quinta-feira, 13 de julho de 2017

The newest northeastern GM Yago Santiago ( O mais novo GM Nordestino Yago Santiago )

   
 Yago Santiago Alcançou o elo fide de 2500, no "Live Rating", após vencer ontem sua partida na 3ª rodada do III Magistral de xadrez vilha tehuelches 2017, no Chile, e, com já detém as 3 normas, deve ter assegurada a sua condição de mais novo grande Mestre de xadrez do nordeste do Brasil!

Biografia

    Filho do jornalista Vandeck Santiago e da aromaterapeuta Maria Gorethi Barbosa de Moura, Yago Santiago recebeu as primeiras orientações de como jogar xadrez com o pai aos oito anos de idade e sua primeira participação em xadrez de competição ocorreu quando ele tinha dez anos de idade, com o incentivo paterno. Com facilidade de aprender e fazer cálculos de variantes rapidamente, hoje se destaca com um estilo de jogo agressivo.

   Os grandes mestres que mais o influenciaram foram Kasparov, Alekhine e Fischer. Na literatura enxadrística, as obras preferidas são Meus Grandes Predecessores de Kasparov e Zurique 53 de Bronstein. Santiago considera Henrique Mecking o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos. As partidas favoritas de sua carreira são aquelas contra os GM's André Diamant e Alexandr Fier na Final do Brasileiro de 2009. Em suas partidas oficiais, Santiago tem uma especial predileção pela Defesa Siciliana. Ministrou ainda diversas partidas simultâneas, dentre elas contra os alunos do Colégio Mundial em Natal.

   Em 2009 foi campeão absoluto do Nordeste do Brasil após vencer o II Memorial Governador Miguel Arraes, evento mais conhecido como "Nordestão".[1] No mesmo ano alcançou o título de Mestre FIDE com um rating oficial de 2.274 pontos. Em 2010 foi novamente campeão absoluto do Nordeste após vencer a terceira edição do Nordestão.[2]

    Santiago já venceu dois abertos do Brasil que são torneios nacionais nos quais a participação é livre a todos os enxadristas, sejam eles brasileiros ou de outros países. No torneio de Osasco, realizado entre 20 a 22 de abril de 2012, foi vice-campeão, sendo que o campeão foi o GM paraguaio José Fernando Cubas.

   Em 22 de junho de 2012 tornou-se o primeiro pernambucano a conquistar o título de Mestre Internacional e o primeiro enxadrista nordestino a realizar tal façanha representando uma federação do Nordeste do Brasil. Após se tornar vice-campeão do Campeonato Sulamericano de Xadrez, na categoria Sub-20, realizado em Assunção, a capital do Paraguai.[3] Santiago terminou o Sul-Americano empatado com sete pontos com outro brasileiro, o MI Evandro Barbosa, de Minas Gerais. No critério de desempate, Barbosa ficou o título de campeão e Santiago, de vice, o que lhe garantiu o título de Mestre Internacional.[4]

    Em 1972, o cearense e bicampeão brasileiro Hélder Câmara foi o primeiro enxadrista nordestino a conquistar o título de Mestre Internacional, porém representando a federação de São Paulo. O mesmo pode ser dito do maranhense Rafael Leitão e do cearense André Diamant, atuais GM's. Santiago é o primeiro a obter o título representando uma federação nordestina.

   Atualmente não dispõe de treinador ou patrocinadores, entretanto, durante os Jogos Abertos do Interior das cidades de São Paulo, foi patrocinado pela cidade de São Caetano do Sul.

É torcedor do Sport Club do Recife.

Títulos conquistados

Em 2007, na final do Campeonato Absoluto Brasileiro (aos 15 anos de idade).
Em 2008, campeão de dois abertos do Brasil.
Em 2008, campeão pernambucano.
Em 2009 e 2010, bicampeão invicto do Memorial Governador Miguel Arraes (Nordestão).
Em 2012, vice-campeão do Campeonato Sulamericano de Xadrez, na categoria Sub-20.






Nenhum comentário:

Postar um comentário