domingo, 20 de setembro de 2015

COPA DO MUNDO: 4ª RODADA E A REPERCUSSÃO DA POLÊMICA ENVOLVENDO NAKAMURA

E o xadrez não para! Realmente temos uma verdadeira overdose durante a Copa. Uma pena apenas que as partidas sejam tão cedo. Nessas horas o meu fuso horário biológico ainda alterado ajuda. Como já estava de pé às 7h da madrugada, pude acompanhar toda a rodada. Aproveito, então, para resumir o que aconteceu de melhor e oferecer algumas análises aos leitores. E depois disso, claro, mais polêmica! O mundo do xadrez está em rebuliço depois dos incidentes entre Nakamura e Nepomniatchi.
Mas, antes, um pouco de xadrez. Eis o resumo, em ordem crescente de emoção.
Andreikin ½ - ½  Karjakin: Empate em 12 lances. Andreikin segue sua estratégia cínica de levar as partidas para as rápidas, que é sua especialidade. Realmente neste sistema sua desvantagem frente a Karjakin diminui, mas ainda assim acho o Karjakin mais forte na combinação rápidas + blitz. Mas, sinceramente, espero que o Andreikin receba o que ele merece na próxima partida.
Vachier ½ - ½ So: O francês se especializou em vencer a Berlinesa com um sistema um tanto insípido, levando a posição para um final com o par de bispos. Aqui ele tentou uma pequena variação da mesma estratégia. A vantagem acadêmica das brancas, entretanto, não foi suficiente para qualquer problema.
Giri - Wojtaszek: Giri repetiu uma variante que o Adams jogou comigo na Olimpíada de Istambul, mas não conseguiu qualquer vantagem. Bom resultado para o polonês, que sempre joga muito bem de brancas.
Jakovenko ½ - ½ Eljanov: Excelente partida. Eljanov, que tem 6 em 6 (contando com doses cavalares de sorte, é bem verdade) finalmente empatou uma. Mas teve que suar a camisa para conseguir esse meio ponto. Depois de empregar uma defesa duvidosa, caiu em inferioridade técnica em um final – especialidade do seu adversário. A maneira com a qual ele defendeu merece ser estudada por qualquer enxadrista que queira melhorar sua tenacidade. Veja as análises completas clicando aqui.
Nakamura 1 - 0 Adams: O “bad boy” Nakamura mostrou que não tem muitos problemas de consciência e venceu uma importante partida logo após o escândalo da rodada passada. Naka empregou uma novidade importante e conseguiu vantagem, mas a partida teve sua dose de imprecisões posteriormente. Quando o empate era o resultado mais provável, Adams errou e o nosso vilão predileto não mostrou piedade. Mais sobre ele em breve. Veja as análises clicando aqui.
Svidler 1 - 0 Topalov: Importante vitória do Svidler, um dos jogadores mais respeitados e admirados do circuito. Ao contrário de Naka, todos o consideram um autêntico “gentleman”. Topa escolheu jogar uma “hedgehog” e ficou pior, ainda que com possibilidades de complicar o jogo. Depois de algumas reviravoltas, Svidler ficou completamente ganho. Mas este não foi o fim das aventuras! Veja as análises clicando aqui e observe as dramáticas reviravoltas que ocorrem a partir da jogada 54.
Mamedjarov 1 - 0 Caruana: Uma partida estranha. O Lenhador jogou uma abertura irregular, mas encontrou Caruana bem preparado. O ítalo-americano rapidamente conseguiu vantagem. Mas seu jogo depois disso foi incompreensível para mim. Nunca tinha visto Caruana jogar tão mal. Em um dado momento seu treinador, se possível fosse, teria jogado a toalha. Deu pena de ver a sequência mortal de golpes aplicada por Mame no final. O Lenhador cortando a lenha no seu tradicional estilo. O final lembrou as melhores lutas de Mike Tyson. As análises completas estarão disponíveis amanhã, na seção “partida do dia”. Aguardem!
Ding Liren 1 - 0 Wei Yi: O aguardado duelo chinês não decepcionou. Fiéis aos seus estilos, ambos partiram para uma posição irracional, de puro cálculo. Até determinado momento, pareciam duas máquinas jogando. Depois, entretanto, nos lembraram que são, felizmente, humanos. Excelente partida para treinar o cálculo e merecedora de muitas horas de análise. Ofereço o meu humilde rascunho aqui.
Agora a polêmica...
Os leitores já sabem o que aconteceu no match entre Naka e Nepo, com o irascível russo entrando com um recurso contra a falta de ética do vilão nipo-americano. As redes sociais estão fervendo. Sugiro aos leitores que acompanhem o facebook do Emil Sutovsky (que atuou como comentarista na Copa) e do Jobava, ambos com discussões violentas, contando inclusive com a participação de GMs nos pitacos.
Nepo segue tuitando com ira. Ele declarou que é irônico que um dos membros da Comissão de Arbitragem seja o Azmaiparashvili, que em um Campeonato Europeu (que ele ganhou, por sinal), voltou deliberadamente um lance (com o consentimento do seu adversário, o gentleman e ingênuo Malakhov). Sinceramente, se uma crítica pode ser feita ao Nepo, é o fato de fazer muito barulho nas redes sociais e pouco na vida real. Pois, conhecendo o Azma de longa data como eu conheço, tenho certeza que tivesse esse tuíte sido reproduzido em palavras na sua frente, o resultado teria sido bem doloroso para o pobre Nepomniatchi (que é bem menor que ele em tamanho).
Mas a declaração mais pungente foi do Jobava. Sabemos que ele não mede suas palavras (nem seus lances). Reproduzo na íntegra sua declaração no facebook:
“Ok, few words about Nepo-Naka situation. hard to keep myself, so I decided to say few words. First, of course Jan should be in next round, no question about that( only mistake what he made, that didnt stop the clock and don't gave protest that moment). Second, Nakamura is dirty player, try tu use every chance to win the batlle (he forgets that this isn't real war and first of all chess was and I still hope gentelmen's game, but, unfortunately many players forget this...) Appeal commetee is absolutely impotent organ, I didnt wait something else but ironic focking bullshit words. I even don't understand, for what they are paid so big money?!”
Resumindo: ele disse que o Nepo merecia passar, que o Nakamura joga sujo e que não esperava nada do comitê de apelação, que não sabe para que serve além de pagar uma fortuna para seus membros...
[Jobava não poupou críticas a Nakamura] 

A minha opinião é que, se bem o Nepo errou ao não reclamar imediatamente, o erro maior foi dos árbitros. Eram 4 deles olhando a partida (!) e eles deviam ter parado imediatamente o relógio ao verificarem a ilegalidade. Do contrário, sinceramente, para que serve ter um árbitro ao lado da partida? A punição devida ao Nakamura não está clara: não sei se deveria perder imediatamente ou apenas receber uma punição de tempo. Mas os árbitros deviam ter agido. Enquanto isso, Nakamura segue avançando feliz na Copa do Mundo, enquanto o russo deve estar em uma baita ressaca rumo a Moscou...

Escrito por Rafael Leitão em 20.09.2015.

domingo, 13 de setembro de 2015

Porquê o xadrez pode e deve ser ensinado nas escolas?


 
Jogar xadrez garante muitos benefícios para os seus praticantes. O aprimoramento do raciocínio lógico e desenvolvimento de inteligência emocional são apenas alguns deles.
Outra vantagem que o xadrez oferece é o exercício cognitivo, que contribui para a concentração, a memória e o aumento a capacidade de planejamento. Desenvolver essas habilidades na criança torna-a ainda mais preparada tanto para as atividades escolares quanto para o convívio social.
Além disso, o xadrez também desenvolve a capacidade para tomar decisões, a paciência e também o respeito ao adversário, assim como a autoconfiança. 
O xadrez, mesmo tendo um forte apelo racional, se inclina também para outros aspectos. Lembre-se de que um praticante de xadrez que não tenha imaginação, versatilidade e jogo de cintura, não poderá desenvolver plenamente seus atributos pessoais e qualidade de jogo. Por isso, o jogo de xadrez é tão completo e ideal para crianças a partir de 5 anos. A prática enxadrística estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como: atenção concentração, raciocínio lógico, memória, organização de idéias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, etc... as crianças se desenvolvem muito bem no xadrez, apesar do esteriótipo de que xadrez é uma atividade para pessoas muito inteligentes ou ricas, É uma atividade muito socializadora e pode ser praticado por pessoas de qualquer classe social, idade, sexo, ou portadores de deficiências.

Vitória histórica do Chileno GM Cristobal Henriquez contra GM Gelfand na copa do mundo de xadrez!


Mauricio Domínguez Díaz
Presidente Club de Ajedrez Chile

" Declaração pública por marco histórico do Chile na copa do mundo de xadrez."

Santiago, 13 de setembro de 2015.

Mais uma vez, o clube de xadrez o Chile, por meio de seu diretório, tem o grande prazer de informar a opinião pública nacional e internacional a sua enorme satisfação devido a que o jovem e talentoso Mestre Internacional Cristóvão henríquez villagra conseguiu um marco histórico para O nosso país, ao ganhar e eliminar ao grande mestre israelita Boris Gelfand, no âmbito da disputa da Copa do mundo de xadrez, na cidade de Baku, Azerbaijão.
O GM Gelfand não só destaca por ser o actual número 13 do mundo, mas além disso por ter sido vice-Campeão do mundo, neste mesmo evento e chegando disputado a final perante o poderoso grande mestre viswanathan anand, várias vezes campeão do Mundo.
Desde a nossa pátria saudamos animado e fraternalmente ao nosso actual campeão do Chile Cristóvão henríquez villagra e ao seu treinador, o grande mestre Rodrigo Vásquez Schroder, ambos importantes parceiros do nosso clube o Chile, o mais antigo do país. Neste momento, o clube Chile abriu as suas portas para que a comunidade ajedrecística realizar este evento desportivo.
Nesta ocasião, queremos agradecer à ministra do Desporto Senhora Natalia Riffo Alonso e ao mindep pelo apoio prestado a ambos os atletas para poder viajar para este evento planetário, também, destacar o apoio da Fundação Fundacek E DA EMPRESA HT & bm aqueles que foram Contribuíram com os seus esforços para tornar possível esta vitória que honra ao nosso país prestigiándolo no concerto das nações, situação que se viu reflectida nos significativos elogios que manifestaram os comentadores e especialistas mundiais deste torneio planetário.

Com grande emoção, satisfação e agradecimentos a estes brilhantes ajedrecistas os saudamos muito cordialmente.

Maurícia Domínguez Díaz
Presidente Clube de xadrez Chile

domingo, 6 de setembro de 2015

A sensação do momento do xadrez mudial Vokhidov tem apenas 13 anos de idade!



Com 3 pontos em 4, o garoto de 13 anos Vokhidov Shamsiddin (2292), do Uzbequistão, classificado em 48 lugar na abertura, está agora em quinto lugar. Imagino que, pelo seu feito até agora, enfrentando adversários bem mais fortes, inclusive grandes mestres, é a grande revelação deste Mundial Juvenil 2015. que se realiza na Rússia.

domingo, 30 de agosto de 2015

GM Calsen perde á 2ª Sinquefield Cup 2015 e o GM Aronian Lidera!

Carlsen, Magnus (NOR) - Grischuk, Alexander (RUS)

0-1

3 Sinquefield Cup 2015 ronda 07


Comentário ao vivo por Nikolai Stavrev

Próximo desafio para o Campeão do Mundo em sua tentativa de ganhar o terceiro Sinquefield Cup 2015 - agora ele está enfrentando o super grande mestre russo Alexander Grischuk. Com peças brancas hoje, e com o excelente desempenho contra o mesmo adversário por 3-0 e 8 empates, Carlsen está em uma posição muito vantajosa. Por outro lado, Grischuk ganhou um jogo muito intenso ontem e é provavelmente muito confiante para o jogo dele hoje. Este será um jogo vale a pena assistir.
1. e4 Parece que Carlsen está preparado para uma luta aberta hoje
1 ... c5 2. Nf3 d6 3. d4 cxd4 4. Nxd4 Nf6 5. Nc3 a6 Pela segunda vez no torneio vamos testemunhar uma discussão teórica em Najdorf, realizada por adversários de hoje - Grischuk fez um empate com o branco contra Topalov , enquanto que Carlsen tinha uma bela vitória contra So.
6. Be2 e5 7. NB3 Be7 8. Be3 BE6 9. QD3 A idéia de branco é 10.Nd5 seguido por c4. Este plano de desenvolvimento tem sido popular sobretudo nos últimos anos, mas mais frequentemente branco joga QD3, sem Be3 - BE6
9 ... Nbd7 10. Cd5 (A idéia de branco nesta posição pode ser ilustrado por: 10 ... Bxd5 11. exd5 Tc8 12. c4 OO 13. OO Te8 14. QD2 BF8 15. Na5 Ce4 16. QB4 Nec5 17. QA3 QC7 18. B4) com a pressão do lado da rainha - isto é visto na prática de jogadores de xadrez muito menor classificação.
10 OO ... Agora, uma resposta a 11.c4 é o forte movimento 11 ... b5, que é também o principal movimento teórico. Mais casual para o branco é 11,0-0 comum para essa variação é uma estrutura do tipo: (11. OO Bxd5 12. exd5 Cc5 13. Nxc5 dxc5 14. Bf3) é claro, não é uma boa idéia para permitir е5- е4. O par de bispos eo peão passado protegido, é claro, são um fator que dá branco uma vantagem, mas, por outro lado, o preto tem uma posição sólida bloqueando o peão central.
11. OO Um jogo muito representativo para essa variação é Nakamura-Topalov, Grand Prix Thessaloniki 2013 - uma excelente jogada de Nakamura
11 ... Bxd5 12. exd5 Tc8 Isto parece mais flexível do que a escolha de Topalov 12 ... Cc5, que corrige a estrutura provavelmente prematuramente.
13. c4 NE8 A alternativa é 13 ... а5 seguido imediatamente ou logo pela B7-B6 e Cc5. Mais tarde, o preto pode mover Te8, BF8, G6 e Bg7, mas a sua posição é estreitada. Grischuk planeja f7-f5, que o branco pode se encontrar com 14.а4 а5 - não é uma boa idéia para permitir que o pino em а5 e agora 15.Bg4 e 15 ... Nef6 - 17. BH3
14. QD2 B6 (14 ... f5 Carlsen precisa para se reunir com 15. f4) 14 ... b6 impede preto da idéia não tão inocente de branco Na5 atacando o peão b
15. Rac1 Um movimento estratégico profundo, obviamente, com a idéia de que um monte de variações exigem o bispo em e2 para ser libertado da defesa em c4. Carlsen atrasa f2-f4 para agora, mas é quase definitivamente é planejado. Agora, por exemplo, que não é bom para preto para facilitar o controlo de E5 - 15 ... porque Cc5 de 16.f4! e se 16 ... f5, mesmo com 17.g4 vantajoso para abertura branco da posição.
15 A5 ... Mais profilática em muitas das variações - QB4. a5-a4 seria um enfraquecimento desnecessário, por agora, sem qualquer goalm particular e isso daria para uma boa mobilidade ao cavaleiro branco --a1-c2 b4
16. Na1 b5 é excelente como um posto avançado para o cavaleiro branco. Na primeira vista, a manobra-a1-c2 a3-b5 parece bastante demorado. Outra idéia plausível é b2-B4 e se axb4 - NC2. Em qualquer caso, é óbvio que o Campeão do Mundo enfatiza sobre o jogo no lado da rainha. (É provavelmente o momento de preto para mostrar alguma iniciativa: 16 ... f5 Seu desenvolvimento sonho seria:?! ... 17 17. f3 f4 18. Bf2 BH4 uma troca vantajosa, com certeza, para o preto na posição decorrentes , o que também lhes dá vantagem espacial. 19. Bd3 Bxf2 + 20. Qxf2 Qg5 seguido por Nef6, Rce8 e novas oportunidades com е5-е4 mesmo com um sacrifício de peão.)
16 ... g6 (16 ... g6 Em vez de desenvolver seu jogo gradualmente, branco pode agora agir de forma mais acentuada: 17. B4 e depois possivelmente: 17 ... f5 18. BH6 RF7 19. bxa5 bxa5 20. NB3 21 Ra8 . c5 com idéia de assumir c5 -!? d5-d6, e se ... 21 a4 - 22. c6 axb3 23. cxd7 Qxd7 24. axb3)
17. b4 NG7 18. bxa5 (após 18 ... bxa5 na variação: 19. NB3 NF5 20. Nxa5 (20. Qxa5 20 ... Qxa5 21. Nxa5 Nxe3 22. fxe3 Ra8 23. Nc6 Bg5) 20?. .. Nxe3 21. fxe3 Bg5 preto tem uma excelente compensação. Mas é improvável que Carlsen entraria para esta posição.)
18 ... bxa5 19. Bd3 Cc5 (Obviamente Grischuk não quer jogar 19 ... f5 para que o Campeão do Mundo teria provavelmente respondido com 20. F3 (20. f4 Ch5 21. g3 Nhf6 com excelente jogo) (20 .! BH6 Cc5 21. NB3 Nxd3 22. Qxd3 a4 23. ND2 Bg5 e se 24. Bxg5 Qxg5 seguido por Ch5), mas depois de 20 ... BH4 com a idéia f4, parece que o preto tem contra-jogo o suficiente. Por exemplo: 21. KH1 Ch5! 22. Rfd1 e4! 23. fxe4 f4)
20. BC2 (19 ... Cc5 Provavelmente por Carlsen isso não foi suficiente: 20. Bxc5 Rxc5 21. NB3 Tc8 22. Qxa5 Ra8 23. Qxd8 Rfxd8)
20 ... a4 21. Rb1 e4 (Boa opção também foi: 21 ... f5 e ganhar o peão não dá qualquer vantagem para o branco 22. QB4 (RB4 22. f4 23. Bxc5 Rxc5 24. Rxa4 F3) 22. .. f4 23. Bxc5 Rxc5 24. Bxa4 F3)
22. Bxc5 Rxc5 23. Bxa4 Rxc4 24. BC6 NF5 24 ... f5 parecia bom e certamente não arriscar a perda de material.
25. Qe2 RC3 26. Qxe4 Ra3 27. Qe2 BF6 28. NB3 Qe7 29. Qxe7 Nxe7 30. ND2 E é óbvio que Carlsen não será capaz de defender a sua vantagem material.
30 ... Rxa2 31. NC4 E com o material diminuiu na placa, os adversários não podem esperar algo mais do que um empate.
31 ... RD8 32. g4 BD4 Após a 32.g4 um pouco imprecisa, Grischuk é o lado ativo, mas não é possível falar de uma vantagem, pelo menos não ainda, é claro.
33. Rbd1 Após a mudança 33.Rbd1, Carlsen é um peão para baixo, que parece perigoso para ele.
Tempo ... 33 Bc5 34. Rd2 RXD2 35. Nxd2 Nxc6 36. dxc6 Tc8 37. Ce4 Rxc6 38. Rd1 h6 h4 KF8 39. 40. Kg2 Re7 controle foi alcançado com movimento de 40, e longe da febre tempo, os adversários vai entrar em uma análise mais profunda da situação. Obviamente, o Campeão do Mundo, devido aos problemas de tempo, fez alguns movimentos imprecisos entre os dias 30 e 40 o movimento e agora ele terá de defender um final desagradável sem um peão. A fraqueza do Grischuk é que seu peão up (d) é muito perto do 3 no lado do rei. É justo dizer que Carlsen está mais perto de um empate de Grischuk é uma vitória. Há 2 questões essenciais para o branco:
- Como reduzir o material na placa e exatamente o que para reduzir, por exemplo, vai agora ser um erro porque 41.Nxc5 de 41 ... dxc5 ea torre negra está em uma posição ativa após o peão passado.
- Se tocar os peões do lado do rei e se sim, que objectivo a atingir. Obviamente, ter um peão no g4 e h5 vs. h6 e g5 será mais benéfico, mas por agora não parece possível.
41. Rc1 Tc8 42. KF3 (42. KF3 Preto precisa para tentar resolver o problema com a conexão no arquivo c e de ser capaz de mover o peão d Provavelmente ele deve tentar:. 42 ... Ke6 43. Este g5 fixação é responsável, porque se acontece uma troca de torre, o fim do jogo será perdido com certeza. 43 ... hxg5 44. hxg5 Kd5 e 45. Rd1 + o rei se move em direção C6, liberando a torre para o movimento ativo.)
42 ... Ke6 Vamos lembrar que este tempo é até o final do incremento jogo +30 segundos por jogada - e se os jogadores manter a velocidade dos últimos movimentos, os adversários podem experimentar novos problemas de tempo.
43. Rc2 Rc7 Planejamento 44 ... BB6 e se 45.Rе2 BD4 e para е5, (os possíveis verificações não são perigosos) ea torre pode atingir o espaço aberto por meio de a ou b arquivos.
44. h5 Aparentemente, Magnus decidiu que é mais perigoso ficar parado. A vantagem desta decisão é que ela reduz o material na placa, mas, por outro lado, o peão em h5 parece muito fraco.
44 ... gxh5 45. gxh5 BB6 46. RE2 BD4 47. KG3 problemas enfrentados por Carlsen ficar mais sério. Brincadeira de Grischuk no final do jogo é simplesmente perfeito.
47 ... d5 48. ND2 + Kf5 (Um recurso tático agradável é: 49. Nf3 RC3 50. Rd2 BF6 e não é possível, é claro 51. Rxd5 + ?? por causa de 51 ... KE4)
49. Kg2 Be5 50. Nf3 BF6 51. Ra2 RD7 52. ne1 Carlsen vai tentar uma estratégia de defesa com um cavaleiro em d3, mas desta forma o peão em h5 quedas que de qualquer forma teria acontecido em alguns movimentos. Mesmo assim, o jogo não deve ser tomada como decidido. Branco não está fora de recursos defensivos.
52 ... Rc7 O movimento não é definitivamente um erro. Esta é uma simples repetição da posição, e nada é alterado.
53. KF3 O jogo entra na sua sétima hora e ao lado da enorme cansaço, os adversários em breve estará em um problema de tempo permanente, porque desta vez o controle é até o final do jogo 30 seg. incrementar por jogada exatamente.
53 ... Bg5 54. Ra5 Ke5 55. Ke2 KE4 56. Ra4 + d4 57. F3 + (Carlsen invoca o bloco prolongada no d peão passado - por exemplo: 57. F3 + Kd5 58. Ra5 + KC4 59. Ra4 + KC3 60. Ra3 + KB2 61. Ra4 Be3 62. RA6)
57 ... Kd5 58. Ra5 + KC4 59. Nd3 RE7 + 60. Re5 Re6 61. f4 BF6 Agora, depois de 61 ... BF6, preto, juntamente com o jogo relacionado com o d peão passado, será capaz de combinar as ameaças à o peão f4, que será certamente suficiente para uma vitória.
62. Rxe6 fxe6 63. NF2 Be7 64. Cg4 KC3 65. f5 exf5 66. Nxh6 KC2 Para um finale, depois de jogar por 6 horas e meia e em apuros tempo, Grischuk encontrada uma excelente ideia relacionada com bc5 cortar o caminho do Cavalheiro branco.
Comentário ao vivo por Nikolai Stavrev

0-1

domingo, 23 de agosto de 2015

Calsen perde a primeira em Sinquefield Cup 2015!


Comentário ao vivo pela GM Alexander Delchev

Oi a todos, bem-vindo para o evento mais forte para 2015. Eu escolhi para hoje a comentar ao vivo do jogo entre o mundo No.1 Magnus Carlsen e Mundial No.3 Ex-campeão do mundo Veselin Topalov. O resultado do último jogo eles tocaram juntos (Carlsen perdido no tempo) teve um grande impacto psicológico sobre o campeão do mundo - tão grande que ele foi incapaz de retorno mais tarde no torneio e fez uma de suas piores resultados até agora.
1. e4 c5 2. Nf3 d6 O que Carlsen tem em mente em relação ao mundo o maior especialista do Najdorf siciliano
3. Bb5 + Bem, este é um movimento comum, previsivelmente Carlsen evita a abertura combates na esperança de obter a posição mais estável e slow-motion em seu estilo.
3 ... ND7 A resposta mais desafiadora, os outros movimentos (3 ... Nc6 4. OO Nf6 5. Re1 BD7 6. c3) ou (3 ... BD7 4. Bxd7 + Qxd7 5. c4) são bastante aceitáveis ​​para branco
4. OO (d4 cxd4 4. 5. Qxd4 a6 6. Bxd7 + Bxd7 é a linha principal, mas jogos mais recentes mostra que o preto tem um jogo confortável) (c3 a6 4. 5. Bd3 está levando mais ou menos à mesma)
4 ... o plano de Nf6 5. Re1 a6 6. Bd3 branco é conseguir a configuração normal espanhol com c3, BC2 e d4 alegando ligeira vantagem na melhor das hipóteses
6 ... b5 Este movimento mostra humor agressivo de preto
7. c4 Branco tem para jogar este movimento ativo, a fim de alcançar algo mais do que a igualdade. Por exemplo (c3 BB7 7. 8. 9. BC2 QC7 a4 (d4 cxd4 9. 10. cxd4 Tc8 é desagradável para atender) 9 ... b4 10. d3 g6 11. Nbd2 bxc3 12. bxc3 Bg7 13. a5 OO 14 . h3 BC6 15. d4 cxd4 16. cxd4 Rab8 17. Ra2 Rfc8 E negra era mais do que bem em Ganguly, S -Wojtaszek, R / Dubai UAE 2014 /)
7 ... g5 mas este movimento parece extremamente perigoso para mim. Eu realmente espero que isso não é um erro de transmissão :-) (7 ... Bxc4 8. Bxc4 Nb6 9. Bb3 e5 10. d3 leva a uma posição um pouco melhor para o branco devido a suas melhores peças em Safarli, E -Grandelius, N / Dubai UAE 2015 /) (7 ... NE5 8. bf1 Nxc4 9. a4 BD7 10. d4 cxd4 11. Nxd4 e5 12. axb5 exd4 13. Bxc4 axb5 14. Rxa8 Qxa8 15. Bb3 Balogh, C -Gajewski, G / HUN Budapeste 2014 / parece muito perigoso para o preto)
8. Nxg5 na verdade, movimento g5 de preto é um duplo sacrifício de peão - em vez de defender seu peão b5, Topalov está oferecendo bom grado outro. Vamos tentar entender sua engenhosa ideia. Sem dúvida, este movimento é resultado de sua preparação em casa profunda (8. cxb5 g4 9. e5 (9. Ch4 e6 leva a uma posição em que a compensação de preto para um peão é baseado na posição equivocada do cavaleiro branco em H4) 9 .. . dxe5 10. Cg5 Nb6 11. QB3 c4 12. Bxc4 Nxc4 13. Qxc4 QD5 14. Qxd5 Nxd5 15. Rxe5 NB4 parece que o branco é material de perder, mas depois de 16. Nc3 f6 17. NE6 fxe5 18. NC7 + Kf7 19. Nxa8 axb5 20. Nxb5 Bf5 21. Nc3 NC2 22. Rb1 NB4 tudo termina com a repetição de movimentos. Eu acho que o movimento principal é o escolhido por Magnus, para que Topalov respondeu com a velocidade da luz)
8 ... NE5 9. Be2 (9. bf1 é a alternativa lógica. Em bispo f1 não está fechando o caminho da torre em e1. A outra diferença muito importante é que, eventualmente, após cd3, o bispo não é hanging.This dá possibilidades adicionais para alcançar f4 imediato e e5 9 ... Bxc4 10. d4 cxd3 agora o bispo não está pendurado, então uma possível transferência é (10 ... cxd4 11. f4 Nd3 12. Bxd3 cxd3 13. e5 é perigoso) 11. f4 Nc6 12. Bxd3 h6 13. Nf3 RG8 14. Nc3 E a lógica de configuração de preto é completamente estranho para mim)
Se você está procurando um experiente GM xadrez tutor, não hesite em contactar GM Alexander Delchev (ELO 2604) que tem treinado GM Ivan Saric (croata No. 1), Vaibhab Suri (Índia, World No. 3 U18), Denis Kadric ( Bósnia e Herzegovina No. 3) e muitos outros.


9 ... Bxc4 O material é ainda, mas talvez apenas temporária, como peão c4 vai cair instantaneamente. No preto entretanto está esperando para conseguir par bispo e desenvolver a iniciativa contra o branco, criando ameaças para baixo o arquivo g, combinada com a sua excelente Bb7
10. Na3 Este não é o mais princípio movimento. Carlsen não é com pressa e não fazendo qualquer tentativa de refutar a idéia de preto. Vamos considerar outros movimentos: (10. Nf3 é uma tentativa lógica para empregar para trás o cavaleiro enforcamento ... 10 Nd3 11. Bxd3 cxd3 12. QB3 RG8 13. Qxd3 Ch5 e preto pode ser satisfeito, por apenas um peão ele chegou a atacar perspectivas) (f4 10. Em minha opinião, esta é a opção mais desafiadora. Branca tem a vantagem de desenvolvimento, então naturalmente ele está apontando para a abertura rápida do centro ... 10 Nd3 11. Bxd3 cxd3 12. QA4 + Dd7 13. QB3 d5 14 . e5 Ce4 15. Qxd3 c4 16. QD4 Nxg5 17. fxg5 Qa7 18. Qxa7 Rxa7 19. Nc3 e preto ainda tem que jogar com cuidado para neutralizar branco da iniciativa 19 ... e6 20. b3 Bc5 + 21. KH1 RG8 22. Bxc4 Rxg5 23. cxd5 BD4 24. Bb2 Rxe5 25. Rxe5 Bxe5 26. Re1 BD4 com igualdade)
10 ... RG8 11. Nxc4 este sacrifício peça parece muito suspeito para mim. Mas, para dizer o mínimo, preto já não tem problemas. Não é fácil encontrar uma solução como atender a crescente actividade de peças pretas (11. Nf3 Nd3 12. Bxd3 cxd3 já não é tão bom, tão negro está construindo seu ataque muito rápido com a ajuda de Ch5-f4 e Dd7-h3. Por exemplo 13. nc4 (13. QB3 Dd7 14. Qxd3 Qg4 15. g3 Bb7) 13 ... BE6 14. b3 Ch5 15. Bb2 nF4 16. g3 BG4 17. RE3 BH6) (11. d4 cxd3 12. Bxd3 h6 13. Nf3 Nxd3 14. Qxd3 Bb7 15. nc4 Dd7 e preto tem grande posição com peões iguais)
11 ... Nxc4 12. d4 Branco não tem muito para uma peça após Nb6 ou Na5, como eu sei o quão forte é Topa em tais posições que procuram loucos. Ainda assim, Carlsen tem algumas chances para turvar as águas. Temos uma luta interessante pela frente (12. Bxc4 Rxg5)
12 ... Nb6 (12 ... Na5 13. dxc5 Nc6 14. cxd6 h6 é outra defesa onde os motores apenas saber o que está acontecendo 15. dxe7 Bxe7 16. Qxd8 + Bxd8 17. e5 hxg5 18. Bf3 Bb7 19. exf6 + KF8 para me compensação é mínimo se houver)
13. BH5 Suponho que Carlsen tinha em mente este movimento quando se joga 9. Be2 em vez de o mais lógico 9. bf1. (troca de rainhas, é claro, está fora de questão 13. dxc5 dxc5 14. Qxd8 + Kxd8 15. Nxf7 + Re8 16. Cg5 e5 e ataque é sobre)
13 ... Nxh5 14. Qxh5 RG7 (Eu não sei exatamente o que está fazendo branco após o countersacrifice 14 ... Rxg5 15. Bxg5 cxd4 16. Qxh7 ND7 17. Rad1 Bb7 18. Rxd4 QA5 Obviamente, a iniciativa está passando .. a preto torres brancas não têm potencial de atacar tanto como e e arquivo d está bem fechada preto rei vai ficar no centro, com a ajuda da manobra Tc8-c5 - ele pode colocar a rainha de branco em uma situação muito desagradável) (14 ... Rg6 15. Nxh7 (15. Qxh7 RG7 16. Qh8 cxd4 17. NH7 Rxh7 18. Qxh7 ND7 levando à mesma coisa) 15 ... Bg7 era suficientemente bom também)
15. Nxh7 Dd7 (não era tarde demais para sacrificar a troca e jogar a mesma posição com ritmo abaixo de 15 ... Rxh7 16. Qxh7 cxd4)
16. dxc5 dxc5 17. e5 erro enorme, muitas vezes não é visto em tal nível. Depois de 17 ... QC6 preto está refutando o ataque ou, pelo menos, a troca de rainhas com Qg6 (17. Nxf8 Qh3 18. Qxh3 Bxh3 19. g3 RG8 20. NH7 f6 21. e5 RH8 22. Nxf6 + exf6 23. exf6 + Kf7 24. Bg5 deve ser pelo menos igual)
17 ... QC6 Agora branco está em uma situação bastante desagradável. O grande risco é permanecer em um final com peça para apenas dois peões. A ameaça direta é acasalar em 1 sobre g2 e em caso de preto F3 tem Qg6 inevitavelmente troca de rainhas
O primeiro ChessBomb Invitational GM e IM Norm Torneio terá lugar em 08-16 novembro de 2015, em Plovdiv, Bulgária. Para obter mais informações, entre em contato ChessBomb contact@chessbomb.com.


18. f3 Carlsen está ficando para baixo a 15 minutos para os restantes 21 se move, mas não conseguiu encontrar nada melhor, a fim de evitar a troca rainha (18. Bg5 Bb7 19. Nf6 + Kd8 20. Rad1 + Kc7 21. Ce4 Qg6 22. Qxg6 Rxg6 23. h4 e6 deve ser fácil para o preto)
18 ... Qg6 Agora branco está salvando chances não são muito altos. Removendo rainhas fora da placa preta significa não terá mais preocupações sobre seu rei no centro. Depois de completar o desenvolvimento, ele vai ter um final fácil ganhar
19. Nf6 + Kd8 20. Qxg6 Rxg6 21. Ce4 Preto está completando seu desenvolvimento com 21 ... Bb7 protegendo indiretamente peão c5 como 22. Cc5 Bf3 é ruim para branco
21 ... Bb7 22. h4 Tc8 23. h5 RG8 24. Bd2 nc4 25. BC3 BH6 26. Rad1 + Re8 27. Rd3 BF4 28. NF2 BC6 29. NH3 BG3 30. RE2 Bb5 31. Rd1 BC6 32. NF2 Bxe5 33 . Cg4 Bxc3 34. bxc3 KF8 35. KF2 RH8 36. NE5 Cxe5 37. Rxe5 Be8 38. g4 f6 39. Re6 Bb5 40. Rde1 Rc7 Carlsen teve a coragem de jogar 1. e4 contra o topo especialista da variação entre o Najdorf jogadores ativos. Embora ele desviou as principais linhas com 3. Bb5 +, ele não conseguiu evitar a preparação de abertura de Topalov e em breve (em apenas 8 movimentos), Carlsen tinha a sensação de velejar em águas desconhecidas. Uma posição bem conhecida por Carlsen apareceu (com 20 jogos em ChessBase - um dos quais com Nakamura em 2014, rápidos). Topalov usado uma novidade 7 ... g5, que era obviamente o resultado de preparação em casa, o que deu um começo para uma batalha tática implacável. A posição afiada surgiu, que era difícil avaliar sem a ajuda de motores de xadrez. O primeiro imprecisão ocorreu com 9. Be2 em vez de 9. bf1, seguido por 10. Na3 em vez de 10. Nf3. O último erro foi 17. e4-e5 em vez do realista 17. NF8 branco tem um final com 4 peões contra uma peça que era provavelmente um empate. Depois de 17 ... dc6 ea troca rainha, o jogo já estava decidido. Isso me lembra da grande perda de Kramnik depois Topalov utilizado a novidade única no Najdorf 9 ... B4 / Wjik um zee 2005 / que durou apenas 20 movimentos. Obrigado por seguir o meu comentário e espero vê-lo em próximas rondas de Sinquefield Cup!
Se você está procurando um experiente GM xadrez tutor, não hesite em contactar GM Alexander Delchev (ELO 2604) que tem treinado GM Ivan Saric (croata No. 1), Vaibhab Suri (Índia, World No. 3 U18), Denis Kadric ( Bósnia e Herzegovina No. 3) e muitos outros.

0-1

Grande Copa Sinquefield de Chess 2015!

2015 Sinquefield Cup
Venha torcer por alguns dos melhores jogadores de xadrez do mundo, enquanto lutam pelo primeiro lugar na segunda manga do Grande Chess Tour!


The 3rd Annual Sinquefield Cup volta a Saint Louis agosto 22-03 setembro. Este ano Sinquefield Cup marca a segunda perna do Grande Chess Tour.

Sessão de Autógrafos

Venha conhecer os jogadores do Grande Chess Tour no 12:00 em 22 de agosto em kingside Diner. Os hóspedes podem receber somente um item assinado. Os jogadores não estará disponível para posar para fotos. Certifique-se de chegar mais cedo para garantir seu lugar na fila.

Comentário

Os detentores de ingressos podem ver comentário em três espaços distintos no evento. O Clube de Xadrez irá exibir o comentário on-line com a GM Seirawan, GM Ashley, e WGM Shahade. Ambos kingside Diner, eo xadrez Salão World of Fame (WCHOF) contará com comentários ao vivo com dois Grandmasters cada.

Kingside Diner

Os detentores de ingressos receberá 50% de desconto itens pedidos do menu especial Sinquefield Cup; o menu regular também estará disponível, mas em nenhum desconto.


domingo, 5 de julho de 2015

Aberto Potiguar, Taça Unimed - Iack e Lucca na frente!




O Aberto do Brasil Xadrez Potiguar - Taça UNIMED prossegue hoje com as duas rodadas finais, com a 5ª rodada acontecendo nesta manhã e a 6ª rodada à tarde.

Até aqui, lideram o MI Iack Macedo e Lucca Lucas, que somam 4 pontos e se enfrentam agora na mesa 1. Iack, como melhor graduado, vem fazendo prevalecer seu natural favoritismo. Já Lucca mostra sua ascendência no xadrez potiguar, constituindo-se numa das importantes forças do Rio Grande do Norte, na atualidade. Como Iack, ele venceu todas até aqui, passando inclusive pelo MN pernambucano Marcelo Bouwman, na 4ª rodada.

Entre os paraibanos, o destaque continua sendo Doriedson Lemos, que soma 3,5 pontos e disputa diretamente as primeiras posições. Ele tem pela frente o jovem potiguar Matheus Erick, de 16 anos, cujo desempenho no Aberto também tem impressionado. Com Elo atual de 1874, ele já empatou com o MF Máximo Macedo e venceu o MN Marcos Valério.

O pequeno Gutemberg Silva, de Patos, no sertão paraibano, vem fazendo um bom torneio, tendo pontuado contra experimentados jogadores, a exemplo do empate contra Ibernon Filho e vitória contra Claudionor Lima. Ele joga na 5ª rodada contra o também experiente Alexander Ferreira.

Vale ainda destacar ainda a boa performance de Alan Lima (1939), que soma 3,5 pontos, com vitórias diante do MN Marcos Valério e de Vitor Firmo, e empate contra Doriedson Lemos.

O torneio pode ser acompanhado pelo chess-results (link). 




GM Caruana ganha a 5ª seguida e é campeão Dortmund Sparkassen 2015!




http://www.2700chess.com/live

sábado, 4 de julho de 2015

Aberto do Brasil Xadrez Potiguar 2015 - Taça Unimed


Em andamento em Natal, o Aberto do Brasil Xadrez Potiguar - Taça UNIMED, que chega neste sábado a sua 3ª rodada. O evento conta com a participação de 70 jogadores, dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, tendo como primeiro ranqueado o MI Iack Macedo, da cidade anfitriã.

A delegação paraibana é formada pelos seguintes nomes: MN Marcos Valério, Doriedson Lemos, Antonio Dutra, Alexander Ferreira, Claudionor Lima e os jovens Ludmila Ferreira e Gutemberg da Silva, de Patos.

Até aqui, a lideram a prova 14 jogadores com 2 pontos, dentre os quais Doriedson Lemos, que enfrenta nesta tarde o potiguar Alan Lima.

O torneio, conduzido pela família Macedo, vai até amanhã e pode ser acompanhado pelo chess-results (link).

Abaixo, algumas fotos obtidas da página dos promotores do evento, no facebook.

Caruana ganha a 3ª seguida e continua na frente em Dortmund Sparkassen 2015!


siga ao vivo: https://chess24.com/en/watch/live-tournaments/dortmund-2015

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Caruana derrotado Kramnik e é primeiro em Dortmund Sparkassen 2015!


 Jenny Schnitter eröffnet Runde 5

Mesmo depois de cinco rodadas Liviu-Dieter Nisipeanu permanece no Sparkassen Chess-Meeting na liderança, mas não sozinho. Vencedor do ano passado Fabiano Caruana derrotou na sexta-feira Vladimir Kramnik com preto e agora como a equipa nacional alemão 3,5 pontos a seu crédito.
A vitória de Caruana foi, naturalmente, o estrondo do dia em Dortmund. Na seção superior do Grand Masters, que começa agora para os Estados Unidos, o Grünfeld e venceu após um lapso de os russos no meio-jogo a qualidade selecionada. Depois de Kramnik caiu em uma posição difícil que ele não podia mais defender o fim. Caruana não lhe deu oportunidade para evitar a ameaça de Matt.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Gm Caruana Ganha 2 ͣ Dortmund Sparkassen 2015!

Caruana   Naiditsch

Vencedor do ano passado Fabiano Caruana escolheu a abertura catalão contra Arkadij Naiditsch. No nono trem jogou uma nova manobra senhoras, após o qual desenvolveu uma luta intensa. No Caruana jogo final poderia, então, ser usado para ganhar o jogo ponto Naiditschs impreciso. Com 2,5 pontos, é apenas um pouco atrás Nisipeanu e Kramnik em espera.
Na quinta-feira há no segundo e último dia de descanso Dortmund. Em seguida, digite as estrelas de xadrez no edifício principal do patrocinador do título Sparkasse Dortmund (Freistuhl 2-4) perto da estação central de sua sessão de autógrafos tradicional. Qualquer pessoa que queira experimentar o Grão-Mestre, em primeira mão e têm suas grifes cobiçadas em cartazes ou livros, deve chegar Cerca de 15 relógio lá.

terça-feira, 30 de junho de 2015

GM Caruana ganha a primeira em Dortmund Sparkassen 2015



Caruana   Meier 2

Georg Meier jogado com branco contra Fabiano Caruana e foi bem no caminho, o jogo para decidir por si mesmos. Mas, no meio-ele encontrou entre outras coisas uma continuação rentável (38.Tf2) não tão vencedor que do ano passado Caruana pouco depois com sua senhora e mais tarde foi capaz de penetrar para a torre na posição do alemão Grão-Mestre. Após 51 movimentos de grande mestre alemão desistiu.

http://www.sparkassen-chess-meeting.de/2015/

sábado, 27 de junho de 2015

Carlsen foi rápido em se manifestar nas redes sociais sobre seu fraco desempenho no Norway Chess 2015!

Carlsen foi rápido em se manifestar nas redes sociais sobre seu fraco desempenho no Norway Chess 2015, que acabou ontem, com Topalov campeão e ele, Carlsen, apenas em 7º lugar (de um total de 10 participantes), com 3,5 pontos em 9,0 possíveis. 


Nesta mesma quinta-feira, o norueguês tranquilizou seus fãs ao fazer o pronunciamento ao lado, apontando já seu próximo compromisso no xadrez e aparentemente mostrando que não se abateu tanto assim, a ponto de comprometer sua motivação para continuar em buscas de mais conquistas na sua carreira vitoriosa. Veja o que ele disse, numa tradução livre de nossa autoria:

"Terminei o Norway Chess com uma derrota para Jon Ludvig Hammer, a quem dou parabéns! Nada foi de acordo com que eu planejei nesse torneio. É extremamente frustrante não ser capaz de mostrar nada perto do que eu posso em meu país, tomando decisões durante as partidas que eu não consigo explicar nem para mim mesmo. De qualquer modo, eu não perdi a crença em minha habilidade de jogar xadrez e espero que vocês também não! Meu próximo torneio será em Saint Louis, em agosto."

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Torneio pra Calsen esquecer: perdeu de rating: -22.7


http://2015.norwaychess.com/


Veselin Topalov, vencedor da Noruega Xadrez 2015

DSC_0616-2

Round 9: On top-ALOV.


Topalov - Anand 1/2 - 1/2:

Veselin Topalov só precisava de um empate para garantir o seu primeiro lugar na Noruega Xadrez 2015. Ele escolheu uma linha muito sólida em um Rainhas Gambit e fui para uma repetição bem conhecido, fixando o trono da Noruega xadrez com 6 ½ pontos (4), e dando-lhe uma vantagem de ir para a próxima etapa do Grande Chess Tour. Vishy Anand terminou o torneio em segundo lugar com 6 pontos (3).

Aronian - Nakamura 0-1:

Nakamura jogo preto rapidamente lançou um ataque kingside com h5-H4 em uma variação Inglês e5. Levon Aronian usou esse tempo para agarrar o espaço no centro, mas depois de Nakamura conseguiu castelo e activado todos os seus pedaços Aronian logo se viu em apuros, seu rei tinha nenhum lugar para se esconder. Aronian sentiu-se forçado a dar uma troca e tentar segurar o fim do jogo. Mas Nakamura mostrou excelente técnica e ganhou. 6 pontos (3) desembarcou Hikaru em terceiro lugar, atrás Anand em tiebreaks. Aronian não poderia obter o seu jogo sobre e terminou em 3 pontos (-3).

Hammer - Carlsen 1-0:

A Clash of the Vikings começou unorthodoxly com Magnus jogando uma linha estranha. Martelo aproveitou a oportunidade e balançou o martelo. Carlsen foi forçado desistir de uma troca, e depois de não conseguir encontrar a melhor defesa com 27 ... c5-lo rapidamente fomos downhill. No final do martelo desencadeou o trovão e companheiro entregues, sua primeira vitória do torneio. Jon Ludvig terminou em 3 pontos (-3), enquanto Magnus levou 3½ (-2) e quase recuperado depois de seu começo terrível.

Vachier-Lagrave - Grischuk 1/2 - 1/2:

MVL - Grischuk, viu Nimzo-indiana com Bg5. Um meio-jogo muito interessante surgiu após preto dobrou brancos g-peões, mas a posição brancos permaneceu preferível como poderia usar tanto o h e arquivos a seu favor. Grischuk defendeu bem no fim do jogo torre e Maxime não consegui encontrar nada melhor do que ir para um perpétuo. Grischuk encerrado em 3½ pontos (-2) e Vachier-Lagrave tem 4 pontos (-1).

Caruana - Giri 1/2 - 1/2:

Em uma branca espanhola aberto tem uma pequena vantagem com sua aberto um arquivo e os negros um pouco fraco peão d3. Quando negro foi capaz de romper com 19 ... a5 ele foi capaz de estabilizar e peças de câmbio e entrou em uma torre e rainha fim do jogo. Depois que ambos jogaram com precisão na etapa final o jogo terminou com um empate pouco pacífica. No final Caruana tem 4 pontos em -1, e Giri adquiriu uma nota 2 com 5½ pontos, deixando-o em quarto.

Noruega Xadrez 2015 viu um monte de diversão lutando xadrez, e nós já estamos ansiosos para o próximo ano!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

GM Topalov Acaba de ser campeão Norway chess 2015!



http://2015.norwaychess.com/category/pairings/

Name Rat Fed 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Score
1 GM Topalov Veselin 2798 BUL *  ½ 0 ½ 1 ½ 1 1 1 1
2 GM Anand Viswanathan 2804 IND  ½ * ½ ½ 1 ½ 1 ½ ½ 1 6
3 GM Giri Anish 2773 NED 1 ½ * ½ ½ ½ ½ 1 ½ 5
4 GM Nakamura Hikaru 2802 USA ½ ½ ½ * ½ 1 ½ ½ 1 5
5 GM Carlsen Magnus 2876 NOR 0 0 ½ ½ * 0 ½ 1 1
6 GM Caruana Fabiano 2805 ITA ½ ½ 0 1 * ½ 0 ½ ½
7 GM Vachier-Lagrave Maxime 2723 FRA 0 0 ½ ½ ½ ½ * 1 ½
8 GM Aronian Levon 2780 ARM 0 ½ ½ 0 1 0 * ½ ½ 3
9 GM Grischuk Alexander 2781 RUS 0 ½ 0 ½ 0 ½ ½ * 1 3
10 GM Hammer Jon Ludvig 2677 NOR 0 0 ½ 0 ½ ½ ½ 0 * 2

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Anand precisa de uma vitória contra Topalov pra ser Campeão Normay Chess 2015



Round 8: A batalha pelo primeiro lugar continua.

Publicado 24 de junho de 2015
Anand - Martelo 1-0:

Martelo jogou contra o Inglês com as peças pretas a cada rodada da Noruega Xadrez. Hoje, ele decidiu sobre uma abordagem mais direta com um rápido 8 ... f5. A abertura foi um sucesso para preto e martelo logo sentiu que era melhor. Depois de algumas complicações no meio-jogo, Anand era capaz de conseguir uma posição preferível. Martelo então erros cometidos dois peões com 33 ... ?? g6, Anand aproveita a oportunidade e é agora apenas 1/2 ponto atrás Topalov em primeiro lugar, antes da última rodada. A vitória do torneio está ao seu alcance.

Carlsen - Aronian 1-0:

O atual campeão mundial jogou a pressão popular, moderno 6.d3 espanhol e aplicado com 14.a4 e 15.d4. Mas depois Aronian quebrou com sucesso no centro com 19 ... d5 ele não poderia ser pior. No entanto, Carlsen ficou em um truque com 22.Nxd5 ganhar-lhe um peão, mas ao mesmo tempo ativar peças pretas. Depois de um par de movimentos imprecisos por Aronian, Magnus foi capaz de vencer o material e tomar sua segunda vitória no torneio.

Giri - Topalov: 1-0

Finalmente alguém ficou em cima de Topalov. Em uma abertura tranquila catalão, Giri tem uma pequena vantagem e depois de muitas trocas acabaram em uma torre e cavaleiro contra a torre e bispo terminando, onde os brancos melhores peças deu-lhe o melhor jogo. Com 34.g4 Giri foi capaz de impedir os negros de Instalação peão ideal (com f7, G6 e H5) e depois de aplicar pressão que ele ganhou um fim de jogo técnico bom. Topalov ainda está em primeiro lugar, mas agora só tem uma vantagem de 1/2 ponto em Anand e 1 ponto em Nakamura.

Grischuk - Caruana 1 / 2-1 / 2:

Depois de um catalão sólido, branco apreciamos o seu centro de penhores muito sólido, mas todos os seus pedaços menores estavam fora de lugar. Quando Caruana foi capaz de explodir o centro com 29 ... e5, um monte de peças foram trocadas. A torre eo cavaleiro final de jogo com quatro peões do mesmo lado ocorreu. Ambos os jogadores jogaram preciso e um empate foi acordado 15 movimentos mais tarde. Um jogo sem erros.

Nakamura - Vachier-Lagrave 1 / 2-1 / 2:

Vachier-Lagrave tem desempenhado o Najdorf siciliano em várias ocasiões, com resultados diferentes. Hoje ele foi capaz de usá-lo com sucesso e fez um empate contra o Nakamura. Nakamura jogou um setup com um rápido QD3 e Cd5 e apreciamos alguma pressão contra os negros D6 peão. Depois de ganhar um peão no jogo parecia ir em brancos favor. No entanto, Vachier-Lagrave defendeu valentemente, e depois criando o caos em torno Nakamura rei, ele conseguiu garantir o empate.

Amanhã, o torneio será decidido no jogo Topalov - Anand. Topalov só precisa de um empate com o branco para garantir o primeiro lugar. Enquanto Anand uma vitória contra Topalov e leva o torneio, olho nele.

terça-feira, 23 de junho de 2015

7 Rodada: Calsen: 1 Vitória, 3 Empates e 3 Derrotas!



Vachier-Lagrave, Maxime (FRA) - Carlsen, Magnus (NOR)

½-½

Norway Chess Classic 2015 round 07

 
Embed PGN

1. d4 Nf6 2. c4 e6 3. Nf3 d5 4. Nc3 c6 5. Bg5 h6 6. Bh4 g5 7. Bg3 Ne4 8. Nxe4 dxe4 9. Nd2 Qxd4 10. e3 Qxb2 11. Rb1 Qc3 12. Be2 Nd7 13. O-O Nc5 14. Nb3 Nd3 15. Nd2 Nc5 16. Nb3 Nd3 17. Nd2 Nc5 ½-½

Infelizmente esse não é o torneio de Calsen, esta jogando muito mal.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Norway Chess 2015: Calsen mais um empate!


Comentário ao vivo pela GM Alexander Delchev

Bem-vindo a uma sexta rodada do torneio Super. Carlsen está voltando após o começo terrível. Ontem, ele jogou melhor Gruschuk de um empate fim do jogo aparentemente fácil. Hoje ele está jogando com branco contra Nakamura que está tendo um bom torneio até agora
1. d4 d5 2. c4 e6 3. Nf3 Nf6 4. Nc3 Be7 Nakamura prefere ser tão sólida quanto possível com sua rainha Gambit diminuiu. Carlsen jogou um par de vezes na partida contra Anand assim ele saberia com certeza alguns truques para branco aqui
5. Bg5 (5. BF4 era a preferência de Anand no jogo O sistema com Bg5 dá a opção de preto escolheu o extremamente sólida -. Defesa Lasker que Nakamura já utilizado com sucesso em muitas ocasiões)
5 ... h6 6. BH4 (6. Bxf6 Bxf6 7. e3 OO é a outra linha em que o preto tem recentemente resultados muito bons)
6 ... OO 7. e3 NE4 esta é a defesa Lasker - A idéia de preto é minimizar a vantagem do primeiro movimento depois da troca dos pares de peças leves - Be7 para Bg5 e Nf6 para Nc3.
8. Bxe7 Qxe7 e como reasult sua rainha foi desenvolvido
9. Rc1 (9. cxd5 é a tentativa mais direta para jogar vantagem 9 ... Nxc3 10. bxc3 exd5 11. QB3 RD8 12. c4 dxc4 13. Bxc4 Nc6 14. Be2 BE6 15. Qxb7 BD5 16. QB2 Rab8 17 . QC3 e branco foi melhor em Nikolic, P - Baramidze, D / Muelheim GER 2015 /)
9 ... c6 10. Qc2 Nxc3 11. Qxc3 dxc4 preto está tomando agora a ser capaz de escolher, consequentemente, o seu plano dependendo de como branco irá recapturar o peão
12. Bxc4 (12. Qxc4 é, naturalmente, pior, como preto pode mudar para o plano com e5 12 ... Cd7 13. Be2 e5)
12 ... b6 13. OO Cd7 14. Rfd1 Bb7 15. h3 c5 parece que o preto resolvido seus problemas de abertura. Mas, como todos nós sabemos o estilo do campeão mundial, ele gosta de jogar esses cargos de nível com ambas as cores
16. d5 exd5 17. Bxd5 branco tem a maioria peão na kingside enquanto o preto é melhor na outra ala. Em tais posições de importância primordial é o controlo do ficheiro aberto. Na minha opinião preto pode opor-se rapidamente com Nf6 e RD8, seguido pelas trocas em massa de todas as torres e um possível empate
17 ... Bxd5 18. Rxd5 Nf6 19. Rd3 Rad8 20. Rcd1 RXD3 Nakamura deixa o controle do arquivo aberto em mãos brancas na esperança de obter imediatamente sua maioria queenside peão em movimento
21. Qxd3 Tc8 22. a4 (22. b3 para evitar c5-c4 que Nakamura está jogando imediatamente)
22 ... 23. c4 Qc2 QE4 24. Nd4 (o truque é se Qxe4 Nxe4 24. 25. Rd4 c3)
24 ... c3 Foi uma solução simples aqui (24 ... Qxc2 25. Nxc2 NE4 26. Rd4 c3 27. bxc3 Nxc3 28. KF1 KF8 29. g4 Re7 deve ser pouco melhor para o preto que pode formar um peão passado perigoso )
25. QB3 agora branco evita a troca de rainha
25 ... QD5 26. Qc2 QE4 27. Qxe4 Carlsen é evitar a repetição. Ele não tem nenhuma vantagem, é claro, mas ainda assim ele insiste em jogar mais
27 ... Nxe4 28. b3 Agora tudo é sobre preto passou peão em c3. No caso de ser bloqueado com segurança, então ele pode ser rodeado e finalmente pode cair.
Se você está à procura de um treinador de xadrez experiente, contacte GM Alexander Delchev


28 ... ND2 (28 ... Cc5 29. KF1 Ca6 se cavaleiro chega a b4, então peão em c3 está fora de perigo 30. NC2 Cc5 31. Nd4 Ca6 com um empate. Claro, existem muitas maneiras de conseguir -lo, mas já os jogos últimos, maior é a probabilidade de cometer erros)
29. Rc1 a5 (29 ... KF8 30. f3 Re7 31. KF2 a6 32. Ke2 e depois chega rei, peão c3 está caindo)
30. Rc2 só se movem para evitar a idéia c3-c2 e RC3 (F3 c2 30. 31. KF2 RC3)
30 ... nb1 31. Rc1 ND2 32. Rc2 nb1 33. Nota 5 KF8 34. f3 RD8 35. Nd4 Tc8 renovando a ameaça de Na3 e c3-c2
36. Rc1 Na3 37. NC2 transposição para um final de jogo torre que deve ser um sorteio fácil. Pois preto só precisa trocar todos os peões queenside, permanecendo com 3/4 no kingside
37 ... Nxc2 38. Rxc2 Rc5 39. KF2 b5 40. axb5 Rxb5 41. Rxc3 g6 42. f4 h5 43. Tc8 + KG7 44. Ra8 Rxb3 45. Rxa5 bem, estritamente falando, este é um fácil de fazer draw, mas Carlsen está insistindo em 50 e mais movimentos sem sucesso
45 ... Rb2 + 46. KF3 Rb3 47. Ra7 RC3 48. RE7 Rb3 49. KG3 Rb2 50. KF3 Rb3 51. g4 hxg4 + 52. hxg4 Rb1 53. RD7 RF1 + 54. KE4 Rg1 55. g5 Ra1 56. Ke5 Ra3 57 . e4 Ra5 + 58. Kd6 RA6 + 59. Ke5 Ra5 + 60. RD5 Ra4 61. Rc5 Ra1 62. Rc2 RF1 63. Rc7 Re1 64. Ra7 Rg1 65. Ra4 RF1 66. RA6 Re1 67. Kd4 Rd1 + 68. KE3 Re1 + 69. KF3 rf1 + 70. KG3 Re1 71. e5 RE3 + 72. KF2 Rb3 73. RD6 Ra3 74. RD8 RC3 75. Ke2 Ra3 76. Rd3 Ra1 77. KE3 Re1 + 78. Kd4 RF1 79. KE4 Ra1 80. RD7 Ra4 + 81. Rd4 Ra5 82 . RC4 KF8 83. Tc8 + KG7 84. Rc7 KF8 85. Kd4 Ra4 + 86. RC4 Ra5 87. Tc8 + KG7 88. e6 fxe6 89. Rc5 Ra7 90. Ke5 RF7 91. RC4 Rf5 + 92. Kxe6 KG8 93. Tc8 + KG7 94. Rc7 + jogo de KG8 95. Tc8 + KG7 hoje mostra mais uma vez que se o preto está jogando por um empate, então não muito pode ser feito para evitá-lo. Nakamura agora está compartilhando o segundo lugar com Anand, que ganhou rapidamente o seu jogo contra Vachier Lagrave. Mas no topo do torneio permanece Topalov com sua pontuação inacreditável 5,5 / 6 - aumentando a sua classificação para a incrível 2821
Se você está à procura de um treinador de xadrez experiente, contacte GM Alexander Delchev

Quem vai para o Topalov? 5,5 em 6.

Tudo e todos que estão na frente do Super GM Búlgaro Veselin Topalov, agora foi a vez dele passa por cima do Super GM Alexander Grischuk, detalhe jogando de pretas.






1. d4 Nf6 2. c4 e6 3. Nc3 Bb4 4. f3 c5 5. d5 O-O 6. e4 d6 7. Ne2 b5 8. Nf4 exd5 9. cxd5 a6 10. Be2 Nbd7 11. O-O c4 12. Be3 Bc5 13. Bxc5 Nxc5 14. b4 cxb3 15. axb3 b4 16. Nb5 Qb6 17. Kh1 g5 18. Qd4 Ncd7 19. Qxb6 Nxb6 20. Nc7 Ra7 21. Nb5 Re7 22. Nxd6 gxf4 23. Bxa6 Rd8 24. Bxc8 Rxd6 25. Bf5 Nbd7 26. g3 fxg3 27. Rg1 Kf8 28. Rxg3 Nc5 29. Bh3 Re8 30. Rb1 Nh5 31. Rg5 Nf4 32. Bf1 Ra8 33. Bc4 Ra2 34. Rg4 Rh6 35. h4 Nfd3 36. Rg2 Rxh4+ 37. Kg1 Ra7 38. d6 Rh6 39. Rh2 Rxd6

domingo, 21 de junho de 2015

Até quem fim Calsen Ganha a primeira em Norway 2015!



Carlsen, Magnus (NOR) - Grischuk, Alexander (RUS)

1-0

Norway Chess Classic 2015 round 05


Embed PGN

1. Nf3 c5 2. e4 d6 3. d4 cxd4 4. Nxd4 Nf6 5. Nc3 a6 6. g3 e5 7. Nde2 Be7 8. Bg2 b5 9. Nd5 Nbd7 10. Nec3 Bb7 11. a4 Nxd5 12. Nxd5 Nf6 13. axb5 Nxd5 14. exd5 axb5 15. Rxa8 Qxa8 16. Qd3 O-O 17. O-O Bc8 18. Be3 Bd7 19. Rc1 h6 20. Qd1 Qb7 21. Ra1 Ra8 22. h4 Ra6 23. b3 Bd8 24. c4 bxc4 25. bxc4 Bb6 26. c5 Bxc5 27. Bxc5 dxc5 28. d6 Qb6 29. Rxa6 Qxa6 30. Bd5 Qc8 31. Qb3 Be8 32. Qc3 c4 33. Bxc4 Bd7 34. Qb3 Qe8 35. Qf3 Kf8 36. h5 Kg8 37. Qe4 Bc6 38. Bd5 Bd7 39. Kg2 Kh8 40. f4 exf4 41. Qxe8+ Bxe8 42. Bxf7 Bc6+ 43. Kf2 fxg3+ 44. Kxg3 Bd7 45. Bg6 1-0

sábado, 20 de junho de 2015

Rodada 4: Topalov corridas de distância!


Veselin Topalov parece imparável como ele bate Aronian, para assumir a liderança com 3,5 pontos. Um início de sonho para o búlgaro.

Round 4 foi jogado no antigo e bonito abadia Utstein Kloster apenas fora Stavanger.

Anand - Carlsen 1-0:

Em uma variação Espanhol 6.d3, Vishy Anand rapidamente conseguimos uma vantagem de espaço contra Magnus Carlsen. E enquanto Carlsen se esforçou para mexer suas peças para fora, Anand lança um ataque kingside. Depois de empurrar seu peão para f5 e triplicando suas peças pesadas na f-arquivo, não há nada pode fazer preto e Anand ganha material antes de entrar em um final de jogo ganhando. Magnus Carlsen tem a demitir-se, de um início terrível para o norueguês com apenas 0,5 pontos. Nós temos que percorrer todo o caminho de volta para Gausdal Classics 2005 para encontrar uma Magnus Carlsen em forma semelhante ruim depois de quatro rodadas. Esperemos que ele pode se recuperar após o dia de descanso.

Caruana - Vachier-Lagrave 1 / 2-1 / 2:

Caruana e Vachier-Lagrave desempenhou um interessante 6.h3 Najdorf. Branco consegue ganhar um peão, mas tornam-se negros peças para ativo para o branco para posar-lhe qualquer problema real. Depois de algumas trocas entramos uma torre e em frente fim cor bispo, onde o branco não tem nenhuma forma real de fazer progressos. O final do jogo em um empate.

Grishuck - Martelo 1-0:

Martelo continua a enfrentar a abertura Inglês com as peças pretas, e jogou uma abordagem agressiva com um g5 rápido e h5 com as peças pretas contra Alexander Grischuk. Depois de Jon Ludvig escolheu para tentar trocar peças com o sacrifício temporário 12 ... Bxh3, Grischuk encontrou-se em um final de jogo muito agradável dupla torre. Blacks muitas fraquezas obrigou a sacrificar um peão. Mas Grischuk mostrou de sua técnica e venceu com facilidade.

Giri - Nakamura 1 / 2-1 / 2:

Em Giri - Nakamura. Nakamura ativa todas estas peças com um sacrifício de peão em movimento 12. A menina mais tarde decidiu dar o peão para trás e encontrou-se em um final de jogo um pouco melhor. Mas as torres pretas ativos na f-arquivo tornou muito difícil fazer qualquer progresso. Nakamura nunca está em algum problema real e depois se move a partida está empatada repetir.

Topalov - Aronian 1-0

Veselin Topalov rapidamente conseguimos uma pequena vantagem no meio-jogo contra Levon Aronian. Suas peças ativas e melhor estrutura de peões tornou a vida muito difícil para Aronian. E depois de cair sob forte pressão, Levon se sentiram forçados a desistir de uma troca. Topalov jogo ativo e preciso foi suficiente para lhe garantir a vitória: 3,5 pontos fora de 4. Um bom começo para Veselin Topalov, que agora está sozinho na liderança. Nós estamos olhando para o vencedor do torneio?

Round 5 é reproduzido no Scandic Forus, domingo (21.06) em 1600:

Round 5              
SNo.   Name Rtg Res.   Name Rtg SNo.
3 GM Carlsen Magnus 2876 GM Grischuk Alexander 2781 10
4 GM Nakamura Hikaru 2802 GM Anand Viswanathan 2804 2
5 GM Vachier-Lagrave Maxime 2723 GM Giri Anish 2773 1
6 GM Aronian Levon 2780 GM Caruana Fabiano 2805 9
7 GM Hammer Jon Ludvig 2677 GM Topalov Veselin 2798 8