quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aberto de Maringá - II




Maringá, Maringá

Para havê felicidade

É preciso que a saudade

Vá baté noutro lugá



"...Tal informação foi passada por Távora a José Américo que, para grande surpresa de Joubert, resolveu fazer-lhe uma visita em sua residência no Rio de Janeiro. Com o ministro também seguiram para o encontro o político pombalense Rui Carneiro e alguns amigos. Joubert queria conseguir com José Américo um lugar de médico no prestigiado Instituto dos Marítimos e falou do seu desejo a Ruy, que lhe assegurou: É fácil, pela você mesmo(...) Por que voce não faz uma canção falando dessa tristeza que há no Nordeste, dessa falta de água, lá não chove. Faça uma canção assim."

(Continuamos amanhã).

O Aberto de Maringá conta com 156 jogadores, assim distribuídos:

Argentina: 2

Brasil: 146

Japão: 2

Paraguai: 2

Peru: 2

Aberto de Maringá

A bela cidade paranaense de Maringá





Maringá, Maringá,

Depois que tu partiste,

Tudo aqui ficou tão triste,

Que eu garrei a maginá:



Certa vez, no já distante ano de 1932, o então todo poderoso ministro da Viação do Governo Getúlio Vargas, o paraibano José Américo de Almeida, conversando com seu secretário particular, disse apreciar muito a música do compositor mineiro Joubert de Carvalho e desejava conhecê-lo pessoalmente. Até aí nada demais. Ocorre que este secretário, chamado Jaime Távora, era amigo do citado compositor. Távora foi e comentou com Joubert. E este, em tom de pilheria, disse: "Se ele tem tanta vontade de me conhecer, que vá lá em casa!"


Bem, continuaremos à noitinha com essa curiosa história, cujo final, penso, todos, principalmente os paraibanos e paranaenses vão se surpreender.


Mas, voltando à nossa realidade, o Aberto de Maringá, começa hoje. É um torneio muito forte e reune, até agora, 150 jogadores. Entre os mais destacados, temos os GMs Giovanni Vescovi, Sandro Mareco, Alexander Fier, Everaldo Matsuura, entre outros fortes MIs e MFs.

Presidente entrega minuta de projeto à governadora

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, entregou à governadora Rosalba Ciarlini, na manhã desta quinta-feira, 30, a minuta de um projeto de lei instituindo a política estadual de apoio ao cooperativismo para análise técnica do Executivo e posterior envio para apreciação do Legislativo. Pela proposta, a nova legislação criará mecanismos de incentivo a esse modelo econômico, como Conselho e Fundo estaduais, política educacional para o cooperativismo e sistema tributário específico.
Também participaram da reunião, na Governadoria, o presidente da Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social e do Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RN), Roberto Coelho, o assessor da Sescoop/RN Maurício Pandophi e o secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes.
“Nós viemos solicitar o apoio institucional do governo e entregar a minuta do projeto de lei que incentiva a atividade do cooperativismo no Rio Grande do Norte. Em Minas Gerais, onde legislação semelhante foi aprovada, o cooperativismo teve uma explosão. No passado, a Assembleia aprovou esse projeto, mas ele teve vários artigos vetados. O que terminou inviabilizando a sua aplicação”, explicou o deputado Ricardo Motta.

Energia
Além disso, o presidente da Assembleia Legislativa informou à governadora Rosalba Ciarlini que, na primeira quinzena de julho, chega ao Estado uma comitiva de empresários alemães do setor de energias renováveis e potenciais investidores para conhecer o Rio Grande do Norte. “Nós encaminhamos convite e esses empresários estão para chegar”, disse Ricardo Motta. Os alemães serão recebidos também pela governadora.
Roberto Coelho afirmou que um exemplo da aplicação de energia termo solar, da qual os alemães detém tecnologia de ponta, seria o Estádio Arena das Dunas. “O custo para instalação do sistema corresponde a 1,5% do valor total da obra e seu potencial é enorme. Em oito anos, a energia produzida por esse sistema termo solar seria o correspondente ao valor para a construção do próprio Estádio”, explicou.

Memórias de um enxadrista - XV





É importante deixar registrado nessas Memórias, a partida mais longa jogada até hoje no Brasil. Foi em 1992, na Semifinal do Campeonato Brasileiro, Bebedouro-SP, entre o MF Marco Asfora (foto) e Acyr Rogério Calçado, com 194 lances e duração de 21 horas e 30 minutos, dando vitória para a brancas. Na lista das 10 mais longas do mundo, a de Asfora está em 8º lugar! A primeiríssima, como a mais longa da história do xadrez que se tem notícia, foi entre Nikolic x Arsovic, jogada em Belgrado em 1989, e terminou em empate após 269 lances.

Márcia cobra audiência sobre estrada

A deputada Márcia Maia (PSB) fez um apelo ao governo estadual para que se posicione com relação à audiência solicitada pela parlamentar, para tratar do asfaltamento da RN 016, que liga os municípios de Carnaubais e Serra do Mel. Márcia afirmou que espera que a governadora Rosalba Ciarlini dê uma resposta até o próximo dia 14, quando o Consórcio Intergestores Vale Unido (G12) fará uma nova reunião para tratar sobre o assunto.
A parlamentar cobrou ainda, na sessão plenária desta quarta-feira, 29,  a regulamentação da lei Zilda Arns, de sua autoria, que foi sancionada pelo Governo do Estado. “ A lei precisa ser regulamentada, simplesmente caiu no esquecimento”, concluiu Márcia Maia.

Yuri: futuro brilhante




Venho chamando a atenção, já algum tempo, sobre o futuro do garoto Yuri Pinheiro (na foto, nos braços do pai Ricardo e junto com sua mãe Gerlane e o irmão Yago, 6 anos), que hoje completa 8 anos. Ele foi descoberto pelo professor Antonio Dutra, no Colégio Poligno. Atualmente, Yuri vem treinando uma vez por semana comigo e posso sentir o quanto ele vai glorificar a Paraíba nos próximos anos. Acredito que aos doze anos, Yuri será a esperança paraibana, como está sendo hoje, por exemplo, Paulo Barbosa, considerado o jogador com qualidades para conquistar o título de Mestre FIDE. Tenho certeza de que aos 12 anos, Yuri será um nome nacional. Parabéns, Mestre Yuri, você merece um futuro brilhante!

Tivemos ontem 293 visitas, sendo 276 Brasil.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O rival de Carlsen




Na próxima sexta-feira teremos oficalmente a nova lista da FIDE e o leitor vai poder constatar o salto de qualidade do genial ucraniano, naturalizado russo, de apenas 21 anos, Sergey Karjakin(foto). Ele estava em sexto na última lista, mas agora deve ficar em quarto com o invejável Elo 2788, faltando 12 pontos para chegar a 2800, privilégio de Carlsen, Anand e Aronian, atualmente. Quem se interessar em saber o que já fez esse jogador, em termos de conquistas, vai ficar impressionado. Basta lembrar que ele é o detentor do título de GM mais jovem da história, menos de 13 anos de idade, ou para ser mais exato, 12 anos e 7 meses!

A Caíssa de Helder Câmara




A satisfação de receber pelos Correios exemplar de uma das mais importantes obras da literatura enxadrística brasileira: Caíssa, do MI Helder Câmara. O livro, que me foi presenteado pelo próprio Helder, tem a generosa dedicatória:


"Para Fernando Melo, incansável prócer do nosso xadrez, com os votos de perene sucesso do admirador e amigo, Helder Câmara. Sp junho/2011".


O livro é prefaciado pelo escritor e enxadrista Caio Porfírio Carneiro, que diz a certa altura: "Tomemos a primeira crônica do livro - Caíssa - que dá título ao mesmo. Só esta, apenas esta, lampeja e ilumina o tom e o tônus de escritor brihante, que sabe escrever como poucos, melhor e de alcance artístico maior do que tantos cronistas do campo literário. E termina o trabalho com um belo soneto a Caíssa, em tessitura lírica e melhor elaborada do que muitos poetas de livros na praça e aplausos na crítica".

Comissão de Finanças e Fiscalização aprova LDO



A última reunião ordinária da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa neste semestre aprovou duas mensagens governamentais. A mais importante foi o relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define metas para a execução orçamentária do próximo ano. A LDO foi aprovada com 10 capítulos, contendo 60 artigos. O relator, deputado Raimundo Fernandes (PMN), afirmou que foram apresentadas 10 emendas, das quais oito foram incorporadas ao relatório. “A LDO é importante para que no final do ano possamos trabalhar bem o Orçamento Geral do Estado. O que achavamos que poderiamos mudar agora para facilitar nosso trabalho durante o debate do orçamento fizemos”, afirmou Raimundo Fernandes. As emendas rejeitadas eram repetidas, ou já estavam contempladas.
            O Projeto de Lei 092 de 2011, de iniciativa do Governo do Estado, que cria o Fundo de Manutenção e Aperfeiçoamento da Diretoria de Saúde da Polícia Militar também teve parecer favorável. O deputado George Soares (PR) foi o relator e destacou a importância do projeto no futuro. “Agora com a criação do Fundo será possível destinar no orçamento verba diretamente para a manutenção e ampliação do Hospital da Polícia Militar”, defendeu o parlamentar.
            No segundo semestre a primeira matéria que a comissão deve apreciar é o Projeto de Lei que trata da negociação de dívidas do Estado. A matéria será relatada pelo deputado George Soares.

Memórias de um enxadrista - XIV





O 63º Campeonato Brasileiro de 1996 foi realizado em Americana-SP, nos dias 30 de novembro a 10 de dezembro, com 12 participantes, sendo oito paulistas, dois mineiros, um carioca e um catarinense. No final, tivemos tríplice empate, assim conhecido: Rafael Leitão(foto), Giovanni Vescovi e Darcy Lima, todos com 8 pontos e invictos. Pelo regulamento, os três teriam que jogar entre si, com ida e volta, no que ocorreu entre 25 de fevereiro a 1º de março de 1997, no Rio de Janeiro, com o seguinte resultado:


1. Rafael Leitão, 2,5


2. Giovanni Vescovi, 2,0


3. Darcy Lima, 1,5.


Com essa vitória, Rafael Leitão tornou-se o campeão brasileiro mais jovem, 17 anos, sem contar Henrique Mecking, que foi campeão aos 13 anos, em 1965!

George Soares cobra eficiência do Samu em Assu

            O deputado George Soares (PR) criticou o serviço prestado pela Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade de Assu. O Samu foi recentemente inaugurado no município, para atender, além de Assu, as cidades vizinhas, que fazem parte da 8ª Regional de Saúde, mas segundo o deputado, muitos moradores estão reclamando que não está atendendo as expectativas.
            Na sessão plenária desta terça-feira, 28, o deputado citou notícias de blogs e jornais da região, mencionando alguns acidentes com pessoas feridas gravemente e que não teriam sido socorridas. Um deles ocorreu na BR 304, envolvendo um microônibus.
            “Ao mesmo tempo em que tivemos a boa notícia da instalação do SAMU, tivemos a informação de pessoas acidentadas que não foram atendidas. E isso é grave porque muitos têm que se deslocar para outros municípios e tendo despesas com locação”, disse George.
            Os deputados Márcia Maia (PSB), Ezequiel Ferreira (PTB) e Fábio Dantas (PHS) apartearam George, endossando o seu pronunciamento.

Carlsen no Brasil





A presença do gênio da Noruega, GM Magnus Carlsen(foto), no Brasil é talvez o maior acontecimento do ano em nosso país. Ele vem participar da IV Final de Mestres do Grand Islam de Xadrez, na cidade de São Paulo, nos dias 25 de setembro a 1 de outubro. Também virão Viswanathan Anand, Hikaru Nakamura, Sergey Karjakin e Levon Aronian. Falta o sexto nome, que será conhecido quando sair a nova lista da FIDE. Depois de São Paulo, os jogadores seguem para Bilbao, Espanha, onde o torneio prossegue de 5 a 11 de outubro.


Tivemos ontem 297 visitas, sendo 281 Brasil.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Memórias de um enxadrista - XIII


O GM Rafael Leitão (foto) foi campeão brasileiro pela primeira vez em 1996, com a idade de 17 anos. Sabemos que foi novamente campeão em 1997 e 1998. Mas neste momento nos interessa informar aos que ainda não sabem, como foi a final deste Brasileiro de 1996. Amanhã vamos contar um pouco dessa história.

George Soares cobra eficiência do Samu em Assu

            O deputado George Soares (PR) criticou o serviço prestado pela Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade de Assu. O Samu foi recentemente inaugurado no município, para atender, além de Assu, as cidades vizinhas, que fazem parte da 8ª Regional de Saúde, mas segundo o deputado, muitos moradores estão reclamando que não está atendendo as expectativas.
            Na sessão plenária desta terça-feira, 28, o deputado citou notícias de blogs e jornais da região, mencionando alguns acidentes com pessoas feridas gravemente e que não teriam sido socorridas. Um deles ocorreu na BR 304, envolvendo um microônibus.
            “Ao mesmo tempo em que tivemos a boa notícia da instalação do SAMU, tivemos a informação de pessoas acidentadas que não foram atendidas. E isso é grave porque muitos têm que se deslocar para outros municípios e tendo despesas com locação”, disse George.
            Os deputados Márcia Maia (PSB), Ezequiel Ferreira (PTB) e Fábio Dantas (PHS) apartearam George, endossando o seu pronunciamento.