quinta-feira, 17 de agosto de 2017

STL Rapid & Blitz, 2: Nepo reivindica couro cabeludo de Kasparov

   Ian Nepomniachtchi ganhou um choque dramático com Garry Kasparov para se tornar o primeiro jogador a vencer o ex-Campeão do Mundo em um jogo avaliado desde Veselin Topalov em 10 de março de 2005. Como se isso não bastasse, Ian também é o único líder e o Apenas jogador invicto restante após seis rodadas do St. Louis Rapid e Blitz. Garry tirou os jogos restantes e lamentou que, há 20 anos, ele poderia ter marcado 3/3 para o dia. Em outro lugar, Hikaru Nakamura e Vishy Anand corresponderam aos 2/3 de Nepo, com quatro jogadores agora dentro de um ponto do líder.

Nepomniachtchi fez o que os outros só podem sonhar até agora - vencer Garry | Foto: Lennart Ootes, Grand Chess Tour

O St. Louis Rapid e Blitz continua a ser tenso e imprevisível, sem nenhum jogador conseguindo marcar mais do que uma única vitória no Dia 2. Você pode jogar através de um jogo com análise de computador clicando em um resultado no seletor abaixo ou pairando Sobre o nome de um jogador para ver todos os seus resultados e emparelhamentos:




Com ninguém mais marcando o mundo em St. Louis, o argumento mais convincente continua a seguir as aventuras da lenda de xadrez Garry Kasparov.

Primeiro, o Kasparov foi Levon Aronian ...






... quem começou seu jogo 1.d4 Nf6 2.Bf4 :

Minha preparação era simples - jogue algo com o qual Garry talvez não estivesse familiarizado, porque a teoria seguiu em frente e o bf4 ridículo que eu prometi em diferentes ocasiões para nunca mais jogar, está se tornando moda!

Ele também mostrou sua idade, gastando 7 minutos no excelente 10 ... d4! , O tempo que ele admitiu mais tarde foi gasto calculando as consequências obscuras de 11.Ne4 !? Qd5 e um sacrifício de troca que nunca aconteceu.



A gestão do tempo tem sido o problema de Garry até agora, embora possa não ser inteiramente fraco para a enferruza. As coisas também evoluíram nessa arena. Alexander Grischuk explicou em uma entrevista alguns anos atrás :

Muitos especialistas dizem: "Alexander quer encontrar o melhor movimento em cada posição". Essa abordagem funciona contra você?

De certa forma, talvez, esse método se tornou obsoleto. Quando eu aprendi a jogar xadrez, pensei que havia um melhor movimento em cada posição e você pode encontrá-lo, mas agora, com a aparência e propagação de computadores, ficou claro para todos que, em muitas posições, há um certo número de movimentos que são Igualmente forte. Por muito tempo que você pense no quadro ou analise depois, é impossível entender qual movimento é o melhor.



Atualmente, Garry tem pessoas para gerenciar seu tempo ... | Foto: Estúdios Spectrum,  Grand Chess Tour
Aronian disse que estava "adormecido" durante o jogo e ele passou por alto os 12 ... de Kasparov ... Qg6! No jogo que se seguiu, mas, apesar de ser forçado a ir para um final pior, ele admitiu que a situação do relógio o encorajava a correr riscos:

Garry estava atrasado, então acho que esse é o seu truque usual, e pensei, bem, eu tenho que tentar tirar proveito disso, embora a posição não tivesse nada que sugerisse que eu deveria tentar, e Acabei perdendo um peão ...

Levon estava com um peão em um final de cavaleiro, e com a avaliação de tais terminações geralmente considerado como sendo o mesmo que para fins de penhores puros, ele estava muito perto da derrota. Ele sentiu que ele tinha apenas compensação suficiente com seu rei ativo, mas Garry tinha certeza de 39 ... Nb3 + em vez de 39 ... Nd7 estava apenas "ganhando no local". No jogo, no entanto, Kasparov logo deixa toda sua vantagem escapar com 40 ... Kg4?


Um trapaceiro consumado como Aronian não sentiria falta de 51.h3 +! Kxh3 52.Nxg5 + Kxg3 e um sorteio foi acordado, já que o queenside de Kasparov está prestes a ser completamente eliminado.



A rodada 5 foi uma rodada sangrenta com quatro jogos decisivos e apresentou o momento decisivo do torneio até agora. O oponente de Garry foi Ian Nepomniachtchi, que depois falaria do jogo, "a qualidade da nossa peça não era tão alta", mas os adeptos de xadrez não poderiam ter pedido mais. Primeiro conseguimos uma abertura ousada, com Garry indo para a linha 5.h4 contra o Grünfeld.

Como prometi joguei de forma mais agressiva - eu até joguei h4 com Nepomniachtchi. Eu queria uma grande luta. Eu queria entreter todos!

Nepomniachtchi sabia que ele tinha seu trabalho cortado ...



O xadrez é divertido ... | Foto: Estúdios Spectrum,  Grand Chess Tour
... mas disse depois que ele teve a sorte de analisar a abertura para o White há alguns anos, mesmo que ainda fosse o primeiro a se desviar. Ele admitiu que quando ele jogou 18 ... a5? Ele conseguiu combinar movimentos de dois planos viáveis ​​para um plano que não funcionou:


19.b3! Foi a mosca na pomada, atingindo c4 e preparando a idéia de Bxb5 e e6. Nepo não teve escolha senão continuar 19 ... c3 20.Bxb5 cxd2 21.e6 0-0 até chegar à posição em que Kasparov se arrependeu mais do jogo do dia:


Ele comentou:

O 2º jogo foi um apagão. Quando joguei 22.exd7,  não consegui entender o que aconteceu. Depois de 22.Bxd7, eu não diria que ele deveria se demitir, mas estava perto. Depois de exd7, é igual aos erros como eu fiz em blitz no ano passado, porque basicamente provavelmente de +2 eu me mudei para -1, e quando ele jogou 22 ... Nc3! Eu simplesmente fui, "O que aconteceu com o peão no e6? Eu tive um peão passado em e6!"

O penhor em d7 logo foi arredondado, quando Black foi o único a pressionar, com Kasparov retornando novamente e novamente ao tema:

Com Nepomniachtchi, espero poder dormir esta noite com este quadrado d7. Como eu poderia desistir do meu peão na e6 - o peão que teria decidido o jogo de outra forma?

Obviamente, chacoalhado pelo que aconteceu, Kasparov encontrou uma boa ideia, mas misturou a ordem de movimento, desde 33. Rxe8 34.Bf7 35.Rh1 teria sido bom. Em vez disso, ele jogou 33.Rh1 , 34. Rxe8 e 35.Bf7 , que atingiu um sucesso de sucesso:


Nepo lembrou-nos tudo o que ele é um monstro tático com 35 ... Re3 !! E não há nada que Kasparov poderia fazer para salvar o jogo. São sempre os pequenos caras que sofrem:

Ele renunciou após 36.fx3 Qxg3 + 37.Kf1 f3! E não havia companheiro de parada em g2 ou e1.


Ian Nepomniachtchi foi o primeiro homem a conquistar um jogo classificado contra a Besta de Baku desde 10 de março de 2005, quando Veselin Topalov fez o anúncio de Garry Kasparov de sua aposentadoria, um caso ainda mais sombrio, ganhando uma posição marcada em seu jogo da última rodada em Linares . Ian comentou (com a emoção de tirar o melhor de sua gramática inglesa):

Realmente se sente ótimo jogar Garry, então, é claro, é duas vezes melhor para ganhar um jogo contra ele!

Esse não foi o fim do dia de Garry, embora no momento ele desejasse que fosse: "Eu pensei que não seria capaz de jogar o último jogo". Seu oponente fez uma ocasião especial, já que ele estava jogando quase seu 80º jogo contra um rival que ele encontrou pela primeira vez há 26 anos em 1991: Vishy Anand.

Veteranos da Primeira Guerra Mundial das trincheiras de xadrez | Foto: Lennart Ootes,  Grand Chess Tour


Outro momento histórico deste evento histórico | Foto: Estúdios Spectrum,  Grand Chess Tour

Na abertura, Vishy abaixou o desafio de um Najdorf jogando o 3.Bb5 siciliano, trazendo um sorridente sorriso de Garry. Vishy explicou mais tarde:

Eu tentei jogar algo com o qual ele não estivesse familiarizado - esses tipos de esquemas com Nc3, Nfd2. Eu não percebi que eles eram bastante estranhos até muito mais tarde, então pensei que iria por isso. Ele ficou muito bem ...

Na verdade, eventualmente, Kasparov entrou no sketch siciliano d5 e apenas Black poderia ser melhor. Hipnotizado pelo quadrado d7 em seus jogos até o momento em que ele assinalou outro incidente:



Aqui depois das 22 ... Rcd7 23.Qc3! O jogo terminou como um concurso, enquanto Garry sentiu que ele tinha mais:

No final novamente, 22 ... Rcd7 , este quadrado amaldiçoado. 22 ... Rc6 e White estão em grande problema!

Se o peão for para d7, é provável que os dias sejam numerados, embora talvez Vishy ainda seja um favorito para segurar - mais uma vez, ele teve uma vantagem de tempo significativo em relação ao seu oponente mais velho.

No entanto, esse não foi o final do jogo, pois quando os jogadores apertaram a mão, o árbitro rapidamente entrou e insistiu que eles primeiro alcançaram os 30 movimentos exigidos pelos regulamentos. Temos o prazer de informar que ele viveu para lutar outro dia 


Foi ótimo ouvir a camaradagem entre os jogadores depois, com Vishy respondendo da seguinte maneira quando perguntado sobre o desempenho de Garry:

Estou muito impressionado. Ele está jogando muito bem. Ontem eu nem tinha certeza de que deveria responder a esta pergunta porque eu era incapaz de marcar, mas hoje, o que posso dizer, quadruplicou minha pontuação ou algo assim! Isso foi bom. E, no final, conversamos como alguns veteranos da Primeira Guerra Mundial ou algo assim. Foi bom - ele ainda calcula, calcula, calcula, calcula. Ele está me dando todas essas longas filas do seu jogo com Aronian e reclamando que Aronian escapou, o que eu gostei muito!

Na verdade, Vishy quintuplicou sua pontuação de 1 a 5 depois que ele desenhou contra Nepomniachtchi e obteve sua primeira vitória do evento contra David Navara. O próprio Garry estava feliz com o desempenho geral e esperava continuar na mesma linha:

Eu vou me divertir e espero que, se eu conseguir uma posição vencedora, não vou tentar novamente. Hoje, gostaria que eu pudesse ter o mesmo número de movimentos que eu fiz ao longo de três jogos em um jogo. Houve muitos, bons movimentos, mas foi distribuído igualmente e não foi suficiente para fazer um bom desempenho.

... e dois sorteios, embora ele sentisse que poderia ter tido mais pontos se ele tivesse permanecido consistente durante os jogos dele:

Os primeiros 25 movimentos que joguei no melhor xadrez, os próximos 25 movimentos, provavelmente joguei o pior.

Havia mais eventos divertidos em outros lugares, então entregamos rapidamente alguns prêmios:

Ataque do dia: David Navara


Underdog David Navara | Foto: Lennart Ootes,  Grand Chess Tour
O tchèque, muito simpático. 1 tem tido um tempo muito difícil em St. Louis, embora isso não tenha sido inesperado. Como ele disse a Maurice Ashley:

Acredite ou não, mas este ano eu não joguei contra um único jogador que seria classificado mais alto que eu antes de St. Louis ... Eu nunca estou pronto para ir, os oponentes são mais fortes do que eu, eu entendo isso, mas eu Pode fazer melhor do que fiz até agora. Não sei, mas espero que mostrei melhores xadrez.

Bem, ele pode ser o último em 3/12, mas ele demoliu Sergey Karjakin no primeiro jogo do Dia 2. Primeiro ele sacrificou no h6, então ele aumentou calmamente a pressão, por exemplo, depois de 33 ... Re6 :


34.Rh4! Deixou Black doomed e o único desapontamento foi quando a renúncia aconteceu 40 Karjakin também poderia ter jogado em uma jogada para permitir o companheiro no quadro!

Le Quang Liem chegou perto de ganhar o prêmio por como ele derrubou Aronian, mas talvez ele perdeu alguns golpes ainda mais mortíferos, o que nos traz também ...

Citação do dia: Levon Aronian


A escolha de Levon Aronian de uma camisa lisa foi um pouco decepcionante no dia 2, mas, de outra forma, ele era tão extravagante como sempre | Foto: Estúdios Spectrum,  Grand Chess Tour
Além da cita "WWI veterns" de Vishy, ​​a maioria das melhores linhas veio, como de costume, de Levon Aronian. Ele descreveu seu dia da seguinte forma:

O primeiro jogo (contra Kasparov) Eu não estava acordado, o segundo jogo (vs. Le Quang Liem), eu estava muito acordado - eu estava tentando criar estragos, mas não era uma boa idéia. Eu deveria ter procedido com cautela em um momento, porque eu tinha uma boa posição, e o terceiro jogo (contra Fabiano Caruana) eu meio hibernado - lento, apenas coletando, algo que Yasser faria!

Foi apenas aquele terceiro jogo que ele ganhou. Suas segundas melhores cotações foram sobre o desempenho de Garry:

Tudo o que ele precisa fazer é fazer com que seus oponentes acreditam que ele é muito lento - algo que eu também acreditava - e isso vai funcionar!

Quando perguntado sobre como Garry vai se apresentar no blitz:

Provavelmente ele fará melhor no blitz porque ele será forçado a jogar rápido!


Ocorrências do dia: Fabiano Caruana

Embora Nakamura tenha afirmado que deveria ter vencido o jogo contra a Caruana, ele estava deixando um pouco dessa história, já que Fabi foi um afastamento da vitória nas fases finais:


Depois de 90 ... e1 = Q 91. Rxe1 Rxe1 92.Bb6, um sorteio foi acordado, uma vez que a troca extra não significa nada, mas 90 ... Rxg1! Foi uma vitória! O branco não é a tempo de forçar o Black a desistir de sua torre para o peão-a.


O Red Bull teve um pouco de sorte para escapar com um empate | Foto: Lennart Ootes,  Grand Chess Tour
Fabi conseguiu isso infligindo a única derrota em Leinier Dominguez na 5ª rodada, de uma posição em que a única questão parecia ser se o cubano não. 1 ganharia ou desenharia!


Então, depois de dois dias de xadrez rápido, os jogadores permanecem bem juntos, com Ian Nepomniachtchi um smidgen à frente do pacote:


O último dia de xadrez rápido é outra chance para um dos jogadores marcar sua marca antes de entrar em 18 rodadas de blitz nos últimos dois dias. Kasparov começa com White contra Navara e Le Quang Liem, e não há dúvida de que ele estará fora para marcar suas primeiras vitórias. Você não vai querer perder o show ao vivo a partir de 19:55 CEST !









Nenhum comentário:

Postar um comentário