sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Blitz de Doha Dia 1: Carlsen e Karjakin se encontram novamente


Magnus Carlsen e Sergey Karjakin estão bloqueados 1,5 pontos à frente do pacote em 10/12 indo para o dia final do 2016 World Blitz Championship no Qatar. Foi Sergey que conseguiu alguma vingança para o jogo de Nova York, ganhando o seu encontro individual em uma corrida de seis vitórias no início, mas o Campeão do Mundo estava em forma suprema e não cometeu erros significativos em qualquer dos seus jogos restantes. A rápida medalhista de prata Alexandra Kosteniuk é a única líder do evento feminino.

Você pode jogar através de todas as 12 rodadas e 648 blitz jogos jogados até agora no Campeonato Mundial Blitz usando o seletor abaixo:

Karjakin fica com raiva

Nós especulamos em nosso mundo Rapid e Blitz preview que Sergey Karjakin interminável série de entrevistas após sua derrota em Nova York pode ser a sua ruína em Doha. Isso provou ser o caso durante o Campeonato Mundial Rápido, como apesar de um bom dia final Sergey só poderia terminar em 19 º lugar. Depois do primeiro dia do blitz, ele explicou como isso serviu de inspiração:

Eu percebi que não estou pronto para jogar, mas quando você perde você não quer perder novamente, então fiquei muito irritado.

As coisas foram muito diferentes no Campeonato Mundial de Blitz, com Sergey correndo para seis vitórias em seis. Seu primeiro escalpe grande foi o campeão reinante, Alexander Grischuk, que fez um grande erro de cálculo:

19 ... Bxf8 manteria o Black no topo, mas Grischuk foi para 19 ... dxe2? Quando após 20.Bxg7 exf1 = Q + 21.Bxf1! Acontece que o bispo está batendo no cavaleiro em a6 e Black está perdendo um pedaço. Sergey transformou suavemente sua vantagem.


Sergey mostra como o playoff do Campeonato do Mundo poderia ter sido diferente em Nova York | Foto: site oficial

Isso montou o jogo que estávamos todos esperando, Carlsen-Karjakin, quando Sergey compensou algumas de suas chances perdidas em Nova York, aproveitando ao máximo um grande erro do Campeão do Mundo. 20.e3 ?? Foi jogado após 49 segundos de pensamento - uma eternidade dada a 3 minutos + 2 segundos um controle de tempo de movimento:

"Eu só cometi um movimento, um garfo", e na verdade foi essencialmente sobre o jogo após Karjakin 20 ... Na5 !, Embora Magnus conseguiu esticar o jogo para 97 movimentos e poderia até ter reivindicado um empate por três vezes a repetição em um ponto .

Karjakin ganhou mais um jogo e, em seguida, levou três empates antes de termos provas de que este seria claramente o seu dia no encontro com Saleh Salem. Sergey era um pedaço para baixo e rebentado, embora ele estava longe de ser fácil de encobrir à velocidade blitz. No entanto, não havia necessidade de errar mate-in-one com 42 ... Kf8 ??


43.Qh8 #

Isso inspirou Karjakin a ir para bater outro colega favorita Ian Nepomniachtchi e desenhar com 2015 vice-campeão Maxime Vachier-Lagrave para terminar o dia invicto em 10/12.

Magnus na forma superior

Apesar do soluço contra Karjakin, o Campeão do Mundo comentou: "Estou muito satisfeito com o que aconteceu até agora", e você pôde ver seu ponto. Carlsen jogou exatamente o tipo de xadrez que tende a ganhar torneios blitz - rápido, pragmático, com poucos erros e técnica excepcional.


Prova fotográfica sozinha pode não ser suficiente para descobrir quem ganhou este jogo | Foto: site oficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário