sábado, 15 de julho de 2017

Especial MF Neri Silveira!

     

       Bem amigos, amante do xadrez, vim falar desse meu amigo Neri da Silva Silveira Filho, aonde deixa saudades em sua vasta analise combinatória, aberturas meios e fim de jogo, a tendencia que muito falam por ai é que quanto mais a pessoa fica velha mais o xadrez cair, no caso do Mestre Neri da Silva Silveira Filho era diferente quanto mais ele ficava velho mais ele jogava o fino do xadrez, pra mim e pra muitos do nordeste considerado o melhor preparado em teoria do xadrez.

        O Mestre FIDE Neri da Silva Silveira Filho. Nasceu em Pelotas (RS) em 02/05/1946. em 1965. Neri conquistou o titulo de campeão gaúcho.
Nos anos de 1970, radicou-se na cidade do Rio de Janeiro. No Rio, foi vice-campeão carioca de 1974 em Match-desempate com Carlos Eduardo Gouveia ( o campeão ). 
Os dois representaram o Rio de Janeiro no campeonato brasileiro 1975. realizado em Caxias do Sul (RS), quando Eduardo Gouveia conquistou seu primeiro titulo no Brasileiro.
Nos anos de 1980. Neri Silveira morou na cidade de Recife, capital de Pernambuco. Depois, radicou-se em Natal. capital do Rio Grande do Norte. Foi a maior fase da sua carreira enxadrística. 
      Foi a maior fase da sua carreira enxadrística. Foi campeão brasileiro de veteranos de 2013, campeão pan-americano de veteranos também em 2013. Conquistou o título de campeão potiguar (RN) cin vezes: 2004,2005,2006,2013 e 2014.

        Aparti de hoje trarei muitas das grandes partidas do Mestre Neri da Silva Silveira Filho. E logo de começo estou trazendo uma bela partida  de 1965 na cidade de Pelotas aonde ele foi campeão neste mesmo ano estadual do estado do Rio Grande do Sul. Nesta primeira partida esta o lendário adversário GM Henrique Costa Mecking, Teve seu auge no ano de 1977, quando foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo, superado apenas por Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi.
     
       Aos 16 anos de idade Mestre Neri da Silva Silveira Filho já mostrava o seu talento do xadrez contra o GM Mequinho,





Nenhum comentário:

Postar um comentário