terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A importância do Xadrez

 

O Xadrez é um dos meios educacionais mais poderosos disponíveis para fortalecer a mente de uma criança. É bastante fácil aprender a jogar. A maioria das crianças com 6 ou 7 anos pode seguir as regras básicas. Até mesmo crianças com 4 ou 5 anos podem jogar. Como no aprendizado de um idioma ou música, o início precoce pode ajudar a criança a tornar-se proficiente. Porém, qualquer que seja a idade do indivíduo, o Xadrez pode aumentar a concentração, a paciência e a perseverança, como também desenvolver a criatividade, a intuição, a memória e, mais importante, a habilidade para analisar e deduzir a partir de um conjunto de princípios gerais, aprendendo a tomar decisões difíceis e a resolver problemas de maneira flexível. 

 História

O Xadrez é um jogo clássico de estratégia, inventado há mais de 1.500 anos na Índia. A lenda diz que o soberano da Índia pediu aos sábios que inventassem  um modo de tornar as crianças da família real melhores pensadores e melhores generais no campo de batalha. O Xadrez foi o resultado. Nos séculos que seguiram sua invenção, o jogo se espalhou por todos os países do mundo. Enquanto incontáveis outros jogos desapareceram, o Xadrez se mantém vivo.

Concentração

Aos jogadores jovens, sem experiência, o Xadrez ensina as recompensas da concentração, como também prevê penalidades imediatas para lapsos. Poucas ferramentas pedagógicas fornecem avaliação tão rápida. Um deslize na concentração pode conduzir a um erro simples, talvez até mesmo ao fim do jogo. Somente um jovem enxadrista focalizado, paciente e persistente manterá resultados estáveis – características que são igualmente valiosas para um bom desempenho na escola, especialmente em exames escolares.

Benefícios sociais

 
Nas escolas, o Xadrez serve, frequentemente, como ponte, reunindo crianças de sexos, idades e raças diferentes em uma atividade que todos podem desfrutar. O jogo ajuda a construir amizades individuais, bem como o espírito escolar quando as crianças competem juntas como um time contra outras escolas. O Xadrez também ensina sobre esportividade – como ganhar com cortesia e não desistir após uma derrota. Para crianças com necessidades de ajuste, há muito exemplos em que o Xadrez conduziu ao aumento da motivação, melhor comportamento, melhora na auto-imagem e até mesmo maior freqüência escolar. O Xadrez provê uma saída social positiva, uma atividade recreativa saudável que pode ser aprendida com facilidade e desfrutada m qualquer idade.

Personalidades

Ao longo do tempo, só faz aumentar a lista de personalidades que de uma maneira ou de outra manifestaram ou manifestam seu interesse e respeito ao Xadrez. Vejamos alguns nomes: Charles Chaplin, Heitor Villa Lobos, Sting, John Lennon, Edgar Allan Poe, Jorge Luis Borges, Karl Marx, Machado de Assis, Oscar Wilde, Stefan Zweig, William Shakespeare, Lenin, Napoleão Bonaparte, João Paulo II, Sigmund Freud, Albert Einstein, Betrand Russel, Gabriel Garcia Marques, Samuel Beckett. (Todas as informações desta coluna de hoje foram extraídas do excelente livro – A importância do Xadrez – do MI paulista Rubens Filguth, organizador de todos os textos.

Aula de Xadrez
 

Para aprender xadrez não existe obstáculo quanto à idade. Muitos começam aos 4 anos. Existem jogadores com 80 anos, jogando bem. Qual é o esporte que consegue isso? Aprenda a jogar, tenha você a idade que tiver, seja homem ou seja mulher. Ligue para 3226.2685 e acerte os detalhes. As aulas serão ministradas na Av. Umbuzeiro, 52, Manaíra. Lembre-se: aprender xadrez melhora a qualidade de vida em muitos aspectos, sem esquecer que ele tem o poder de fazer as pessoas felizes. 
 
Visite o blog Reino de Caíssa: http://reinodecaissa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário