alguns dos seus adversários mais novos lhe chamam de "tio". Ele sabe que precisa de muito esforço para vencer um torneio e para tanto é preciso está sempre entusiasmado e com vontade de aprender cada vez mais. Anand e sua esposa Aruna deixou a Espanha e mora agora em Portugal. Estando na Índia, siginifica dizer que estará sempre ocupado, fazendo promoções e frequentando jantares exclusivos, como em novembro passado, quando o governo homenageou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. No próximo ano, Anand vai por em jogo sua coroa contra um adversário ainda desconhecido.

Como ganhar?



Examine bem o diagrama. As negras jogam e após alguns lances,o adversário abandona. Como isso aconteceu?

Simultânea com Short

O GM inglês Nigel Short esteve em visita no último dia 15, à Universidade de Middlesex, em Londres, para dar uma exibição de partidas simultâneas no Club Real de Tênis. Short enfrentou dois grupos, tendo ganho 44 partidas e empatado 3.
Simultânea em Abril
Em abril, o MF Francisco Cavalcanti vai conceder uma simultânea com relógio para 10 enxadristas que se inscreverem até o dia 13 de abril. A organização ficará a cargo de Fernando Melo. Será cobrado uma inscrição no valor de 30 reais. O simultanista aceita enfrentar qualquer adversário, independentemente da sua força. O local do evento será anunciado posteriormente, assim como o regulamento da referida simultânea.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

TORNEIOS EM DESTAQUE

8º MAGISTRAL RN - TAÇA UNIMED DE XADREZ
A 8ª edição do Magistral RN, cujos campeões receberão a Taça Unimed de Xadrez, será realizada, assim como em 2010, no Hotel Golden Tulip Interatlântico, entre os dias 4 e 8 de março, período carnavalesco.

Organizador:  AF Máximo Igor de Macedo


 2º CAMPEONATO DE XADREZ EPITACIANO
Tiago Augusto da Silva, convida a todos para participar, no dia 26 de março em Presidente epitácio, as 9h com  ritmo de 30 minutos. Já confirmado o ROBERTO SUARDI JR  2219 de rating FIDE.

maiores informações com Tiago pelo email: xadrezepitaciano@gmail.com

BRASIL XADREZ BRASIL OPEN TERÁ OUTRO LOCAL E DATA


Informamos que a Federação Piauiense de Xadrez - FPIX - desistiu de realizar o 2º Torneio Xadrez Brasil Open, que estava marcado para o período de 21 a 24 de abril de 2011. Os motivos alegados foram a dificuldade de fechar patrocínios e a concorrência desnecessária com os Abertos do Brasil de Salvador e São Paulo, que acontecerão na mesma data. O nosso website lamenta a situação e já procura outros parceiros para realizar o torneio, em qualquer unidade da federação. Os interessados em conhecer as condições deverão entrar em contato com o webmaster do portal, por email (endereço no cabeçalho do website).

DISTRITO FEDERAL




LUISMAR BRITO VENCE IRT ILDEU VALADARES
O paraibano Luismar Brito venceu, de forma invicta e incontestável, o 8º IRT Ildeu Valadares, concluído nessa quarta-feira, 16 de fevereiro, fazendo 6 em 7 possíveis, com 5 vitórias e dois empates. Com a vitória, Luismar e toda a sua simpatia garante vaga no ITT Fernando Vasconcelos de 2012, que vale norma de Mestre Internacional. A Federação Brasiliense de Xadrez realizou o torneio entre os dias 10 e 16 de fevereiro em 7 rodadas, disputadas pelo sistema suíço de emparceiramento, com cadência de 1h30 nocaute, com acréscimo de 30 segundos desde o primeiro movimento. A arbitragem esteve aos cuidados do AR Ari Maia, auxiliado por Eduardo Neres e Ernesto Guevara. Veja a página do torneio.


JOSÉ CUBAS VENCE ITT FERNANDO VASCONCELOS, SHUMY FAZ A 1ª NORMA DE MI
A Federação Brasiliense de Xadrez realizou com imenso sucesso o ITT Fernando Vasconcelos, entre os dias 10 e 16 de fevereiro de 2011. O evento teve 9 rodadas, disputadas pelo sistema shuring de emparceiramento, com cadência de 1h30 nocaute e acréscimo de 30 segundos desde o primeiro movimento. Os participantes foram o GM Darcy Lima, os IM Dragan Stamenkovic, José Cubas e Martin Neubauer, os FM Adriano Valle, Victor Shumyatsky, Luís Rodi e Lincoln Lucena, além de Tiago Navarro e Lucas Aguiar. A arbitragem esteve aos cuidados de Igor Lutz, auxiliado por Eduardo Neres e Ernesto Guevara. O evento teve três grandes heróis: O campeão, o MI paraguaio José Fernando Cubas, que fez 7 pontos em 9 possíveis, sendo dois empates e sete vitórias; o MF brasiliense Victor Shumyatsky, que fez a sua primeira norma de Mestre Internacional, depois de vencer um dos seus mestres, o MF Adriano Valle e; o incansável Ernesto Guevara, presidente da Federação Brasiliense de Xadrez que organizou, paralelamente ao ITT, outros eventos, como o IRT Ildeu Valadares, o XB Blitz, o Blitz da FBX, o torneio de Poker, além de cuidar de toda a logística do torneio. Os críticos de plantão da FBX deveriam vir à entidade, de vez em quando, para acompanhar o ritmo alucinante do Guevara. Talvez, estenderiam a mão para cumprimentar esse líder, respeitosamente. Veja o emparceiramento. Veja, ainda, a página do torneio.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

BRASILEIROS NO AEROFLOT - VÍDEO!


O  GMs brasileiros KRIKOR, EL DEBS  E  FIER analisam através de Vídeos, suas respectivas partidas  no Super Torneio Aeroflot.  Acesse o BLOG DO KRIKOR  AQUI   e comprove!

O QUE É RATING E PARA QUE SERVE?





Respostas à estas  e demais questões relacionadas, veja o interessante e esclarecedor artigo dos AIs Marius Van Riemsdijk e Mauro Amaral.  VEJA AQUI

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Deputado Hermano cobra informações sobre ponte e barragem em Assu

imageDeputado Hermano cobra informações sobre ponte e barragem em Assu
Preocupado com a chegada do período de chuvas e com os problemas que consequentemente assolam a região do Vale do Assu nesta época, o deputado estadual Hermano Morais [PMDB] apresentou requerimentos solicitando informações a respeito de duas importantes estruturas: a ponte Felipe Guerra e a barragem Armando Ribeiro Gonçalves.
A respeito da ponte, o deputado cobrou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, informações sobre as providências tomadas para a recuperação dos pilares de sustentação que, de acordo com relatos, estariam comprometidos.
Sobre a Armando Ribeiro Gonçalves, Hermano pediu informações sobre as condições de segurança da referida barragem ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS e à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos – SEMARH. Segundo informações da própria população, a possibilidade de erosões na parede externa da barragem tem gerado apreensão para os que residem na região.
Os requerimentos solicitaram, ainda, urgência nos atendimentos e foram aprovados durante sessão ordinária na última quinta-feira [17], na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Mequinho conta a verdade



Todos sabemos que Mequinho (foto) jogou muito bem o recente Memorial Antonio Rocha, em Campinas-SP. A certa altura desse torneio, muitos pensaram que ele iria ganhar, inclusive o próprio. "Porém, para surpresa de seus fãs e demais enxadristas, o que parecia já ser fácil tomou um desfecho inesperado: Henrique Mecking, 59 anos, empatou cinco jogos contra adversários teoricamente mais fracos, entre eles, o penúltimo colocado Gabriel Ricardo Name, que possui 424 pontos de rating a menos do que o Grande Mestre, e para agravar ainda mais, em uma partida que acabou em míseros 14 lances...".
Mequinho fez questão de responder a essa e outras questões, pessoalmente. Veja a entrevista no blog Vida em Miniatura.

Bela sequência



Veja com atenção o diagrama ao lado. As brancas jogam e após alguns lances conseguem o xeque-mate. Para facilitar um pouco, um pouco mesmo, vou dizer o primeiro lance: 14.Bf6. O resto é com você.
Ontem tivemos 203 visitas, sendo 198 Brasil.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Começou hoje reunião da convenção da ONU de Combate à Desertificação

Mineiro participa do encontro, na cidade de Bonn, na Alemanha
Foto: deputado Fernando Mineiro/Mesa de abertura
Na manhã desta segunda-feira [21], teve início a nona reunião do Comitê de Revisão da Convenção de Combate à Desertificação da ONU - CRIC9. O deputado estadual Fernando Mineiro [PT] integra a delegação brasileira, representando a Assembleia Legislativa na atividade, que ocorre na cidade de Bonn, na Alemanha.
Mineiro viajou para o país no último sábado, 19, e participa da mesa de debate da próxima quarta-feira, 23. "Falarei sobre os desafios de institucionalização da Convenção de Combate à Desertificação na Região Nordeste, em particular no RN", conta.
O parlamentar é o único deputado estadual brasileiro a participar do encontro. A foto foi tirada pelo próprio deputado e retrata a mesa de abertura da Reunião.
Confira programação do evento.

Presidente da AL/RN, deputado Ricardo Motta em entrevista fala da parceria com o governo e dos planos do partido para as eleições municipais

"Na minha opinião, não seria ético dar respaldo a uma gestora sabendo que iremos disputar a próxima eleição contra ela", Presidente Ricardo Motta.
Foto: Carlos Santos
Presidente da Assembleia Legislativa desde o início do mês, o deputado estadual Ricardo Motta [PMN] defendeu, em entrevista ao Diário de Natal, o rompimento do seu partido com a prefeita Micarla de Sousa [PV]. De acordo com Motta, o objetivo do PMN é lançar um candidato próprio à prefeitura da capital, nas eleições municipais de 2012. "Na minha opinião, não seria ético dar respaldo a uma gestora sabendo que iremos disputar a próxima eleição contra ela", afirmou o parlamentar. Durante a entrevista, Motta também anunciou as primeiras medidas administrativas que terá à frente da Assembleia, entre elas a realização de um concurso público e a criação de um órgão de defesa do consumidor; comentou a eleição da mesa diretora, prometeu agilidade na formação das comissões e enfatizou a parceria do poder legislativo com a governadora Rosalba Ciarlini [DEM].
Confira na integra a entrevista do presidente:
Quais as primeiras ações que o senhor pretende implantar à frente do poder legislativo estadual?
Vamos promover um concurso público, para readequar o quadro funcional da Casa. Além de qualificar nosso quadro de funcionários, que já é bem respeitado profissionalmente, pretendemos fazer o concurso para preencher esses cargos definitivamente e dar um suporte maior aos deputados. Primeiro, vamos fazer uma radiografia da Assembleia e ver onde há necessidade. Já pedi para o quadro técnico fazer um estudo para detectar os locais que possuem deficiências e precisam de pessoal.
A Assembleia mudou de patamar. Hoje tem uma TV em canal aberto, que mostra o trabalho dos deputados para a população. Como você avalia isso?
Diferentemente de como a governadora Rosalba Ciarlini [DEM] recebeu o Estado, nossa posição é bem cômoda, tendo em vista que a Assembleia Legislativa hoje é austera. É respeitada pela sociedade. É transparente. Veja que temos o canal aberto, para todo o Rio Grande do Norte. Além disso, vamos ter as rádios AM e FM. Vamos dinamizar o portal da transparência, para aumentar a interação com a população. Vamos fazer um painel eletrônico, para dar agilidade às votações. Vamos também implantar o Procon. São ações que serão imediatas, tendo em vista que temos um mandato curto. Teremos que correr contra o tempo.
Durante a mensagem anual, a governadora Rosalba Ciarlini [DEM] convocou os deputados para ajudar a "sanear as dívidas do Estado". Como a Assembleia pode contribuir com o governo nessa situação financeira tão delicada?
A Assembleia será parceira do governo, respeitando, porém sua independência. Daremos total respaldo. Temos deputados de oposição, que não farão oposição ao Estado. O que vier para sanear as contas públicas, tenho certeza, será aprovado pelo plenário. Vamos aguardar essas medidas chegarem, para debater, discutir e corrigir eventuais distorções, caso ocorram. A AL será parceira do Estado. Está aqui para colaborar. Tenho certeza que o governo não terá nenhum problema de relacionamento com a Casa.
O senhor acredita que o governo terá maioria em breve?
Ter maioria ou não ter maioria é muito relativo. Muitos deputados se dizem independentes. E os da oposição não vão fazer oposição por oposição. Isso é natural. Estou indo para o sexto mandato. Já vi muitos governos iniciarem com minoria no plenário e depois conquistarem a maioria. Mas, eu não queria nem levar para esse lado. Queria tratar o plenário como um todo. Tenho certeza que o plenário irá ser sensível às mensagens que o governo mandará para a Assembleia Legislativa.
Apesar de o senhor ter sido eleito presidente da Assembleia com os 24 votos dos deputados, houve certa insatisfação dos deputados novatos com o modo como foi formada a mesa. No final, um deles, Dibson Nasser [PSDB], ficou com a 4ª secretaria. Ficou algum conflito na Casa, após todo esse processo?
Não. De forma nenhuma. Inclusive, quero agradecer aos deputados Fábio Dantas e Nélter Queiroz, que retiraram suas candidaturas e colocaram um nome consensual. Já que não houve disputa para nenhum cargo da mesa-diretora, não houve conflito. Inclusive, se tivesse, ficaria uma situação muito complicada para mim. Recebi os votos dos 24 deputados. Como eu poderia escolher entre um ou outro, se ambos votaram comigo? Se houvesse disputa, eu não iria votar.
Definidos os cargos da mesa, como vão ficar as comissões?
A primeira etapa foi superada, que foi a eleição da mesa. Não houve trauma. Da mesma forma, vamos tratar esse assunto das comissões, como os partidos também vão indicar os líderes. Nessa atual legislatura, há um fator peculiar: sete partidos que fizeram somente um deputado cada. Então, eles deverão se aglutinar em blocos para indicar os líderes, para ter votos no colegiado. Por tanto, isso é uma coisa interna do plenário que deverá ser definida antes [da definição das comissões].
Existe um prazo para a definição das comissões?
Não. Mas devemos fazer esse trabalho em um brevíssimo espaço de tempo. Queremos que, o mais rápido possível, as comissões comecem a atuar e fazer suas reuniões. Inclusive, são reuniões que serão transmitidas pela TV Assembleia.
O senhor acredita que, neste ano, vai ser possível criar uma rotina de trabalho para as comissões se reunirem ordinariamente?
Realmente, nós tivemos dificuldades na assiduidade dos deputados nas comissões. Mas, espero, até com a ajuda dos deputados que estão chegando, que nós possamos realmente dar agilidade às comissões para funcionar 100%, como funciona nosso plenário. Raramente não temos quórum. A assiduidade tem sido muito boa no plenário e pretendemos levar isso para as comissões.
A governadora tem dito reiteradas vezes que recebeu uma "herança maldita" do governo passado. A que o senhor atribui a situação financeira descrita por Rosalba?
Não estou aqui para atacar ninguém. Agora, claro que a situação do estado é muito difícil. Para colocar essa casa em ordem, tem que ter austeridade. Tem que tomar medidas amargas. Mas, em um futuro muito próximo deveremos ter mais investimentos. O governo pode dar uma alavancada boa na economia. O montante de dívidas é assustador. Eu não estou aqui para falar do governo passado. Eu quero olhar para frente. Agora, claro que a culpa da situação do governo do Estado não foi culpa da Assembleia, que colaborou naquilo que foi possível. A administração passada sabe disso. Esperamos agora as medidas que serão enviadas à Assembleia pelo atual governo. Tenho certeza que as propostas boas serão aprovadas.
O senhor já teve alguma conversa com a governadora sobre quais serão os primeiros encaminhamentos do governo á Assembleia?
Não. O período legislativo começou há pouco tempo. Mas, terei a primeira conversa com a governadora e com a equipe de governo para que analisemos as primeiras matérias que serão encaminhadas ao legislativo.
Na sua opinião, quais projetos do governo a Assembleia deve apoiar?
O enxugamento do Estado. Você vê que a máquina está inchada. Tem que haver um enxugamento. Tem que haver uma queda do limite prudencial, para trabalharmos os projetos.
Na Assembleia, haverá algum enxugamento, alguma contenção de gastos?
A Assembleia é enxuta. Está totalmente dentro da legalidade. Talvez seja uma das poucas do Brasil. São bem diferentes as condições em que Rosalba encontrou o governo de como eu encontrei a Assembleia.
O que o eleitor pode esperar da sua atuação à frente da Assembleia?
Dedicação total. Eu vou dar tudo de mim. Eu sempre fui o primeiro deputado a chegar na Casa e um dos últimos a sair. Dediquei-me de corpo e alma como primeiro secretário, cuidando da parte administrativa da Casa. Eu quero dar ainda mais transparência da nossa Assembleia para a população.
O senhor tem planos de lançar seu filho como candidato a vereador de Natal em 2012?
É natural que os políticos deem continuidade ao seu trabalho por meio de seus sucessores. José Agripino está sucedendo Tarcísio Maia... As famílias todas... Se eu for citar aqui, vou falar de todo o plenário da Assembleia Legislativa. Possa ser que eu lance um sucessor meu, que já está na idade. Mas isso ainda não está definido. Mas é natural. Seria estranho se um político não desse continuidade ao seu trabalho por meio de seus sucessores. Por tanto, vejo isso com muita naturalidade, a sucessão dos filhos, dos sobrinhos, enfim...
O PMN fez parte do grupo político que elegeu a prefeita de Natal, Micarla de Sousa [PV], em 2008. Para 2012, quais os planos do partido?
O PMN tem se reunido. Nós estivemos conversando com nossos companheiros. O nosso projeto é lançar candidatura própria à prefeitura de Natal. O nome será aquele que estiver melhor situado, eleitoralmente. Claro, queremos parcerias políticas. Mas, eu digo com convicção que nosso projeto hoje é termos um candidato a prefeito de Natal.
O PMN ainda se vê como aliado da prefeita Micarla de Sousa?
O relacionamento do PMN com a prefeita não é bom. Houve fatos e turbulências. Ao longo desse período, conversei com colegas do diretório municipal e percebi que não existe aquele clima bom que existia durante a eleição. Da mesma forma que aconteceu com o DEM, o PR.... O PMN é um partido normal como os outros, então é natural que ocorra isso.
Quais fatos e turbulências prejudicaram essa relação?
Houve fatos no que diz respeito ao secretariado municipal. Alguns pontos de vista são diferenciados. Esses são detalhes que a cúpula do partido vai se reunir para avaliar. Agora, digo uma coisa: o nosso projeto para as eleições de 2012 é lançar candidato próprio. Na minha opinião, não seria ético a gente dar respaldo a uma gestora sabendo que iremos disputar a próxima eleição contra ela. Vamos trabalhar para eleger o próximo prefeito de Natal. Qual partido não quer administrar a capital? O deputado Fábio Faria seria um bom nome, mas não há nada definido.
O vice-governador Robinson Faria declarou que não considera o secretário municipal de Esportes, Chagas Catarino [PP], como indicação do grupo dele na prefeitura. Ele disse que é da cota pessoal de Micarla. Tem alguma outra indicação do PMN na prefeitura? O partido participa de alguma outra forma?
Não tenho conhecimento. Pode até ser que ocorra, mas que seja do meu conhecimento não. Até porque também me consta que o PMDB está dando um apoio administrativo sem compromisso político para 2012. Portanto, se o vereador está na cota da prefeita, é uma decisão pessoal dela. Vejo isso com naturalidade.
Na sua opinião, o PMN deveria se afastar, já neste momento, da prefeitura?
Se o partido vai lançar um candidato a prefeito, acho que temos que ser éticos e não participar. Mas, se houver alguma questão pessoal da prefeita com alguém do partido não vejo motivos para criarmos dificuldades. A minha opinião é essa.
A reforma política voltou a ser pauta nacional. Qual a sua visão sobre o assunto? O que o senhor acha que poderia mudar com esta possível reforma?
Acho que tem que existir. Acho errado um deputado que deseja sair de um partido ter que ficar por obrigação. Acho que deve existir uma janela. Agora, devem existir critérios para que haja mudanças partidárias. Os partidos têm que ter substância, musculatura. No que diz respeito às eleições, temos que ver como seria o voto distrital, o distrital misto. Para mim, o distrital não é bom, pois não sou representante maciço de uma região. Minha votação é no estado inteiro. No distrital misto, eu poderia me sair melhor. Vejo com esse tipo de preocupação.
Tem também a questão do financiamento público de campanha. Também sou a favor da implantação da janela partidária. Espero que isso ocorra o mais rápido possível.

Fotos da Simultânea








O Xadrez e a Lei



Ontem, durante a Simultânea com o MF Francisco Cavalcanti, um registro das presenças dos promotores de Justiça, Eny Moura (camisa marrom) e Alexandre Cesar, com o enxadrista Fernando Melo, em foto de Klebber Dias.

Simultânea durou 5 horas













O campeão paraibano MF Francisco Cavalcanti precisou de cerca de 5 horas para ministrar a simultânea na boite do Esporte Clube Cabo Branco contra 29 enxadristas, sem sofrer nenhuma derrota. Foram 20 vitórias e nove empates. Vejamos, inicialmente com quem ele empatou:
Antonio Dutra, Renato Araujo, Fernando Melo, Luis Tomaz(13 anos), Alexandre Teófilo (12 anos), Alexandre Ferreira (RN), Severino Pontes, João Alves e Silvio Sá (última partida).
Abaixo, os demais participantes:
Silvio Martins, Teresa Luengsten, Alexandre Cesar, Eny Moura, Izulamar Almeida, Bruno Leite, Luis Rocha, Marcio Rolim, Jacinta Maria de Souza, Carlos Tadeu Sampaio, Hamilton Nobrega, Wendel Nóbrega, Lucas Monteiro, Iara Luiza, Luciano Machado, Emily Princila, Ermely Gomes, Vandetonio Almeida, Humberto Moura, Herbert Paulo.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, vai à Aracaju com governadora Rosalba

O deputado Ricardo Motta vai integrar a comitiva do Estado que irá participar do Fórum dos Governadores do Nordeste em Aracaju nesta segunda-feira [21].
Ricardo foi convidado pela governadora Rosalba Ciarlini para participar das reuniões do Fórum, que terá como tema central a erradicação da pobreza.
A presidenta Dilma Rousseff estará presente ao evento.

Café da manhã





Enquanto toma seu café da manhã, aproveite e examine esse diagrama. As brancas jogam. O que pode acontecer? É o que nos mostra hoje o blog de Susan Polgar.
.

Simultânea é hoje



Logo mais, às 14 horas, na boite do Esporte Clube Cabo Branco, Miramar, teremos a simultânea ministrada pelo atual campeão paraibano, MF Francisco Cavalcanti (foto). Restam poucas vagas das 40 estabelecidas. Os interessados que ainda não se inscreveram devem chegar meia hora antes do início para fazer a inscrição de 15 reais. O curioso é que Cavalcanti não questiona a força dos adversários, ou seja, qualquer um que queira enfrentá-lo esta é a chance. Lembramos que não será permitido o uso do telefone celular para quem estiver jogando. Os participantes precisam levar jogo de peças. A simultânea está prevista para terminar 4 horas depois. A entrada é franca para quem quiser assistir. Participe e prestigie o Xadrez!
Tivemos ontem 212 visitas, sendo 205 Brasil.