
Entre as presenças, os senadores José Agripino, João Faustino, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, os deputados federais Betinho Rosado, Fábio Faria, Felipe Maia, Rogério Marinho e o deputado eleito Paulo Wagner, além dos presidentes do TJRN – desembargador Rafael Godeiro, do TCE, Valério Mesquita e da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins.

O primeiro secretário da AL, deputado Ricardo Mota, fez a leitura dos termos de posse, assinado por Rosalba e Robinson. Em seguida, a presidente da Assembléia fez a entrega da bandeira e da Constituição do estado do RN à Rosalba e ao vice. Na oportunidade, Márcia Maia também entregou um buquê de rosas à governadora.
Pronunciamento

A governadora lamentou a desordem orçamentária e descontrole financeiro do governo anterior. “A comissão que designei para fazer um levantamento da real condição financeira do RN, constatou que existem fortes indícios de manipulação ilegal e indevida de recursos para fins diversos. Iniciaremos com a difícil tarefa de verificar o dano causado à saúde financeira do estado. Malgrado as atuais e sérias dificuldades financeiras do Estado, agravadas dramática e publicamente nos últimos dias, uma gestão pautada pela irresponsabilidade”,criticou.
Em seu pronunciamento, destacou a necessidade de medidas para sanear problemas principalmente nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. Sobre a Saúde, Rosalba disse que é um setor que clama por socorro e remédio: “O cenário de desumanização não se harmoniza com o montante expressivo de recursos alocados ao estado pelo SUS, o que evidencia grave distorção gerencial de todo o aparato de saúde pública no estado”.
Quando mencionou a questão da educação, disse que iria devolver o aluno à sala de aula e ao estudo e para isso o magistério seria convocado para liderar um grande pacto envolvendo governo, alunos, professores, familiares e toda a sociedade. “A educação pública no Rio Grande do Norte vai superar seu próprio desafio, e dar o salto de qualidade que dela a sociedade espera”, disse.
Rosalba disse ainda que a prática administrativa será de racionalizar não só custos e despesas, mas até idéias e projetos, definindo o que for prioritário. A governadora também falou da relação que pretende ter com o governo federal. “Nada afasta o Rio Grande do Norte da presidenta Dilma Rousseff, a quem o RN manifesta seu respeito e a expressão de justificada confiança”, disse.
Ela também lembrou sua experiência política e administrativa como prefeita de Mossoró e senadora. Logo após seu discurso, ao encerrar a sessão solene, a deputada Márcia Maia parabenizou a governadora e o vice pelo êxito e se colocou à disposição para colaborar com a gestão. Márcia Maia fez uma menção especial ao vice Robinson Faria, que presidiu o parlamento estadual nos últimos oito anos.
Ao final da cerimônia houve a execução do hino do estado do RN. Encerrada a sessão, a governadora e o vice se deslocaram em carro aberto ao Salão Nobre do Palácio da Cultura, atual Pinacoteca, para a transmissão do cargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário