domingo, 13 de setembro de 2015

Porquê o xadrez pode e deve ser ensinado nas escolas?


 
Jogar xadrez garante muitos benefícios para os seus praticantes. O aprimoramento do raciocínio lógico e desenvolvimento de inteligência emocional são apenas alguns deles.
Outra vantagem que o xadrez oferece é o exercício cognitivo, que contribui para a concentração, a memória e o aumento a capacidade de planejamento. Desenvolver essas habilidades na criança torna-a ainda mais preparada tanto para as atividades escolares quanto para o convívio social.
Além disso, o xadrez também desenvolve a capacidade para tomar decisões, a paciência e também o respeito ao adversário, assim como a autoconfiança. 
O xadrez, mesmo tendo um forte apelo racional, se inclina também para outros aspectos. Lembre-se de que um praticante de xadrez que não tenha imaginação, versatilidade e jogo de cintura, não poderá desenvolver plenamente seus atributos pessoais e qualidade de jogo. Por isso, o jogo de xadrez é tão completo e ideal para crianças a partir de 5 anos. A prática enxadrística estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como: atenção concentração, raciocínio lógico, memória, organização de idéias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, etc... as crianças se desenvolvem muito bem no xadrez, apesar do esteriótipo de que xadrez é uma atividade para pessoas muito inteligentes ou ricas, É uma atividade muito socializadora e pode ser praticado por pessoas de qualquer classe social, idade, sexo, ou portadores de deficiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário